dente com resina

Dente com resina: o que é, como colocar e como cuidar

O avanço das tecnologias no ramo da odontologia possibilitou o desenvolvimento de várias técnicas de restauração dentária, como por exemplo o dente com resina.

Confira aqui mais a respeito do dente com resina, quais são os principais procedimentos que utilizam resina e os cuidados que devemos ter com os dentes que passaram por algum desses procedimentos:

O que é um dente com resina?

É chamado de dente com resina qualquer dente que tenha passado por algum procedimento no qual foi colocado resina nos dentes.

O procedimento que coloca resina nos dentes pode ser tanto um procedimento estético, como as facetas de resina, ou funcional, como as restaurações de resina.

Quais são os procedimentos que utilizam resina nos dentes?

Assim como dito anteriormente, dente com resina é resultado de alguns procedimentos odontológicos nos quais a resina é aplicada sobre o dente, seja por motivos estéticos ou para restaurações funcionais.

Dessa forma, confira quais são os principais procedimentos que utilizam resina nos dentes:

Restauração de resina

A restauração dentária de resina consiste em um procedimento no qual a resina é aplicada sobre o dente para restaurar sua forma original.

Geralmente esse procedimento é realizado após raspagens de processos iniciais de cárie visto que ela geralmente remove alguma parte do dente.

Essa raspagem é realizada a partir do uso de brocas que removem as partes do dente que estão comprometidas e em seguida restaura-se o formato dos dentes com o uso da resina odontológica.

Esse procedimento também pode ser realizado para corrigir o desgaste das estruturas do dente causados pelo bruxismo.

Porém, nesse caso é necessário que o paciente tenha os sintomas do bruxismo sob controle, seja através de tratamentos ou a partir do uso da placa para bruxismo.

Logo com a restauração é possível devolver ao dente seu formato funcional para que ele possa continuar exercendo sua função.

Facetas de resina

As facetas de resina consistem em um procedimento que costuma ser realizado por motivos estéticos, mas também podem ser utilizadas para corrigir alguns pequenos problemas funcionais.

Elas se tratam de um procedimento no qual cobre-se o dente com resina de forma que garanta a ele o formato e tonalidade desejados, além de também agir como uma capa protetora.

As facetas podem ser utilizadas para corrigir a tonalidade dos dentes assim como também podem ser usadas para corrigir pequenos problemas no desalinhamento e pequenos diastemas.

Porém, é importante mencionar que elas não podem ser utilizadas caso o paciente possua um problema muito grave de dentes tortos.

Esse procedimento requer que o paciente realize um desgaste prévio dos dentes antes de colocar as facetas de resina.

O desgaste é realizado para que ao colocar as facetas os dentes mantenham o mesmo tamanho e garantir que eles possam continuar alinhados.

Dessa maneira, por ser necessário realizar o desgaste, esse procedimento é irreversível, portanto, é importante que o paciente tenha certeza de que deseja colocar as facetas antes de colocá-las.

tratamento de canal

Tratamento de canal

O tratamento de canal, também conhecido como obturação, é um procedimento realizado quando o paciente sofre de cáries profundas.

Ele é realizado quando o paciente é afetado por cáries e elas alcançaram o interior do dente comprometendo a polpa dentária.

Portanto, esse procedimento consiste na remoção da polpa dentária comprometida do dente e selamento das raízes do dente.

A selagem das raízes é feita para evitar novas incidências e logo em seguida o local onde ficava a polpa do dente é preenchido com resina odontológica.

Antigamente era utilizado amálgama para a realização do canal dentário, porém com o passar do tempo descobriu-se que essa substância é tóxica e por isso foi substituída pela resina.

Quais as vantagens do dente com resina?

Assim como dito anteriormente, o dente com resina é o dente que passou por algum procedimento no qual foi colocado resina sobre os dentes.

Na maior parte dos casos a resina é colocada sobre os dentes para reparar algum dano ou repor partes que foram removidas por conta de cáries.

Dessa forma, a principal vantagem do dente com resina é o fato de que ele proporciona a possibilidade de restaurar o formato e as funções do dente originalmente.

Além disso, quando utilizado por motivos estéticos, como por exemplo nas facetas de resina, ele garantem aos dentes uma aparência esteticamente mais agradável.

Permitindo ao paciente corrigir problemas de tonalidade ou pequenos defeitos no formato dos dentes, como pequenas fraturas.

Cuidados que devemos ter com os dentes com resina

Assim como cuidamos dos dentes naturais, o dente com resina também exige cuidados para garantir sua integridade e evitar complicações como o amarelamento precoce e afins.

Portanto, para garantir o bom estado do dente com resina é importante que o paciente:

  • Escove os dentes da maneira correta e sempre após as refeições;
  • Utilize o fio dental corretamente e diariamente;
  • Evite fumar;
  • Evite consumir alimentos muito duros, pegajosos ou muito pigmentados;
  • Utilize um enxaguante bucal sem álcool para complementar a higienização dos dentes;
  • Evite hábitos parafuncionais, como roer as unhas ou morder objetos como tampas de caneta e afins.

Escolha uma clínica de confiança para realizar seus procedimentos com resina

Na hora de realizar os procedimentos que colocam resina nos dentes é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança.

Isso é importante pois caso o procedimento seja realizado de qualquer maneira podem surgir complicações e comprometer todo o dente.

Logo, para assegurar que o procedimento será realizado da forma correta e evitar complicações o paciente pode contar com a OralDents.

Na OralDents você encontra profissionais especializados prontos para lhe oferecer o melhor tratamento e também com materiais e equipamentos de alta qualidade.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *