dtm tratamento

DTM tratamento: confira as principais formas de se tratar

A DTM ou disfunção temporomandibular é o nome dado aos problemas que acometem a articulação temporomandibular e provocam sintomas incômodos.

Neste artigo falaremos mais a respeito do que é e como é feito o tratamento da DTM:

O que é DTM?

A DTM (disfunção temporomandibular) diz respeito aos problemas que surgem na articulação temporomandibular (ATM), que é a articulação responsável pela movimentação da mandíbula.

Esse problema é bastante comum e em seu estágio inicial tende a causar sintomas bem leves, no entanto, caso seja ignorada, ela pode evoluir e se tornar bastante incômoda.

Ela também pode surgir por diversos motivos, sendo que grande parte das razões de seu aparecimento estão relacionados à uma pressão exagerada exercida sobre a articulação,

A disfunção da articulação temporomandibular pode afetar tanto homens quanto mulheres, não tendo distinção de idade, de forma que pode atingir tanto crianças quanto idosos.

Quais são os sintomas da DTM?

A disfunção temporomandibular causa alguns sintomas bem leves inicialmente, no entanto, com o passar do tempo e evolução das condições os sintomas podem se tornar bastante incômodos, podendo chegar até mesmo a causar o travamento da mandíbula.

Sendo assim, confira quais são os principais sintomas da DTM:

  • Dores na articulação;
  • Espasmos;
  • Dor ao movimentar a mandíbula;
  • Estalos, dor e/ou zumbidos no ouvido;
  • Dor no pescoço;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade para movimentar a boca.

Inicialmente é possível sentir os sintomas mais leves, como leves dores e pequenos estalos, no entanto, com o passar do tempo esses sintomas se intensificam, podendo causar fortes e o travamento da mandíbula.

Causas da DTM

Causas da DTM

Geralmente a DTM é causada por conta de uma pressão excessiva exercida sobre a articulação ou sobre os músculos envolvidos na mastigação.

Sendo assim, confira quais são as principais causas dessa complicação:

  • Má postura;
  • Fatores genéticos;
  • Problemas no sono;
  • Bruxismo;
  • Má-oclusão;
  • Artrite na ATM;
  • Traumas na mandíbula;
  • Hábitos parafuncionais.

DTM tratamento

O tratamento da disfunção temporomandibular pode ser realizado de forma multidisciplinar baseando-se em suas causas.

Geralmente ele é realizado de forma multidisciplinar, ou seja, a partir do conjunto de tratamentos que visam aliviar seus sintomas. Sendo assim, confira as principais formas de tratamento da DTM:

Placa miorrelaxante

A placa miorrelaxante consiste em um dispositivo interoclusal que é utilizado como uma forma de aliviar ou desprogramar o ranger e apertar de dentes promovidos pelo bruxismo.

Ela pode ser confeccionada tanto de acrílico quanto de silicone, sendo que a de acrílico é utilizado para tratar o bruxismo excêntrico, que consiste no ranger de dentes, e a de silicone para tratar o bruxismo cêntrico, onde há apenas o apertar de dentes.

Dessa forma, essa é uma maneira de tratar a DTM quando a mesma é provocada pelo bruxismo.

Fisioterapia

A fisioterapia é uma das formas de tratamento da DTM e da dor orofacial. Devido ao fato de que a articulação temporomandibular está intimamente ligada com a coluna, fatores como a má postura podem acabar resultando em uma disfunção da articulação.

Sendo assim, a fisioterapia atua em seu tratamento a partir de técnicas que aliviam a dor e os estalos, bem como o realinhamento da articulação e da musculatura.

Laserterapia

A laserterapia consiste no uso de um laser de baixa intensidade para provocar uma reação entre os fótons e a pele, e a partir dessa reação provocar um alívio da dor.

Além disso, esse tipo de tratamento promove a redução de inflamações, estimula a reparação dos tecidos e previne infecções.

Ultrassom

O tratamento com ultrassom consiste na emissão de ondas ultrassônicas para promover o alívio da dor e dos sintomas da DTM.

Reeducação

O tratamento da DTM também pode ser realizado através da reeducação de alguns hábitos, como a melhoria da postura e eliminação dos hábitos parafuncionais.

A partir dessa mudança de hábitos pode haver uma melhoria nos sintomas da disfunção temporomandibular.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao dentista a oportunidade de identificar o problema da DTM com maior facilidade.

Dessa maneira, com a identificação precoce o dentista pode iniciar o tratamento mais cedo, oferecendo assim uma chance maior de solucionar o problema.

Elas também garantem que seja possível identificar e tratar possíveis problemas bucais, como a cárie e o tártaro.

Também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Portanto, uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *