coroa dentaria

Coroa dentária: o que é, para que serve, tipos e cuidados

A coroa dentária é um tipo de prótese dentária fixa unitária, ou seja, é utilizada para substituir um único dente perdido do paciente.

No artigo abaixo falaremos mais a respeito dela e quais são seus principais tipos, confira:

O que é coroa dentária?

A coroa dentária é um tipo de prótese fixa unitária que muitas vezes acaba sendo chamada de implante dentário, porém essa denominação está errada.

Isso se deve ao fato de que implante dentário se refere apenas ao pino que fica fixado no osso e serve de suporte para a coroa dentária.

Já a coroa é o nome dado à prótese dentária em si, que é semelhante a coroa de um dente e é fixada sobre o implante dentário.

Ela geralmente é utilizada para substituir um único dente perdido do paciente, repondo sua funcionalidade e estética, o que contribui para que o paciente possa voltar à sua vida normalmente.

Para que serve a coroa dentária?

A coroa dentária é um tipo de prótese e como tal ela é utilizada para repor os dentes faltosos do paciente, no entanto, por se tratar de uma prótese unitária, ela geralmente é utilizada para repor um único período.

No entanto ela também pode ser utilizada para repor alguns dentes que foram perdidos pelo paciente de forma alternada.

Desse modo, ela possui a função de devolver ao paciente sua estética e a funcionalidade que antes era promovida pelo dente perdido.

Quais são os tipos de coroa dentária

Quais são os tipos de coroa dentária?

Apesar de se tratar de uma única prótese fixa unitária, a coroa dentária pode ser encontrada de diversas maneiras nas quais cada material utilizado para sua confere diferentes características para ela.

Sendo assim, confira quais são as principais tipos de coroa dentária:

Provisória

Assim como o seu nome sugere, esse é um tipo de prótese dentária que é confeccionada para ser utilizada até a confecção da prótese permanente.

Dessa forma, ela é uma forma de devolver a funcionalidade do dente perdido até a produção da prótese final.

Portanto, isso faz com que não seja necessário que essa prótese seja muito resistente ou sequer que tenha uma boa aparência.

Ela é usada apenas para que o paciente não fique edentado até que sua prótese permanente fique pronto.

Geralmente ela é confeccionada de acrílico e possui alguns moldes pré-montados que são fixados sobre o implante do paciente.

Resina

A coroa dentária confeccionada de resina geralmente tende a se assemelhar um pouco às de porcelana, no entanto tende a ser mais barata e menos resistente.

Desse modo, esse material confere à coroa uma tonalidade esbranquiçada, o que faz com que se assemelhe a tonalidade original dos dentes.

No entanto, apesar de não ter uma durabilidade tão boa quanto a de porcelana, ela pode ser uma ótima opção para quem está procurando uma prótese com um ótimo custo-benefício.

Metálica

Esse tipo de coroa, assim como o nome sugere, é confeccionada com um material metálico, o que pode fazer com que sua estética deixe um pouco a desejar.

No entanto, apesar de a tonalidade metálica contrastar bastante com a cor natural dos dentes, essa coroa possui uma ótima durabilidade e resistência.

Logo, por possuir uma ótima resistência e contrastar muito com a cor dos dentes, ela acaba sendo utilizada para substituir os dentes molares e pré-molares.

Porcelana

A coroa de porcelana é o modelo que une a boa estética a uma boa resistência, no entanto, isso acaba fazendo com que ela seja um pouco mais cara que as demais.

Esse material possui a tonalidade esbranquiçada semelhante aos dentes originais e ainda consegue replicar algumas propriedades dos dentes naturais, conseguindo se aproximar da aparência natural dos dentes.

Ela pode ser confeccionada de duas formas diferentes, sendo uma com a estrutura interna metálica e outra com a estrutura interna de zircônia.

Apesar de a diferença não ser muito marcante, o modelo de zircônia tende a ser um pouco mais agradável esteticamente que a metálica.

Cuidados que devemos ter com a coroa dentária?

Apesar de se tratar de um dente artificial, é importante que tenhamos cuidados com sua higienização, visto que ela ainda pode acumular restos de alimentos e bactérias.

Sendo assim é importante escovar os dentes e utilizar o fio dental da forma correta para evitar complicações nos outros dentes e no periodonto.

LEIA TAMBÉM: Saiba quanto custa uma prótese dentária aqui!

Coloque sua prótese dentária em uma clínica de confiança

Na hora de iniciar o tratamento com a prótese dentária é importante procurar uma clínica que ofereça uma boa estrutura e tenha profissionais experientes para oferecer o melhor atendimento possível.

Sendo assim, quando for escolher uma clínica para colocar sua prótese dentária conte com a OralDents!

Na OralDents você conta com profissionais extremamente capacitados, que podem explicá-lo de maneira simples o que é prótese dentária e apresentar os modelos disponíveis.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *