fio dental para aparelho

Conheça os 5 tipos de fio dental para aparelho!

Para manter uma boa higiene bucal é importante que o paciente escove os dentes e utilize o fio dental da maneira correta.

Desse modo, quando o paciente utiliza aparelho ortodôntico não é diferente. Sendo assim, confira qual a importância do fio dental para aparelho e quais são seus principais tipos:

o que é fio dental para aparelho

O que é fio dental para aparelho?

O fio dental para aparelho consiste em um tipo especial de fio dental projetado pensando especialmente nas pessoas que usam aparelho ortodôntico.

Isso se deve ao fato de que muitas vezes o aparelho ortodôntico atrapalha a utilização do fio dental, o que acabou levando a necessidade de se desenvolver alguns dispositivos que ajudassem as pessoas a utilizarem o fio dental utilizando aparelho.

Sendo assim, o fio dental para aparelho consiste em objetos desenvolvidos pensando justamente na facilidade que os usuários de aparelho deveriam ter ao utilizar o fio dental.

Por que o fio dental para quem usa aparelho é importante?

Assim como dito anteriormente, o fio dental não é importante apenas para quem usa aparelho, visto que ele é fundamental para a manutenção da higiene bucal.

Sendo assim seu uso é fundamental, visto que ele é responsável por limpar a região entre os dentes do paciente, prevenindo a formação da placa bacteriana, do tártaro e de cáries.

Portanto, seu uso é fundamental para que o paciente mantenha a boca livre de complicações que podem surgir devido a má higienização.

Além disso, o uso do fio dental para quem utiliza aparelho é ainda mais importante do que para as pessoas que não utilizam, visto que o aparelho contribui ainda mais para o acúmulo de partículas de alimentos.

quais são os principais tipos de fio dental para aparelho

Quais são os principais tipos de fio dental para quem usa aparelho?

Atualmente é possível encontrar diversos tipos de fio dental e cada qual geralmente é utilizado para um motivo específico.

Dessa forma, é possível encontrar tipos de fio dental para aparelho, de uso geral e apetrechos que auxiliam o uso do fio dental.

Sendo assim, conheça quais são os principais tipos de fio dental:

1. Fio dental convencional

O fio dental convencional é o tipo de fio dental mais comum de se encontrar nas prateleiras dos mercados.

Ele consiste em vários fios unidos, o que acaba formando um único fio mais espesso e também confere a ele um formato mais cilíndrico.

Dessa forma, essa espessura adicional consegue garantir ao paciente uma limpeza mais completa.

Esse tipo de tipo também é mais mole que os demais, o que faz com que ele adapte-se mais facilmente ao formato dos dentes.

2. Fita dental

A fita dental, diferentemente do fio dental convencional, é composta por um único fio e acaba sendo mais larga e mais rígida que o fio dental convencional.

Desse modo, ela consegue remover as partículas de alimentos que agarram entre os dentes mais facilmente.

O fato de ser mais rígida também faz com que ela seja uma ótima opção de fio dental para aparelho, visto que essa rigidez auxilia na inserção do fio entre o aparelho e os dentes.

3. Fio dental com ponta rígida

O fio dental com ponta rígida é um tipo de fio dental que possui as pontas mais rígidas, o que auxilia em sua inserção.

Dessa forma, sua ponta mais rígida também o torna uma ótima opção de fio dental para aparelho, visto que é mais fácil de inseri-lo entre o aparelho e os dentes.

Sendo assim, as pessoas que utilizam aparelho conseguem utilizá-lo com maior facilidade que os demais modelos de fio dental.

4. Fio dental com haste

O fio dental com haste consiste em um tipo de fio dental que fica preso a um suporte que serve para auxiliar seu uso.

Esse suporte possui uma haste para que o paciente possa manuseá-lo e também conta com uma espécie de arco no qual o fio dental fica preso nas duas pontas desse arco.

Desse modo, o fio fica esticado entre essas pontas, o que facilita o seu uso e evita que o fio dental desfie.

Sendo assim, sua facilidade de uso garante que ele seja uma ótima opção de fio dental para aparelho ortodôntico.

5. Passa fio

Apesar de não ser exatamente um fio dental, ele é um ótimo acessório para quem utiliza aparelho fazer o uso do fio dental.

Sendo assim, esse acessório faz com que todos os tipos de fio dental sejam ótimos para quem utiliza aparelho ortodôntico.

O passa fio é um acessório que se assemelha a uma agulha, porém é mais largo, possui a ponta curva e é confeccionada de plástico.

Desse modo, ele é feito justamente pensando nas pessoas que utilizam aparelho, visto que seu formato é assim justamente para auxiliar seu uso por usuários de aparelho.

LEIA TAMBÉM: Confira aqui os 5 principais tipos de fio dental!

Por que o fio dental é essencial para a boa saúde bucal?

O uso do fio dental é indispensável para a boa saúde bucal do paciente pelo fato de que ele é responsável por limpar a parte dos dentes em que a escova de dentes não alcança.

Dessa forma, o fio dental é responsável por garantir que a região entre os dentes seja limpa. Logo, ele ajuda a prevenir o acúmulo de bactérias e a formação de tártaro entre os dentes, além de também prevenir a cárie interproximal.

Além disso, seu uso também contribui para prevenir o aparecimento de doenças bucais como a gengivite e a periodontite.

Portanto, é importante sempre utilizá-lo quando for escovar os dentes para fazer uma limpeza completa dos dentes.

Faça visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são muito importantes para manter a saúde bucal em dia visto que por meio delas é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes, e fazer check-ups.

Por meio desses check-ups é possível fazer o acompanhamento da saúde bucal e identificar problemas de saúde bucal precocemente.

Dessa forma é possível tratá-las antes que se tornem complicações mais severas e compliquem seu tratamento.

Sendo assim, é importante realizar essas visitas em uma clínica de confiança que possuam profissionais e equipamentos de alta qualidade prontos para atendê-lo da melhor forma.

Portanto, na hora de realizar suas visitas regulares você pode contar com a OralDents. Aqui você encontra ótimos profissionais e uma clínica que conta com ótimos equipamentos.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *