dente escurecido

Dente escurecido: veja as principais causas e como clarear

O dente escurecido é uma complicação bastante comum que faz com que várias pessoas procurem por uma forma de corrigir o escurecimento dos dentes.

Neste artigo você irá encontrar mais informações a respeito do dente escurecido, como o que escurece os dentes e como clareá-los:

Dente escurecido o que pode ser?

O dente é uma estrutura composta por 3 camadas, sendo elas:

  • O esmalte dentário, camada mais externa responsável por proteger as camadas internas e também não possui nenhuma vascularização;
  • A dentina que é a camada intermediária e é composta por um tecido poroso além de também não ser vascularizada;
  • A polpa do dente é a camada mais interna do dente composta por vasos sanguíneos e nervos e é responsável por nutrir o dente.

Dessa forma, o dente pode ficar escurecido por causa de problemas em suas diferentes camadas, sendo as mais comuns a polpa do dente e o esmalte.

Confira quais os principais motivos que nos deixam com o dente escurecido:

Traumas

Podemos ficar com o dente escurecido por conta de impactos que ocorrem nos dentes, além de também existir o risco de fraturar o dente.

Sendo assim, os traumas geralmente escurecem os dentes por conta do rompimento de algum vaso interno, causando uma pequena hemorragia, o que resulta na formação de uma mancha no interior do dente.

Tratamento de canal

O tratamento de canal é um procedimento realizado quando a polpa do dente se encontra comprometida, seja por traumas ou por cáries.

Ele consiste na remoção da polpa dentária comprometida, seguido do selamento das raízes e preenchimento do dente.

O procedimento por si só, quando realizado da maneira correta, não tende a deixar o dente escurecido. No entanto, algumas vezes podem ocorrer alguns problemas com esse procedimento fazendo com que surjam manchas internas no dente.

Tártaro

O tártaro consiste em uma condição derivada do endurecimento da placa bacteriana, que é uma fina película de bactérias que se deposita sobre o dente por conta de partículas de alimentos presas aos dentes.

Geralmente o tártaro possui uma tonalidade amarelada ou amarronzada e fica concentrado próximo a linha da gengiva, o que faz com que o dente fique escurecido nessas regiões.

Além disso, é importante cuidar bem da higiene bucal e realizar a profilaxia para fazer a limpeza de tártaro para removê-lo, pois além dos problemas estéticos, ele também pode ser uma porta de entrada para a gengivite e a periodontite.

Medicamentos

Existem alguns medicamentos que podem causar o escurecimento dos dentes ao serem ingeridos, como por exemplo a tetraciclina.

Quando a tetraciclina é consumida durante o período de formação dos dentes, ela pode deixar o dente com um aspecto acinzentado.

Infecção da polpa dentária

Algumas vezes, o dente escurecido também pode ser causado por algumas bactérias. Apesar de que quando pensamos em bactérias geralmente pensamos apenas nas cáries e no tártaro.

No entanto, essas bactérias podem chegar a polpa dentária, provocando diversos problemas nelas, entre eles a necrose da polpa.

A necrose da polpa é um problema que pode deixar o dente escurecido devido ao fato de que os tecidos mais internos do dente, causando uma mancha interna nele.

Processo natural

O escurecimento dos dentes é um processo natural que ocorre com o decorrer do tempo, podendo ser acelerado caso o paciente ingira muitos alimentos pigmentados.

Sendo assim, mesmo tendo cuidado com alimentação e escovando bem os dentes, é natural que em algum momento eles deixem de ser completamente branquinhos.

Como clarear dente escurecido

Como clarear dente escurecido?

Existem alguns casos nos quais o dente escurecido pode ser clareado mais facilmente, como é o caso do tártaro, que pode ser removido durante a profilaxia, através da raspagem de tártaro.

Porém, existem alguns casos mais complexos nos quais é necessário realizar alguns procedimentos mais complexos para clarear o dente. Confira as principais maneiras de como clarear os dentes:

Clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento estético bastante realizado no consultório odontológico e que, assim como o nome sugere, possui o objetivo de branquear os dentes.

Ele utiliza um agente clareador, que também é chamado de abrasante, que é responsável por quebrar as moléculas pigmentadas mais externas do esmalte dentário promovendo fazendo com que haja um clareamento dos dentes.

Sendo assim, esse procedimento consiste em aplicar esse abrasante sobre os dentes para promover o clareamento deles. Portanto ele é responsável por remover as manchas externas dos dentes.

É possível realizar esse procedimento no consultório, com o chamado clareamento a laser, e em casa, no clareamento com moldeira.

Além do clareamento externo, também é possível realizar o clareamento interno dos, no entanto ele tende a ser realizado apenas em dentes que passaram por procedimentos endodônticos.

No clareamento interno, a obturação é removida, e o interior do dente é limpo seguido da aplicação do produto clareador em seu interior.

Após agir, o produto é então retirado, geralmente é concluído com algumas sessões. Esse procedimento é responsável por remover manchas internas dos dentes derivadas de problemas no tratamento de canal.

Lentes de contato dental e facetas

As lentes de contato dental e facetas são películas finas que são fixadas sobre os dentes de forma que concedam a eles o formato e a tonalidade desejados.

Para sua fixação, primeiramente é feito um desgaste do esmalte dentário para garantir que as lentes e facetas vão se encaixar sem criar nenhuma diferença de altura entre os dentes.

Após o desgaste é realizado as próteses dentárias são fixadas sobre os dentes utilizando uma espécie de cimento odontológico. Saiba mais sobre o procedimento em nosso podcast completo:

Faça seu clareamento dental em uma clínica de confiança

Na hora de escolher em qual clínica você irá realizar seu clareamento dental é importante escolher uma clínica confiável que conta com profissionais capacitados e bons equipamentos para atendê-lo da melhor forma.

Além disso, bons profissionais também serão capazes de passar as orientações corretas a respeito de como fazer clareamento dental caseiro e quais cuidados deve-se ter durante o procedimento.

Sendo assim, a OralDents possui profissionais altamente capacitados para lhe atender da melhor forma e orientá-lo da melhor forma.

Portanto, na hora de realizar seu clareamento dental procure uma clínica OralDents próxima a você.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *