dentes tortos antes e depois

Veja quais as diferenças dos dentes tortos antes e depois!

Os dentes tortos são um problema enfrentado por uma grande parcela da população, fazendo com que eles sejam um caso bastante comum nos consultórios odontológicos.

Isso faz com que haja uma grande procura para corrigir esse problema, sendo assim, confira as principais diferenças do tratamento de dentes tortos antes e depois:

O que são dentes tortos?

Os dentes tortos, também conhecidos como apinhamento dentário, são uma condição na qual os dentes do paciente se encontram desalinhados ou fora do seu local que deveriam ocupar na arcada dentária.

O paciente pode ficar com os dentes tortos por inúmeros fatores, que podem variar desde alguns hábitos prejudiciais até herança genética.

Essa condição também pode causar alguns problemas para o paciente que prejudicam tanto a saúde bucal quanto a autoestima do paciente.

O apinhamento dentário é uma condição que pode afetar tanto crianças como adultos, sendo assim, se trata de uma condição que não faz distinção de idade.

o que deixa os dentes tortos

O que deixa os dentes tortos?

Os dentes tortos são uma condição que pode ser causada por vários fatores, confira quais são os principais:

Interrompimento do tratamento ortodôntico

O tratamento com o aparelho ortodôntico é uma das possíveis maneiras de se fazer alinhar os dentes tortos.

Porém, há casos em que esse tratamento é interrompido antes de seu término, o que pode acabar fazendo com que os dentes se entortem novamente.

Isso ocorre devido ao fato de que o uso do aparelho faz com que os dentes sofram as chamadas movimentações ortodônticas, que são as alterações feitas em seu posicionamento por conta da pressão exercida pelo aparelho dentário.

Porém, o periodonto possui o que chamamos de memória, e ela é responsável por fazer com que os dentes tentem retornar ao local de origem ao término do tratamento.

Por isso é importante terminar o tratamento ortodôntico e utilizar o aparelho de contenção para evitar que essas movimentações ocorram.

Realizar o tratamento até o fim utilizando a contenção da forma correta, minimiza o deslocamento dos dentes pós-tratamento.

Nascimento dos sisos

O dente do siso, também conhecido como terceiro molar, é o último dente a nascer na arcada dentária e muitas vezes na época do seu nascimento os dentes já ocuparam sua posição na arcada.

Dessa forma, quando os sisos vão nascer, eles acabam empurrando os outros dentes de suas posições, causando o entortamento deles.

Na grande maioria das vezes isso faz com que os dentistas indiquem extrair o dente siso antes mesmo de eles nascerem, a fim de evitar problemas.

Hiperdontia

A hiperdontia é uma condição em que o paciente possui dentes excedentes em sua boca, o que muitas vezes faz com que a arcada não tenha espaço para suportar todos esses dentes.

Essa condição acaba causando o desalinhamento dos dentes, deixando-os tortos e desalinhados. Para corrigir problemas causados por essa condição, é feita a extração dos dentes supranumerários.

Hábitos parafuncionais

Hábitos parafuncionais são alguns hábitos adotados ao decorrer da vida que na grande maioria das vezes prejudicam o bem estar do paciente.

Daí também há a importância de se consultar com um profissional regularmente, pois dessa forma ele poderá analisar e descobrir se o paciente realiza algum desses hábitos.

Caso o paciente tenha algum hábito que possa vir a prejudicar o bem estar de sua saúde bucal ou do corpo, o profissional irá indicar algum tratamento para essa disfuncionalidade.

Genética

Os dentes tortos, apesar de muitas vezes serem causados por fatores externos ou hábitos, também podem ser herdados geneticamente.

Isso faz com que caso os pais possuam ou tenham possuído algum tipo de desalinhamento dentário há grandes chances de essa característica ser herdada pelos filhos.

Sendo assim, em casos onde há um histórico familiar de dentes tortos é importante que os pais iniciem o acompanhamento dos filhos desde pequeno, iniciando o acompanhamento na odontopediatria.

Traumas

Os acidentes que ocorrem e afetam a boca do paciente muitas vezes podem acabar causando o entortamento dos dentes.

Por se tratarem de acidentes, não há uma maneira efetiva de se prevenir, visto que eles podem acontecer a qualquer momento.

Dessa maneira, caso ocorra algum acidente que afete os dentes do paciente é recomendado ir ao dentista para conferir se não ocorreu nenhum problema com os dentes.

Como arrumar dente torto?

A correção dos dentes tortos geralmente é feita através do uso do aparelho ortodôntico, que ao realizar pressões nos dentes consegue corrigir seu posicionamento.

Contudo, a correção também pode ser feita com extrações dentárias no caso de entortamento pelo siso ou devido a hiperdontia.

Também é possível corrigir o entortamento através do aparelho para abrir o céu da boca quando sua causa é o pequeno espaço da arcada dentária.

Dentes tortos antes e depois

Antes de corrigir o posicionamento dos dentes, os dentes tortos causavam dificuldades na higienização, o que deixava o paciente mais suscetível a doenças bucais.

Além disso, os dentes tortos também eram responsáveis por reduzir a autoestima do paciente devido ao fato de que eles também afetam sua aparência.

No entanto, após a realização do tratamento, o paciente passa a não sofrer mais por essas complicações, pois seus dentes se encontram alinhados.

Logo, ao alinhar os dentes o paciente reganha sua autoestima e ainda consegue evitar problemas na higienização que eram causados pelo apinhamento dentário.

Escolha uma clínica de confiança para colocar seu aparelho ortodôntico

Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança para realizar a instalação do aparelho e o acompanhamento do tratamento.

Além disso, uma clínica de confiança contribui para que o tratamento seja realizado de forma mais objetiva, fazendo com que o resultado do tratamento seja alcançado de forma mais rápida.

Sendo assim, a OralDents oferece o atendimento com profissionais qualificados para atendê-lo da melhor forma, além de contar com equipamentos de altíssima qualidade.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *