sorriso de um paciente com dente aberto

Dente aberto: confira as causas e o que fazer nessa situação

Algumas vezes durante algum tratamento odontológico, por conta da ação de cáries ou fraturas, podemos acabar ficando com o dente aberto.

No artigo a seguir você irá encontrar mais informações a respeito do dente aberto, tais como o que é, como limpar, o que deixa o dente assim e mais. Confira:

O que é dente aberto?

O dente aberto diz respeito ao estado em que o dente se encontra quando ele perdeu alguma parte de sua estrutura. Geralmente quando isso ocorre, o interior do dente acaba ficando exposto, fazendo com que ele fique mais vulnerável a infecções e afins.

Portanto, quando ficar com o dente aberto é importante procurar atendimento odontológico o mais rápido possível para corrigir a situação.

O que deixa o dente aberto?

O dente pode ficar aberto por diversos motivos, sendo que os principais são:

  • Queda da obturação
  • Fraturas
  • Cáries

1. Queda da obturação

A obturação é um procedimento realizado durante o tratamento de canal que corresponde ao preenchimento do dente realizado após a remoção de sua polpa.

Apesar de ser raro, algumas vezes a obturação pode acabar caindo, o que geralmente ocorre por causa de erros na realização do procedimento ou pela falta de cuidado do paciente nos primeiros momentos.

Quando isso ocorre, o que estava preenchendo o dente se solta, o que acaba deixando o interior do dente aberto.

Caso aconteça de sua obturação cair, é recomendado procurar atendimento odontológico o mais rápido possível para evitar o surgimento de outras complicações.

2. Fraturas

As fraturas são uma causa mais comum do dente aberto e podem ocorrer a qualquer momento, geralmente por causa de impactos na região da boca.

Geralmente são mais comuns em crianças e adolescentes, pelo fato de serem mais ativos, o que também os deixa mais vulneráveis a acidentes.

As fraturas podem ocorrer de diversas formas, podendo ser verticais, horizontais, provocarem apenas uma rachadura ou a perda de uma parte da estrutura do dente.

Caso ocorra alguma fratura no dente, é recomendado higienizar a região com soro fisiológico, em caso de sangramento deve-se utilizar uma gaze limpa, e procurar atendimento o mais rápido possível.

3. Cáries

A cárie é o nome dado à corrosão do dente provocada pelo acúmulo de bactérias na superfície dos dentes.

Esse acúmulo de bactérias geralmente ocorre devido a má higienização dos dentes, o que acaba fazendo com que partículas de alimentos fiquem presas na superfície dos dentes.

As partículas presas acabam fazendo com que as bactérias que vivem na boca se acumulem nessa região e comecem a digerir essas partículas presas sobre os dentes.

A digestão dessas partículas pelas bactérias resulta na formação de um ácido que é corrosivo para os dentes e acaba resultando na formação de buraquinhos no dente.

Inicialmente essa condição não causa nenhum sintoma além da formação de pontinhos pretos no dente, porém com o decorrer do tempo podem surgir pequenos buraquinhos e aparecer outros sintomas como a sensibilidade dentária e dor.

Canal do dente aberto é perigoso

Canal do dente aberto é perigoso?

O canal do dente fica aberto quando a obturação do dente cai, o que acaba fazendo com que o interior do dente fique completamente exposto. Isso acaba deixando o dente vulnerável a infecções por bactérias que podem comprometer o restante de sua estrutura.

Dessa forma, é extremamente importante que o paciente procure atendimento profissional o mais rápido possível quando sua obturação cair para que o local seja higienizado e outra obturação seja feita no local.

O que fazer com o dente aberto?

Independente da causa do dente aberto, a primeira coisa a se fazer é procurar atendimento odontológico o mais rápido possível.

No entanto, em alguns casos não é possível conseguir esse atendimento de imediato, sendo assim, confira algumas dicas do que fazer até conseguir ir ao dentista em cada caso:

Em caso de fraturas

Em caso de fraturas, o paciente deve procurar o pedaço do dente fraturado e armazená-lo em um local limpo e levá-lo ao consultório quando for se consultar, pois em alguns casos é possível fixar o pedaço solto novamente.

Se a região estiver sangrando, é importante que o paciente higienize bem o local com água e utilize uma gaze umedecida em água fria para tentar estancar o sangramento.

Quando a obturação cair

Durante o período entre a queda da obturação e a ida ao dentista, o paciente pode realizar algumas ações para evitar o surgimento de complicações, tais como:

  • Fazer compressas frias para reduzir o sangramento, a dor e também reduzir possíveis inflamações;
  • Evitar mastigar alimentos do lado comprometido para evitar dores e sensibilidade, além de também prevenir a contaminação do local;
  • Manter a região higienizada, pois assim é possível evitar infecções no local, portanto é importante escovar os dentes e utilizar o fio dental da forma correta;
  • Bochechar água com sal ou com própolis e também chá de gengibre é uma ótima forma de manter a região livre de microrganismos devido ao fato de serem substâncias que possuem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Em caso de cáries

A cárie é uma condição que seu tratamento só pode ser feito em consultório odontológico, portanto não há muito o que fazer até o atendimento odontológico.

No entanto, para reduzir os incômodos é recomendado evitar mastigar na região comprometida e também cuidar bem da higienização dos dentes. Lembrando que, o processo de higienização é fundamental para evitar esse tipo de situação, já que ela remove qualquer tipo de impureza existente na arcada dentária, de modo a impedir a formação da cárie. 

Ao chegar ao consultório odontológico, o dentista irá avaliar o estado das cáries e decidir se poderá ser resolvido com uma simples raspagem ou se será necessário realizar um tratamento de canal. Até porque, em alguns casos a condição ainda está nos seus estágios iniciais, podendo ser solucionada de uma forma menos invasiva.

escova para limpar o dente aberto

Como limpar dente aberto?

Para manter o dente aberto limpo é recomendado que o paciente realize uma boa escovação dos dentes e o bom uso do fio dental, em especial no dente comprometido. Ou seja, é preciso ter a mesma atenção que é necessária quando a saúde bucal está em condições normais e estáveis, porém, de forma redobrada e minuciosa. 

Além disso, também é possível realizar bochechos com água morna e sal, com própolis ou com chá de gengibre, que são substâncias que contribuem para higienizar o local. Contudo, é indicado conversar com o dentista pessoalmente para saber qual cuidado se adequa mais a sua situação. 

Em caso de sangramento é recomendado que o paciente higienize o local com soro fisiológico e utilize uma gaze para estancar o sangramento.

Onde realizar minha obturação de dente?

Na hora de realizar sua obturação é importante escolher uma clínica de confiança que possua ótimos profissionais e que utilize produtos de alta qualidade.

Isso se faz necessário devido ao fato de que o procedimento precisa ser feito por profissionais capacitados e utilizar produtos de qualidade para evitar complicações derivadas de um procedimento mal executado.

Portanto, na hora de escolher uma clínica, confie na OralDents, aqui você encontra ótimos profissionais e garante que sua obturação será feita utilizando materiais de alta qualidade.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *