dor de dente canal

É normal sentir muita dor de dente após canal? Confira!

O tratamento de canal é um procedimento bastante comum nos dias de hoje e que pode gerar dúvidas a respeito se é normal sentir dor de dente de canal.

Sendo assim, confira mais a respeito desse tratamento em nosso artigo:

O que é tratamento de canal?

O tratamento de canal, também chamado de obturação, é um procedimento endodôntico que é realizado em dentes com cáries profundas ou fraturados que tiveram sua polpa comprometida.

Dessa forma, ele é realizado apenas quando a polpa do dente foi comprometida, a fim de evitar o surgimento de complicações.

Esse tratamento também evita que essas complicações piorem, evitando assim que seja necessário realizar uma extração do dente afetado.

O tratamento de canal consiste em um procedimento no qual a polpa do dente comprometida é removida e logo em seguida é realizada uma limpeza da câmara pulpar.

Após a remoção da polpa e da limpeza, é efetuado o selamento das raízes e preenchimento do interior do dente. Assim é possível prevenir complicações derivadas da polpa comprometida e também contribui para evitar novas complicações. Confira aqui quanto custa um tratamento de canal.

É normal sentir dor de dente após canal?

Apesar de se tratar de um procedimento no qual uma parte vascularizada do corpo é removida, não é normal sentir dor de dente após canal.

Isso se deve exatamente ao fato de a parte do dente composta por nervos e vasos ter sido removida.

Porém, apesar de não ser normal sentir dor após o procedimento, pode sim ocorrer alguns pequenos incômodos nos primeiros dias após o procedimento.

Dessa forma, para o controle desses pequenos incômodos nos primeiros dias o profissional receita o uso de alguns medicamentos para o controle desses sintomas.

O que fazer ao sentir dor de dente de canal?

Assim como dito anteriormente, não é normal que o paciente sinta dor de dente de canal devido ao fato de que não há mais nenhuma parte vascularizada no dente.

Sendo assim, o fato de haver dor de dente após canal pode significar que houve alguma complicação no canal do paciente, sendo as principais a limpeza incorreta do interior do dente, infecções ou recontaminação por bactérias.

Logo, ao sentir dor de dente de canal a principal recomendação é procurar um atendimento especializado o mais rápido possível para avaliar o estado da obturação.

Caso a obturação esteja comprometida, pode ser necessário que o profissional remova a obturação que já foi feita e faça uma nova.

Cuidados que devemos ter após realizar o tratamento de canal

Cuidados que devemos ter após realizar o tratamento de canal

O tratamento de canal é um procedimento bastante comum nos dias de hoje e por se tratar de um procedimento no qual é necessário remover uma parte do dente, existem alguns cuidados que devem ser tomados para evitar o surgimento de complicações.

Confira quais são os principais cuidados que devemos ter após o tratamento de canal:

Cuide da alimentação

Após a realização do tratamento de canal é recomendado que o paciente evite ingerir alimentos mais rígidos e pegajosos nos primeiros dias após a realização do procedimento.

Isso se deve ao fato de que esses tipos de alimentos podem acabar danificando a obturação ou gerando complicações.

Além disso, também é recomendado evitar mastigar alimentos do lado onde foi realizado o tratamento de canal nos primeiros dias.

Tome os medicamentos da forma correta

Após a realização do tratamento de canal o profissional receita ao paciente o uso de alguns medicamentos que devem ser tomados para evitar complicações.

Dentre os medicamentos, geralmente são recomendados analgésicos para o controle da dor e anti-inflamatórios para evitar inflamações.

Cuide bem da higiene bucal

Não menos importante que os demais cuidados, a higiene bucal realizada da maneira correta após a realização do tratamento de canal é extremamente importante para evitar problemas.

Contudo, é importante lembrar que essa higienização deve ser feita com cuidado nos primeiros dias para evitar problemas.

Volte ao dentista para o acompanhamento

Mesmo que não surja nenhuma complicação em sua obturação, é recomendado voltar ao consultório para uma avaliação do canal.

Através dessa avaliação, o profissional poderá identificar quaisquer complicações que possam ter surgido na obturação e iniciar sua correção.

LEIA TAMBÉM: Como aliviar dor de dente: descubra algumas formas!

Qual a importância de escolher uma clínica de confiança para realizar seu tratamento de canal?

Na hora de realizar seu tratamento de canal é importante que você escolha uma clínica que possua profissionais qualificados e equipamentos de ótima qualidade para que você seja atendido da melhor maneira.

Isso se deve ao fato de que quando o tratamento de canal é mal feito, ele pode trazer diversas complicações para o paciente.

Portanto na hora de escolher uma clínica para realizar o tratamento de canal, confie na OralDents, com ela você conta com bons equipamentos e profissionais qualificados para lhe oferecer o melhor atendimento possível.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *