dois profissionais endodontistas

O que faz um endodontista? Saiba qual é o seu papel!

O endodontista não é apenas um dentista, mas um especialista em prevenção de doenças nos dentes.

Ele realiza exames para tratar problemas que não podem ser vistos a olho nu. 

Seu trabalho se inicia com uma consulta, onde ele não apenas examina seus dentes, mas também se atenta a traumas que podem levar a lesões graves mais tarde.

Quer saber mais sobre o endodontista? Leia abaixo a sua função e os tratamentos que ele realiza! Ao final, responda o quiz e saiba se você precisa de uma consulta com um ortodontista!

O que faz um endodontista?

endodontista atendendo uma senhora

Um profissional endodontista é um dentista especialista em endodontia.

Que é a área da odontologia que trabalha no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças que afetam a polpa do dente e os tecidos ao redor da raiz do dente. 

Veja abaixo os detalhes da profissão e saiba as principais atividades de um endodontista!

  • Diagnóstico;
  • Tratamento de canal radicular;
  • Retratamento de canal;
  • Tratamento de trauma dental;
  • Tratamento de infecções;
  • Microcirurgia endodôntica;
  • Dor dentária.

O endodontista se especializa para identificar problemas dentários que envolvem a polpa dos dentes, como cáries, lesões traumáticas, fraturas ou infecções nos dentes.

O canal é o procedimento mais comum realizado por um endodontista, nele é feito a remoção da polpa comprometida, limpeza e preenchimento do buraco vazio dentro do dente. 

Isso ajuda no alívio da dor e a salvar o dente, evitando a extração.

Existem casos em que o dente que foi feito um canal pode desenvolver complicações ou não se curar. Neste caso, o endodontista terá que retratar o canal para resolver o problema.

Lesões traumáticas, como dentes fraturados ou dentes deslocados por um acidente, podem ser tratadas por um endodontista para tentar salvar o dente afetado e novamente evitar a extração.

Infecções ao redor da raiz dos dentes podem precisar de um tratamento endodôntico para remoção do tecido infectado e restauração da saúde bucal do paciente.

Em casos mais complexos, quando o tratamento padrão não é suficiente, o endodontista irá realizar pequenas cirurgias para tratar problemas nas raízes dos dentes.

Além destes tratamentos, os endodontistas também são solicitados para diagnóstico e avaliação da dor de dente, ainda mais quando ela está relacionada à polpa dentária.

Então, o endodontista desempenha um papel muito importante na preservação da saúde dos dentes, principalmente quando os problemas prejudicam a parte de dentro do dente. 

Caso esteja sofrendo com dor de dente ou outros problemas dentários, é importante consultar um dentista, assim você será encaminhado a um endodontista se for necessário.

Qual a finalidade de um tratamento de endodontia?

Os tratamentos realizados por um endodontista tem vários benefícios importantes para que você mantenha a saúde de seus dentes, gengivas e boca, no geral! 

Nunca se consultou com um dentista endodontista e ficou curioso (a) para saber quais são os objetivos e benefícios do tratamento endodôntico? Leia agora quais são!

Como vimos acima, a necessidade de um tratamento feito por um endodontista é visto quando a polpa do dente está inflamada ou infectada por cáries, trauma ou outras lesões. 

Esses problemas podem causar dor intensa e sensibilidade nos dentes ao quente e ao frio. O tratamento de canal remove a fonte da dor, aliviando o desconforto do paciente.

Além disso, o tratamento de canal é um jeito de salvar um dente que poderia ter que ser extraído pela extensão da cárie, trauma ou infecção. 

Conservar os dentes naturais é importante para manter a função da mastigação, a estética e a estrutura da mandíbula.

Quando a polpa do dente está infectada, as bactérias podem se espalhar para os tecidos que estão em volta, causando abscessos dentários e infecções graves. 

O tratamento de endodontia retira as bactérias e a polpa infectada, ajudando a prevenir a propagação da infecção para outras partes da boca.

Infecções dentárias não tratadas da forma correta podem causar impactos negativos na saúde bucal geral e até mesmo na saúde geral do paciente. 

Por isso, tratar adequadamente os problemas endodônticos ajuda a conservar a saúde dos dentes e das gengivas, e também evitar complicações que possam afetar outros sistemas do corpo.

Após o tratamento feito por um endodontista, o dente tratado pode ser restaurado com uma restauração permanente, como uma coroa, para restaurar sua forma e função.

Assim, o paciente poderá continuar a usar o dente para mastigar alimentos sem dor ou desconfortos.

Os benefícios do tratamento feito por um profissional de endodontista é realizado com o objetivo de aliviar a dor, salvar o dente, prevenir infecções e manter a saúde bucal geral do paciente.

É uma parte essencial da odontologia restauradora que oferece uma opção viável à extração dentária.

Quando buscar por esse profissional?

homem olhando seus dentes no espelho

Quer saber quando é recomendado que você procure um dentista endodontista? Veja agora alguns sinais que você deve se atentar.

Se você estiver com dor de dente recorrente, ainda mais se for acompanhada de sensibilidade nos dentes isso pode indicar um problema na polpa do dente.

O inchaço, a sensibilidade ou a presença de uma bolha na gengiva próxima a um dente também podem indicar uma infecção dentária que necessita de uma avaliação minuciosa de um endodontista.

Se um dente ficar escurecido, isso pode ser um sinal de que a polpa dele está morta ou morrendo. Um endodontista poderá avaliar qual tratamento será necessário para preservar o dente.

Se um dente foi danificado devido a um trauma, como uma queda ou um acidente, é importante procurar um endodontista para avaliar a extensão do dano.

Caso você já tenha passado por um tratamento de canal que não foi bem-sucedido ou se desenvolveu complicações, como dor persistente ou infecção, procure um endodontista.

Em alguns casos, o tratamento endodôntico é necessário como parte do processo de colocação de próteses dentárias, para garantir que o dente esteja saudável o suficiente para suportar a restauração.

Se você está enfrentando algum dos sintomas acima ou tem preocupações com a saúde dos seus dentes, é importante consultar um dentista o mais rápido possível.

O endodontista poderá avaliar sua situação e encaminhá-lo a um endodontista, se necessário, para avaliação e tratamento especializado.

Como diferenciar endodontia de periodontia e ortodontia?

endodontista, periodontista e ortodontista

Entenda as diferenças entre as especialidades de endodontia, periodontia e ortodontia, assim você poderá saber quando procurar cada profissional odontológico. 

Endodontia

Foco: a endodontia é usada no diagnóstico e tratamento das doenças que afetam a polpa dentária e os tecidos em volta da raiz do dente.

Procedimentos: os endodontistas fazem tratamentos de canal radicular para remover a polpa infectada, inflamada ou morta de um dente, além de tratar problemas relacionados à polpa.

Objetivo: o principal objetivo da endodontia é salvar dentes que, de outra forma, teriam que ser extraídos devido a cáries, trauma ou infecções.

Periodontia

Foco: a periodontia também realiza diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes, como gengivas, osso alveolar e ligamento periodontal.

Procedimentos: os periodontistas tratam gengivite e periodontite, realizando raspagem e alisamento radicular, cirurgias periodontais e enxertos gengivais, e outros procedimentos.

Objetivo: o objetivo da periodontia é manter a saúde dos tecidos que sustentam os dentes e prevenir a perda dentária causados por doenças periodontais.

Ortodontia

Foco: a ortodontia trata do alinhamento dos dentes e da correção de danos na mordida, conhecidas como má oclusão.

Procedimentos: os ortodontistas utilizam aparelhos ortodônticos, com bráquetes, fios e elásticos, para mover os dentes aos poucos para melhorar a posição. 

Podendo recomendar cirurgias para melhor eficiência do tratamento.

Objetivo: O objetivo da ortodontia é melhorar a estética do sorriso, a função mastigatória e a saúde bucal geral, corrigindo problemas de alinhamento dos dentes e da mordida.

Em caso de dúvidas, seu dentista geral pode encaminhá-lo ao especialista apropriado com base em seus sintomas

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a sua saúde bucal e prevenir problemas, como o dente inflamado e outros.

Além disso, por meio das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista tenha acesso aos procedimentos odontológicos já realizados e a possíveis tratamentos para garantir a sua saúde bucal.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *