cuidados com os dentes

Confira quais são os cuidados com os dentes que devemos ter

Existem vários cuidados com os dentes que devem ser tomados para se prevenir complicações bucais que podem surgir por conta de maus hábitos.

Sendo assim, nesse artigo você poderá conferir como cuidar dos dentes e qual a importância desse cuidado para a saúde bucal:

O que são cuidados com os dentes?

Os cuidados com os dentes são um conjunto de hábitos que devemos ter para a manutenção de uma boa saúde bucal.

Eles são responsáveis por manter a boca livre de complicações derivadas da má higienização bucal, como a placa bacteriana no dente, o tártaro e a cárie.

Esse conjunto de cuidados com os dentes são importantes durante toda a vida, desde a infância até a fase adulta.

Esses cuidados que devemos ter devem se iniciar antes do nascer dos dentes e durar por toda vida, mesmo após a perda dos dentes.

Os hábitos consistem no escovar dos dentes, no uso do fio dental e em mais alguns cuidados que garantem que o paciente possa evitar o surgimento de complicações bucais.

Qual a importância do cuidado com os dentes?

Os cuidados com os dentes são extremamente importantes para a manutenção da saúde bucal do paciente, desse modo, eles devem ser tomados durante toda a vida.

Os dentes são estruturas muito importantes para o sistema digestório e também para a fala, sendo assim, cuidar bem deles irá garantir que não haja nenhum problema futuramente.

Além disso, a boca é um local onde naturalmente existem várias bactérias que possuem um papel importante no processo de digestão dos alimentos.

Dessa forma, os cuidados com os dentes é importante para evitar que essas bactérias causem danos aos dentes e as gengivas.

Eles também são muito importantes para a manutenção da boa aparência dos dentes, visto que por meio deles é possível evitar o surgimento da placa bacteriana, que é responsável por conferir aos dentes um aspecto amarelado.

como cuidar dos dentes

Como cuidar dos dentes?

Assim como dito anteriormente, os cuidados com os dentes é muito importante para se evitar o surgimento de complicações bucais.

Sendo assim, confira quais são os principais cuidados com os dentes que devemos ter para a manutenção de uma boa saúde bucal:

Escolher o creme dental correto para o seu caso

O ato de escolher o creme dental correto para o que você precisa é muito importante, visto que ele possui um papel fundamental na higienização bucal.

Dessa forma, o paciente deve saber escolher o creme dental ideal para o seu caso, seja o infantil para crianças, o para sensibilidade para dentes sensíveis ou o branqueador para dentes amarelados.

Realizar visitas periódicas ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por permitir que o dentista possa avaliar o estado da saúde bucal do paciente.

Por meio delas, ele pode verificar se o paciente está efetuando a higienização dos seus dentes da maneira correta e dar dicas a respeito de como deve ser feita a limpeza correta dos dentes.

Além de realizar a profilaxia, ou a limpeza profissional dos dentes, sendo possível fazer a remoção da placa bacteriana e a raspagem de tártaro.

Assim, as visitas regulares ao dentista são um dos principais cuidados com os dentes que devemos ter para evitar o aparecimento de complicações. Se iniciando após o nascimento do primeiro dentinho do bebê com as idas aos profissionais da odontopediatria.

Escovar os dentes após as refeições

Um dos principais cuidados que devemos ter com os dentes, pois é fundamental para manter os dentes limpos e livres de complicações, é escovar os dentes após as refeições.

A escovação deve ser realizada para remover as partículas de alimentos que ficam presas sobre os dentes e dessa forma evitar o surgimento de complicações derivadas do acúmulo de partículas de alimentos. O ideal é escovar os dentes sempre depois de qualquer refeição ou no mínimo três vezes ao dia, após o café da manhã, almoço e antes de dormir. 

Higienizar a boca antes de ir dormir é ainda mais importante, pois durante o sono a produção de saliva é diminuída, o que dá às bactérias liberdade para se reproduzirem.

Também é muito importante escovar a língua, pois em sua superfície se depositam restos de células da boca morta e resquícios de alimentos.

Utilizar o fio dental da forma correta

Saber como usar fio dental é fundamental para a manutenção de uma boa higiene bucal, pois ele é responsável por higienizar a região entre um dente e outro, visto que a escova não consegue alcançar.

Dessa forma, seu uso é capaz de prevenir a formação de cáries interproximais, que são as cáries entre os dentes, e promover uma higienização mais completa dos dentes do paciente.

Manter uma alimentação saudável

Apesar de não ser um cuidado exclusivamente dos dentes, uma boa alimentação garante que o paciente não tenha nenhum déficit vitamínico.

Dessa forma, através de sua adoção o paciente consegue evitar o aparecimento de complicações bucais que são derivadas de déficits vitamínicos.

Além disso, com uma boa alimentação a saliva mantém seu pH inalterado, evitando o surgimento de complicações derivadas da alteração de seu pH.

Evitar o consumo de alimentos muito ácidos ou açucarados

O consumo de alimentos muito ácidos podem afetar a saúde bucal devido ao fato de que eles podem acabar danificando o esmalte dos dentes.

Já os açucarados contribuem para a proliferação mais rápida das bactérias, o que por sua vez contribui para o desenvolvimento das cáries.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *