evidenciador de placa bacteriana

Evidenciador de placa bacteriana: o que é e como utilizar?

A placa bacteriana, apesar de ser uma condição bastante comum, pode acabar causando graves complicações na saúde bucal do paciente.

No entanto, existe o evidenciador de placa bacteriana que auxilia a removê-la durante a escovação a partir da pigmentação da placa. Confira mais a seu respeito neste artigo:

O que é placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma fina camada que se forma sobre os dentes do paciente que pode ter uma tonalidade amarelada ou transparente.

Essa camada é composta pela junção de bactérias que habitam naturalmente a boca, saliva e partículas de alimentos que ficam presos à superfície dos dentes.

Sua formação ocorre de forma natural toda vez que nos alimentamos e ela geralmente é removida quando escovamos os dentes.

No entanto, caso essa placa não seja removida, ela pode acabar se desenvolvendo para um caso de tártaro dentário ou contribuindo para formação de outras complicações bucais.

O que é evidenciador de placa bacteriana?

O evidenciador de placa bacteriana, também conhecido como revelador de placa bacteriana, é um produto que possui o objetivo de evidenciar a placa bacteriana sobre os dentes.

Esse é um produto recomendado para os pacientes, especialmente crianças, para melhorar a higienização bucal, garantindo a possibilidade de remover toda a placa bacteriana.

Ele é interessante devido ao fato de contribuir para a escovação dos dentes mostrando os locais que precisam ser mais higienizados.

Como usar o evidenciador de placa bacteriana

Como usar o evidenciador de placa bacteriana?

Atualmente existem dois tipos de evidenciador de placa bacteriana, que são o modelo em gotas e o modelo em pastilhas. É importante lembrar que deve-se evitar ingerir o produto.

O evidenciador de placa bacteriana em gotas deve ser utilizado da seguinte maneira:

  • Espalhe algumas gotas do evidenciador sobre os dentes utilizando um cotonete ou até mesmo a língua;
  • Aguarde alguns segundos até que surja o efeito desejado;
  • Enxágue a boca com água para remover o excesso do produto;
  • Após remover o excesso é só escovar os dentes da maneira correta dando uma atenção especial aos locais que ficaram tingidos para remover a placa bacteriana que ficou no local.

O evidenciador de placa bacteriana pastilha deve ser utilizado da seguinte forma:

  • Esfregue a pastilha sobre os dentes até que ela seja completamente dissolvida;
  • Enxágue a boca com água para remover o excesso do produto;
  • Após remover o excesso, escove os dentes da maneira correta, dando uma atenção especial aos locais que ficaram tingidos para remover a placa bacteriana que ficou no local.

Como remover a placa bacteriana?

A placa bacteriana consiste em uma fina película formada por bactérias, partículas de alimentos e saliva que se forma naturalmente sobre os dentes.

Quando ela ainda se encontra no estágio inicial ela pode ser facilmente removida através da escovação dos dentes e do uso do fio dental.

No entanto, quando ela não é removida em sua fase inicial, ela pode acabar se desenvolvendo para um caso de dente com tártaro, que é o enrijecimento da placa bacteriana, ou acabar causando a formação de casos de gengivite e periodontite.

Quando ela se desenvolve para um caso de tártaro, já não é mais possível removê-la através da escovação, sendo assim, é necessário realizar uma visita ao consultório odontológico para realizar uma profilaxia.

Durante esse procedimento, também conhecido como limpeza profissional dos dentes, é feita a remoção do tártaro e da placa bacteriana, além de realizar a higienização dos dentes.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves. Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses. A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *