dentes para frente

Dentes para frente: o que causa, sintomas e como corrigir

Os dentes para frente são um problema de má-oclusão que deve ser corrigido para evitar o surgimento de complicações derivadas desse problema.

Sendo assim, confira mais a respeito dos dentes para frente:

O que são dentes para frente?

Os dentes para frente são um tipo de má-oclusão no qual os dentes do paciente se encontram muito para frente.

Essa distância entre os dentes pode ocorrer tanto por conta do posicionamento dos dentes superiores à frente quanto dos dentes inferiores.

Ele pode ser causado por um problema no desenvolvimento ósseo no qual a mandíbula se desenvolve muito ou pouco, o que acaba deixando os dentes para frente.

O que causa esse tipo de má-oclusão?

Assim como dito anteriormente, o dente para frente é um tipo de má-oclusão que ocorre devido ao desenvolvimento da mandíbula ou problemas no seu posicionamento, fazendo com que o paciente fique com o queixo para frente ou para trás.

Sendo assim, as principais causas desse problema são:

  • Fatores genéticos, ou seja, herdada de um dos pais;
  • Hábitos parafuncionais;
  • Perda dentária;
  • Bruxismo;
  • Problemas no desenvolvimento facial;
  • Traumas e impactos na região da face.

Esse problema geralmente consiste em dois tipos de má-oclusão na qual uma é responsável por deixar os dentes inclinados para frente e a outra é responsável pelo posicionamento à frente dos dentes.

Os tipos de má-oclusão responsáveis pela inclinação dos dentes são a mordida aberta e o apinhamento dentário, já quando se trata dos dentes posicionados a frente diz respeito à mordida cruzada.

A mordida aberta é caracterizada pela falta de contato entre os dentes superiores e inferiores, o que acaba criando um espaço vazio entre eles.

O apinhamento diz respeito ao entortamento dos dentes, ou seja, aos dentes encavalados, o que acaba fazendo com que eles fiquem inclinados para frente.

Já a mordida cruzada, também conhecida como retrognatismo ou prognatismo, diz respeito aos problemas de desenvolvimento da mandíbula, o que por sua vez faz com que os dentes da frente fiquem posicionados à frente dos demais.

Quais os problemas causados pelos dentes para frente?

As más-oclusões dentárias são responsáveis por causar vários problemas e os dentes para frente não são uma exceção.

A mordida cruzada, que é um dos tipos de má-oclusão que podem deixar os dentes para frente e ela pode causar:

  • Problemas na ATM como o travamento da mandíbula, conhecido como trismo, estalos e dores na articulação;
  • Desgaste dos dentes;
  • Retração gengival;
  • Feridas no céu da boca;
  • Problemas mastigatórios;
  • Afetar a respiração;
  • Problemas de autoestima devido a assimetria facial;
  • Dor no pescoço e de cabeça.

Já os problemas responsáveis por deixar os dentes inclinados para frente geralmente são a mordida aberta e o apinhamento e eles são responsáveis por causar:

  • Problemas na higienização dos dentes;
  • Problemas na fala;
  • Desgaste dos dentes;
  • Problemas na respiração;
  • Problemas na ATM;
  • Alterações no fluxo de saliva;
  • Uma baixa na autoestima por afetar a aparência do sorriso.

Como corrigir os dentes para frente?

Assim como dito anteriormente, os dentes para frente geralmente são causados por alguns tipos de mordida, como a mordida aberta e a mordida cruzada, além do apinhamento.

Isso significa que qualquer uma dessas má-oclusões pode afetar o posicionamento dos dentes causando vários problemas.

Sendo assim, o tratamento desses problemas geralmente é feito utilizando o aparelho ortodôntico, seja ele o Invisalign, autoligado ou o convencional.

No caso da mordida cruzada, quando ela é de classe esquelética, sua correção costuma ser feita utilizando-se aparelhos ortopédicos, como o aparelho externo.

Porém, o aparelho externo geralmente é utilizado apenas em crianças pelo fato de não conseguir exercer tão bem sua função em adultos.

Dessa forma, a correção da mordida cruzada de classe esquelética em adultos é corrigida através da cirurgia ortognática.

Dentes para frente antes e depois

Os dentes para frente são responsáveis por causar diversos tipos de problemas no paciente, sejam eles estéticos ou funcionais.

Sendo assim, antes de corrigir os dentes para frente o paciente sofre com os diversos problemas causados por essa condição.

No entanto, existe a possibilidade de se corrigir essa situação através do uso do aparelho ortodôntico ou da realização da cirurgia ortognática.

Isso faz com que os pacientes possam tratar esse problema, de modo que após o tratamento eles sintam-se livres de todos os prejuízos que possuíam antes da correção.

Escolha uma clínica de confiança para colocar seu aparelho ortodôntico

Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança para realizar a instalação do aparelho e o acompanhamento do tratamento.

Além disso, uma clínica de confiança contribui para que o tratamento seja realizado de forma mais objetiva, fazendo com que o resultado do tratamento seja alcançado de forma mais rápida.

Sendo assim, a OralDents oferece o atendimento com profissionais qualificados para atendê-lo da melhor forma, além de contar com equipamentos de altíssima qualidade.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *