edentulismo

Edentulismo: você sabe o que essa condição pode causar?

O edentulismo corresponde a situação em que se encontra o paciente que perdeu um, vários ou até mesmo todos os dentes permanentes.

Para saber mais a respeito dessa condição acompanhe o artigo abaixo:

O que é edentulismo?

O edentulismo consiste na perda dos dentes permanentes, de forma total ou parcial, e pode ocorrer por conta de diversos motivos. Na maioria das vezes, essa condição tende a afetar pacientes que possuem uma idade já mais avançada, ou seja, que já se encontram na terceira idade.

Apesar de poder parecer uma condição bastante inofensiva, a perda dos dentes pode trazer diversos prejuízos à qualidade de vida do paciente.

O que causa o edentulismo?

Os principais fatores responsáveis pelo edentulismo nos dias de hoje são a cárie e a periodontite, também conhecida como doença periodontal.

A cárie se trata de uma complicação que ocorre principalmente por conta da má higienização dos dentes, que faz com que algumas bactérias fiquem presas à superfície dos dentes.

Esse acúmulo de bactérias acaba resultando na destruição da estrutura do dente, o que pode acabar resultando em sua queda. Já a periodontite é uma complicação que afeta os tecidos do periodonto, ou seja, ela ataca a gengiva e os ossos periodontais.

Dessa forma, devido ao fato de que esses tecidos são responsáveis pela sustentação dos dentes, quando eles são comprometidos, a sustentação dos dentes também é comprometida, resultando assim na queda dos dentes.

Apesar de esses serem os principais fatores responsáveis pela queda dos dentes, a perda dentária também pode ser causada por impactos na região da boca.

Como o edentulismo afeta a qualidade de vida do paciente?

O fato de não possuir mais dentes e não fazer o uso de próteses dentárias pode gerar alguns prejuízos à qualidade de vida do paciente, confira os principais:

  • Mudança de dieta: o edentulismo pode acabar fazendo com que o paciente mude seus hábitos alimentares devido ao fato de que alguns alimentos acabam provocando desconfortos para serem ingeridos. Isso acaba fazendo com que o paciente altere sua alimentação, e em alguns casos pode acabar criando déficits nutricionais por conta de não adotar uma dieta balanceada;
  • Danos ao periodonto: os dentes possuem a função de auxiliar durante a mastigação e também de proteger o periodonto durante esse processo. Dessa forma, a falta dos dentes pode acabar gerando pontos de pressão no periodonto, o que com o passar do tempo leva a um desgaste dos ossos de sustentação;
  • Apneia: apesar de não associarmos os dentes ao processo respiratório, o edentulismo causa um prejuízo às vias respiratórias, o que pode acabar comprometendo a qualidade do sono do paciente, resultando no desenvolvimento da apneia.

Como ter uma melhor qualidade de vida após perder os dentes

Como ter uma melhor qualidade de vida após perder os dentes?

Tendo em vista que o edentulismo ou a perda dentária pode provocar vários prejuízos à qualidade de vida do paciente.

No entanto, existem algumas alternativas para o paciente que perdeu seus dentes manter sua qualidade de vida, que são as próteses dentárias.

As próteses dentárias são dispositivos feitos com o intuito de substituir os dentes ausentes do paciente, o que garante que eles possam proteger seu periodonto e reduzir os prejuízos que ocorrem por conta da falta dos dentes.

Existem diversos tipos de prótese dentária, fazendo com que o paciente possa utilizá-la caso tenha perdido alguns ou todos os dentes.

Além disso, ele também pode optar se deseja utilizar uma prótese fixa sobre implantes ou uma prótese removível, além de também ter a opção de escolher entre uma prótese rígida ou uma prótese flexível.

Qual a importância de colocar a prótese dentária fixa em uma clínica de confiança?

Na hora de colocar sua prótese dentária é muito importante procurar uma clínica de confiança, visto que nela você poderá contar com profissionais de confiança.

Isso é importante para que você tenha acesso a uma prótese de qualidade e também tenha o acompanhamento de ótimos profissionais.

Sendo assim, na OralDents você conta com diversos profissionais qualificados, além de também contar com uma clínica completamente equipada para te oferecer o melhor atendimento possível.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *