paciente provando as tonalidades das facetas de porcelana

Facetas de porcelana: conheça mais sobre o procedimento

As facetas de porcelana são um procedimento que consiste na instalação de finos laminados protéticos sobre os dentes do paciente com o objetivo de conferir uma modificação estética em seu sorriso.

Sendo assim, para conhecer mais a respeito deste procedimento continue acompanhando o artigo abaixo:

Quanto custa facetas de porcelana?

Existem diversos fatores que podem influenciar em quanto custam as facetas de porcelana, o que faz com que não seja possível dizer um preço fixo para este procedimento.

Dentre os fatores que podem alterar seu valor, podemos citar a região onde será feito, o profissional responsável pela instalação e o número de dentes que irão receber as facetas.

Sendo assim, apesar de não ser possível afirmar um valor exato, ainda podemos dizer um valor médio para este procedimento, logo, geralmente a instalação destes laminados protéticos tende a custar de R$1.000 (mil reais) a R$5.000 (cinco mil reais) podendo variar para mais ou para menos de acordo com os fatores mencionados acima.

Afinal, o que são facetas de porcelana?

As facetas de porcelana correspondem a finos laminados confeccionados de porcelana odontológica que possuem o objetivo de alterar a aparência dos dentes do paciente.

Desta forma, elas podem ser utilizadas com o objetivo de alterar a tonalidade, o formato ou o tamanho dos dentes, de forma que eles fiquem mais agradáveis esteticamente.

No entanto, é importante que o paciente tenha em mente que o procedimento para instalá-las consiste no desgaste do dente, o que faz de sua instalação um procedimento irreversível.

paciente colocando as facetas de porcelana

Para que servem as facetas de porcelana?

Assim como foi dito anteriormente, as facetas de porcelana geralmente são utilizadas para realizar alterações na aparência dos dentes, como cor, tamanho ou formato.

Sendo assim, este procedimento geralmente é indicado para realizar a correção de:

  • Cáries;
  • Alterações no formato do dente que faça com que eles tenham um formato diferente do esperado;
  • Dentes com alteração em sua tonalidade;
  • Dentes com pequenos diastemas ou espaçamentos entre eles;
  • Dentes que foram desgastados parcialmente.

Logo, seu uso é responsável por conferir uma nova aparência aos dentes do paciente, de forma que ele consiga modificar toda a estética do seu sorriso.

Porém, por se tratar de um procedimento que consiste na fixação de laminados protéticos sobre os dentes, não é recomendado utilizá-las quando o paciente sofre com algum tipo de condição que provoca o atrito dos dentes, como o bruxismo, pois pode acabar danificando os laminados.

Qual a diferença entre facetas de porcelana e lentes de contato dental?

Ambas consistem em laminados protéticos feitos de porcelana que possuem o objetivo de recobrir a parte frontal do dente e exigem a preparação do dente para sua instalação.

Apesar de muito parecidas, ainda existem algumas diferenças, como o fato de que a faceta é um pouco mais espessa que a lente de contato dental.

Isso acaba resultando numa diferenciação na quantidade do dente que é necessário desgastar para fazer sua instalação.

Além disso, esta diferenciação na espessura também faz com que alguns tipos de escurecimentos não possam ser cobertos com as lentes de porcelana, enquanto a faceta consegue cobrir grande parte deles.

Sendo assim, as facetas tendem a ser mais indicadas nos casos onde há um grande comprometimento da tonalidade ou que a correção necessária é um pouco maior, enquanto as lentes geralmente são indicadas para correções mais sutis.

Devo colocar facetas de porcelana ou de resina?

Assim como o nome sugere, tanto as facetas de porcelana quanto as de resina consistem em laminados protéticos um pouco mais espessos que as lentes de contato.

Sendo assim, a principal diferença entre estes dois modelos consiste no material utilizado para sua confecção e isso faz com que existam vantagens e desvantagens em cada tipo.

A porcelana, ou cerâmica odontológica, é um material altamente durável e resistente que possui uma ótima capacidade de replicar as propriedades dos dentes naturais.

Já a resina odontológica possui uma durabilidade um pouco menor que a porcelana, mas consegue se assemelhar bastante aos dentes naturais, além disso, ela possui um valor um pouco mais em conta que a versão de porcelana.

paciente mostrando os dentes antes e depois das facetas de porcelana

Qual a diferença entre as facetas de porcelana antes e depois?

Assim como foi visto anteriormente, as facetas de porcelana podem ser utilizadas para corrigir diversos problemas estéticos nos dentes do paciente.

Sendo assim, sua colocação garante a correção de problemas estéticos relacionados a tonalidade, tamanho ou espaçamento entre os dentes.

Sua instalação garante que todos estes problemas sejam resolvidos, proporcionando ao paciente uma melhoria estética no seu sorriso.

Como é o procedimento para instalá-las?

Para realizar sua instalação é necessário que o paciente realize uma avaliação previamente para que um profissional possa avaliar o estado de sua saúde bucal.

A partir desta avaliação o profissional irá buscar por possíveis complicações como casos de inflamação gengival ou cáries, e caso encontre alguma complicação indicará ao paciente tratá-las antes de instalar as facetas.

Após garantir que não há nenhuma complicação que possa comprometer sua instalação, o profissional então faz o planejamento do tratamento, garantindo ao paciente a oportunidade de optar a tonalidade que deseja que seus dentes fiquem.

Depois de planejar o tratamento, o profissional faz o molde dos dentes do paciente e envia projeto para ser confeccionado em um laboratório.

Assim que as facetas chegam ao consultório o profissional irá verificar se é necessário realizar algum tipo de ajuste nas próteses, caso necessário, dependendo do ajuste é necessário enviá-la novamente ao laboratório.

O procedimento de instalação em si consiste no desgaste dos dentes seguido da cimentação das facetas sobre os dentes desgastados.

Além disso, ela tende a ser completamente indolor devido ao fato de que todo o procedimento é feito com o uso de anestesia.

Cuidados que devemos ter com as facetas de porcelana

As facetas de porcelana consistem em dispositivos protéticos que são fixadas sobre os dentes do paciente e conferem a eles uma nova aparência.

No entanto, apesar de atuarem como uma capa protetora para os dentes, ainda é necessário que o paciente tenha alguns cuidados com esses laminados.

Sendo assim, antes de instalá-las é importante que o paciente procure tratar casos de bruxismo e condições que o faça apertar ou ranger os dentes.

Apesar de se tratar de uma prótese que protege os dentes, é importante que o paciente mantenha bons cuidados de higiene bucal.

Isto se deve ao fato de que apesar de os dentes estarem protegidos por estas estruturas, elas ainda podem acumular partículas de alimentos e bactérias, o que pode causar o seu amarelamento e provocar o surgimento de outras complicações como a gengivite.

Além disso, também é extremamente importante que o paciente compareça às visitas para realizar a revisão e a manutenção, pois é por meio delas que o profissional irá avaliar se está tudo ocorrendo da maneira correta e realizar quaisquer manutenções que forem necessárias.

Quais problemas podem aparecer depois da instalação da lente de contato dental?

É importante que o paciente procure uma clínica de confiança e um profissional qualificado para instalar suas lentes de contato dental, visto que podem surgir complicações caso ela seja mal instalada.

Uma lente de contato dental mal instalada pode resultar numa infiltração de cáries do dente em questão. Isso ocorre devido ao fato de que o dente que irá receber a lente de contato dental é mais suscetível a ser comprometido por cáries que os dentes naturais.

Isso se deve ao fato de que os dentes naturais possuem o esmalte dentário como camada protetora para protegê-los dos danos da cárie, já o dente que irá receber a lente de contato dental não, pois ele foi desgastado para receber a lente.

Desse modo, na hora de colocar sua lente de contato dental conte com a OralDents, pois ela possui excelentes profissionais e equipamentos sofisticados para lhe proporcionar o melhor atendimento possível.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *