faceta dentária

Faceta dentária: o que é, para que serve e como é instalada

A faceta dentária é um dos vários procedimentos estéticos disponíveis para realização em consultório odontológico.

Neste artigo falaremos mais a respeito dela, confira:

O que é faceta dentária?

A faceta dentária, juntamente com as lentes de contato dental, são uns dos procedimentos estéticos mais procurados nas clínicas odontológicas.

Ela consiste em uma fina película confeccionada de resina odontológica que é fixada sobre os dentes com o objetivo de conferir a eles uma nova aparência.

Desse modo, com ela é possível proporcionar ao dente uma mudança na tonalidade, no tamanho e no seu formato.

Elas são consideradas como sendo um tipo de prótese dentária, visto que elas agem como uma capa ou película protetora para os dentes.

Geralmente a faceta é utilizada nos dentes frontais, ou seja, caninos e incisivos, enquanto os dentes traseiros ficam sujeitos ao uso de coroas, restaurações ou clareamento dental para mantê-los sempre branquinhos.

Para que serve a faceta dentária?

Assim como foi dito anteriormente, a faceta dentária é um tipo de prótese dentária que é fixada sobre os dentes de modo que ela atue como uma camada protetora para eles.

Além de servir como uma forma de proteção, ela também pode conferir aos dentes uma mudança no formato e na tonalidade dos dentes.

Dessa forma, é possível corrigir pequenas imperfeições relacionadas ao formato, tamanho e até mesmo a cor dos dentes.

Logo, ela geralmente é utilizada em casos de:

  • Pequenos diastemas;
  • Pequenas desarmonias causadas pela diferença de tamanho entre os dentes;
  • Problemas em relação à tonalidade dos dentes;
  • Pequenas fraturas nos dentes.

Portanto, apesar de ser um procedimento estético, ela é responsável por garantir a correção de alguns problemas dentários.

Qual a diferença entre faceta dentária e lente de contato dental?

A principal diferença entre a faceta dentária e a lente de contato dental é o fato de que a faceta é confeccionada de resina odontológica enquanto a lente de contato é feita de porcelana odontológica.

Apesar de ambas serem fixadas sobre os dentes e serem extremamente finas, elas possuem espessuras diferentes, de modo que a faceta dentária é um pouco mais espessa que a lente de contato dental.

Além disso, por conta do material no qual são confeccionadas, elas também possuem durabilidades diferentes.

Isso se deve ao fato de que a porcelana odontológica, que é o material utilizado na lente de contato, é um material mais durável que a resina odontológica, que é utilizada nas facetas.

Porém, apesar de a faceta ser menos durável que as lentes de contato, ela tende a ter o preço mais em conta que as lentes de contato.

Saiba mais sobre o procedimento de lente de contato dental em nosso podcast completo:

Quais cuidados devemos ter com elas?

A faceta dentária é um tipo de prótese dentária que fica sobre os dentes atuando como uma capa protetora para eles.

No entanto, isso não significa que os devidos cuidados de higiene bucal podem ser deixados de lado. Isso se deve ao fato de que apesar de serem dispositivos protéticos, eles ainda acumulam partículas de alimentos e afins.

Dessa forma, esse acúmulo pode provocar o surgimento de complicações gengivais e também comprometer a tonalidade da faceta.

Sendo assim, confira quais são os principais cuidados que devemos ter com a faceta dentária:

  • Utilize uma escova com cerdas macias e realize a escovação após todas as refeições;
  • Evite cremes dentais muito abrasivos;
  • Utilize o fio dental da forma correta;
  • Evite consumir cigarros e bebidas alcoólicas;
  • Abstenha-se de hábitos parafuncionais, como roer unhas e pontas de objetos;
  • Realize visitas regulares ao consultório odontológico.

Como elas são instaladas

Como elas são instaladas?

Para realizar a instalação da faceta dentária é necessário que o paciente não esteja sendo afligido por nenhuma complicação bucal.

Sendo assim, caso o paciente esteja sofrendo de cáries, problemas periodontais, como gengivite ou periodontite, é necessário realizar o tratamento delas antes de se colocar a faceta.

Após o tratamento das condições que afetam a boca do paciente, a faceta pode enfim ser instalada.

Sua instalação é feita através de um desgaste dos dentes que é feito para que ela possa se encaixar da forma correta sobre os dentes sem que fiquem ressaltos.

Assim que o desgaste é finalizado, a faceta dentária é cimentada sobre os dentes e caso necessário pode ser realizado alguns pequenos ajustes nela.

É possível parar de usar as facetas?

Assim como foi dito anteriormente, faceta dentária é uma prótese no qual é necessário realizar um desgaste dos dentes para realizar sua fixação.

Desse modo, devido ao fato de que o esmalte dentário é uma camada que não se regenera, após o desgaste os dentes não retornam ao normal.

Logo, após instalar as facetas uma vez não é mais possível voltar atrás e desfazer o procedimento, ou seja, elas são um procedimento permanente.

Por isso é extremamente importante decidir se realmente deseja utilizar a faceta de resina antes de colocá-las. Confira aqui quanto custa faceta de resina.

Escolha uma clínica de confiança para realizar seus procedimentos com resina

Na hora de realizar os procedimentos que colocam resina nos dentes é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança.

Isso é importante pois caso o procedimento seja realizado de qualquer maneira podem surgir complicações e comprometer todo o dente.

Logo, para assegurar que o procedimento será realizado da forma correta e evitar complicações o paciente pode contar com a OralDents.

Na OralDents você encontra profissionais especializados prontos para lhe oferecer o melhor tratamento e também com materiais e equipamentos de alta qualidade.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *