dentadura fixa

Dentadura fixa: o que é, como é instalada e suas vantagens

Ao sofrer de perda dentária, é comum que o paciente procure por formas de repor os dentes perdidos de sua arcada dentária, e quando ele perde todos os dentes a dentadura fixa torna-se uma opção.

Sendo assim, confira mais a respeito da dentadura fixa no artigo abaixo:

O que é dentadura fixa?

A dentadura fixa, também conhecida como protocolo dentário, consiste em um tipo de prótese dentária total que é fixada parafusando-a sobre os implantes dentários.

Por se tratar de uma prótese total, ela é utilizada para substituir todos os dentes de uma arcada dentária do paciente.

Sua fixação é realizada utilizando-se de 4 a 6 implantes e pode ser utilizada tanto na arcada superior quanto na inferior.

Geralmente, esse tipo de dentadura é confeccionada de porcelana odontológica, o que garante a ela uma ótima estética e uma alta durabilidade.

Seus implantes e sua estrutura podem ser convencionais, feitos de titânio o que proporciona uma aparência metálica a eles, ou estéticos feitos de zircônia, o que faz com que tenham uma coloração esbranquiçada, que se assemelha à tonalidade dos ossos.

Como a dentadura fixa é instalada?

Assim como dito anteriormente, a dentadura fixa é instalada sobre implantes dentários, portanto, para sua instalação é necessário que o paciente possua implantes dentários.

Dessa forma, a instalação da dentadura fica começa a partir da fixação dos implantes, no entanto, para instalá-los é necessário que o paciente possua um determinado volume ósseo do periodonto.

Caso ele não possua o volume ósseo necessário, o paciente pode optar por realizar um enxerto ósseo ou optar por utilizar outra prótese.

Após a instalação dos implantes é necessário aguardar o período de osseointegração, que demora cerca de 6 meses, para realizar a instalação da prótese.

Quando a dentadura fixa é indicada?

A dentadura fixa é um tipo de prótese total e como tal é utilizada para repor todos os dentes de uma arcada dentária.

Portanto, esse tipo de prótese costuma ser indicada quando o paciente perdeu todos os dentes da arcada dentária ou seus dentes já estão para cair.

Também é possível que ela seja indicada quando o paciente não se adaptou muito bem ao uso da prótese móvel. 

Quais as vantagens da prótese fixa total

Quais as vantagens da prótese fixa total?

Pela dentadura fixa ser uma prótese fixada sobre implantes, faz com que ela tenha algumas vantagens únicas.

Sendo assim, confira alguns dos principais benefícios em se utilizar esse tipo de prótese:

Maior estabilidade

O fato de ser parafusada sobre implantes dentários garante a essa prótese uma estabilidade maior que as demais próteses.

Isso se deve ao fato de que sua fixação garante que ela não vá se soltar durante a fala ou a mastigação, o que garante que o paciente possa realizar suas atividades com maior segurança.

Com isso, ela acaba oferecendo um conforto maior ao paciente durante seu uso, visto que ele não precisa se preocupar com a prótese soltando.

Não machuca a gengiva

A dentadura fixa é fixada sobre implantes, de modo que não haja contato entre a prótese dentária e a gengiva.

Dessa forma, por não haver contato entre a prótese e a gengiva é possível garantir que não haverá nenhuma lesão causada a gengiva pela prótese.

Alta durabilidade

Essa prótese é fixada sobre implantes, que são feitos de titânio ou de zircônia, e é confeccionada de porcelana odontológica.

Desse modo, ela utiliza apenas materiais que são conhecidos por sua alta durabilidade, o que por sua vez também faz com que a prótese tenha uma durabilidade elevada.

Alta eficiência mastigatória

Diferentemente das outras próteses, a dentadura fixa é capaz de restabelecer quase que 100% da eficiência mastigatória.

Isso se deve ao fato de seu sistema de fixação promover uma alta estabilidade, permitindo que o paciente possa mastigar seus alimentos tranquilamente.

Facilidade de adaptação

A prótese dentária removível é bastante conhecida por ser mais fácil de se higienizar e mais barata de se adquirir.

Porém, as próteses removíveis podem acabar gerando incômodos durante seu uso pelo fato de que algumas vezes elas podem machucar a gengiva.

A dentadura fixa por fixar fixa sobre implantes impede que sejam causadas lesões na gengiva garantindo que seu uso seja mais confortável.

Qual a importância de colocar a dentadura fixa em uma clínica de confiança?

Na hora de colocar sua prótese dentária é muito importante procurar uma clínica de confiança, visto que nela você poderá contar com profissionais de confiança.

Isso é importante para que você tenha acesso a uma prótese de qualidade e também tenha o acompanhamento de ótimos profissionais.

Sendo assim, na OralDents você conta com diversos profissionais qualificados, além de também contar com uma clínica completamente equipada para te oferecer o melhor atendimento possível.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *