criança com cárie

Criança com cárie: veja o que causa, sintomas e como tratar

Atualmente existem um grande número de crianças com cárie, mas você sabe por que isso acontece? Confira mais sobre a criança com cárie no artigo abaixo:

O que é cárie?

A cárie é uma complicação gerada pelo acúmulo de bactérias na superfície dos dentes, que com o passar do tempo vai corroendo os dentes.

Sendo assim, cárie é o nome dado a essa corrosão do dente feita pelas bactérias. Inicialmente, ela se apresenta como pequenos pontos pretos no dente.

No entanto, com o passar do tempo ela vai se desenvolvendo, fazendo pequenos buraquinhos no dente do paciente.

O que deixa a criança com cárie?

Assim como dito anteriormente, a cárie é uma condição que se desenvolve devido ao acúmulo de bactérias na superfície dos dentes.

Esse acúmulo de bactérias ocorre por conta de partículas de alimentos que ficam presas sobre os dentes, o que provoca o acúmulo de bactérias na superfície dos dentes.

Sendo assim, o fato de ser causada pelo acúmulo de bactérias sobre os dentes mostra que o principal fator que leva ao seu aparecimento é a má higienização dos dentes.

No entanto, o alto consumo de alimentos açucarados também pode contribuir para o seu aparecimento, visto que o açúcar é digerido pelas bactérias mais rapidamente.

O fato de a criança não ir ao dentista também é um fator preocupante, pois sem as consultas não é possível realizar o acompanhamento odontológico adequado.

Sem o acompanhamento, não é possível realizar a profilaxia e também não é possível passar as devidas instruções a respeito de como deve ser feita a higienização dos dentes da forma adequada.

Sintomas que a criança com cárie pode ter

Tanto o adulto quanto a criança com cárie possuem os mesmos sintomas quando seus dentes estão sendo afetados pela cárie. Sendo assim, inicialmente, a criança com cárie vai possuir alguns pontinhos pretos na superfície dos dentes.

Com o passar do tempo, vão aparecendo pequenos furinhos na superfície do dente juntamente com outros sintomas como dor ao ingerir alimentos frios, quentes, ácidos ou doces.

Caso não seja tratada, essas bactérias podem chegar a polpa do dente causando uma inflamação da polpa, chamada pulpite. Essa inflamação pode causar bastante dor e caso não seja tratada rapidamente, pode causar a necrose da polpa do dente.

Como tratar a criança com cárie

Como tratar a criança com cárie?

O tratamento da criança com cárie é feito através da raspagem do tecido comprometido e logo em seguida é feita uma restauração dos dentes.

No entanto, quando as cáries estão em um estágio mais avançado, pode ser necessário realizar um tratamento de canal.

Ele é realizado quando as cáries já comprometeram a polpa do dente, dessa forma, ela é removida e toda a cavidade do dente é preenchida e logo em seguida preenche-se o dente com resina.

Ainda existem alguns casos onde nem com o tratamento de canal é possível salvar o dente das cáries, o que faz com que seja necessário realizar sua extração.

Como prevenir a cárie em crianças?

Assim como foi dito anteriormente, a cárie é uma condição causada pelo acúmulo de bactérias sobre os dentes, o que acontece devido a partículas de alimentos agarradas nessas estruturas.

Sendo assim, a melhor forma de prevenir as cáries nas crianças é mantendo um bom cuidado com os dentes, escovando-os da maneira correta e utilizando o fio dental.

Além disso, é importante levá-los ao odontopediatra regularmente para manter os cuidados em dia e para que ele possa realizar a avaliação periódica e dar instruções a respeito de como cuidar bem da higiene bucal de modo mais lúdico para as crianças.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *