cores de borrachinha de aparelho que não desbota

Conheça as cores de borrachinha de aparelho que não desbota

Visto que o aparelho ortodôntico fixo convencional é o tratamento odontológico mais utilizado no ramo odontológico nos dias de hoje e juntamente com ele temos a utilização das borrachinhas de aparelho.

Para saber mais a respeito das borrachinhas e sobre cores de borrachinha de aparelho que não desbota confira o artigo abaixo:

O que é borrachinha de aparelho?

As borrachinhas de aparelho são uma parte fundamental do aparelho fixo convencional visto que elas são responsáveis por manter o fio ortodôntico em seu lugar e exercer a pressão necessária sobre ele.

Além de ser fundamental para o andamento do tratamento, elas também conferem ao paciente a oportunidade de personalizar o aparelho, deixando ele com a sua cara.

Desse modo o paciente pode optar por utilizar cores de borrachinha de aparelho que não desbota ou tentar combinar as cores da forma que desejar.

Elas podem ser encontradas de forma única, no qual cada uma é responsável por um braquete, ou na forma de liga, de modo que se assemelha a várias borrachinhas de aparelho interligadas.

Geralmente elas são trocadas durante as visitas regulares para efetuar a manutenção do aparelho ortodôntico devido ao fato de que elas perdem a elasticidade com o passar do tempo.

Com a perda dessa elasticidade, as borrachinhas perdem a capacidade de exercer sua função de forma eficaz, fazendo com que seja necessário realizar sua troca.

Como escolher as cores de borrachinha de aparelho?

Assim como dito anteriormente, as borrachinhas de aparelho são partes fundamentais do aparelho ortodôntico e também permitem que o paciente possa deixá-lo com sua cara.

Sendo assim, na hora de realizar as trocas de borrachinhas, o paciente também pode optar por escolher as cores de aparelho que deseja.

Confira algumas dicas de como escolher cores de borrachinha de aparelho:

Cor preferida

A cor preferida varia de pessoa para pessoa e é uma ótima forma de transmitir um pouco da sua personalidade com seu aparelho.

Essa também é uma ótima forma de escolher a primeira cor do seu aparelho, visto que durante a primeira consulta o paciente ainda não tem experiência com as cores.

Porém, é importante ter em mente que tons de cores de borrachinha de aparelho claras podem acabar ficando desbotadas.

Feriados e datas especiais

Uma das possíveis alternativas para o paciente que procura por uma cor de borrachinha de aparelho, mas não sabe qual utilizar é escolher as cores baseado em datas comemorativas.

Alguns exemplos de cores próximos a datas especiais são:

  • Verde e amarelo próximo ao dia da independência do Brasil;
  • Verde e vermelho próximo ao natal;
  • Roxo e laranja próximo ao halloween;
  • Branco no ano novo.

Ou seja, são inúmeras maneiras de combinar as cores de borrachinha de aparelho próximo a datas comemorativas, cabe ao paciente utilizar sua criatividade.

Cores do seu time do coração

Outra forma de combinar suas cores de aparelho é optando por utilizar as cores do seu time do coração.

Alguns exemplos de cores inspiradas em times de futebol são:

  • Vermelho e preto caso seja torcedor do Flamengo;
  • Azul e branco para o Cruzeiro;
  • Preto e branco para o Atlético Mineiro.

Enfim, são inúmeras as possibilidades baseando-se em cores de time de futebol, o que oferece ao paciente mais uma forma de escolher cores de borrachinha de aparelho que não desbota.

Quais são as cores de borrachinha de aparelho que não desbota

Quais são as cores de borrachinha de aparelho que não desbota?

Além das inúmeras formas possíveis de se combinar as cores do aparelho, o paciente também pode optar por escolher cores de borrachinha de aparelho que não desbota.

Dessa forma, no intervalo entre as manutenções regulares as borrachinhas não irão perder a cor, ou seja, elas mantêm sua estética durante todo o processo.

Sendo assim, as principais cores de borrachinha de aparelho que não desbota são:

  • Azul cristal;
  • Azul marinho;
  • Cinza escuro;
  • Preto;
  • Rosa pink;
  • Roxo escuro;
  • Verde escuro;
  • Verde água;
  • Vermelho escuro;
  • Vinho.

Essas cores de aparelho que não desbota citadas acima são apenas alguns exemplos, além delas existem algumas outras, portanto, não se prenda a essa simples lista, experimente novas cores por si próprio, afinal todo mês você terá a oportunidade de mudar a cor novamente.

Como fazer para as cores de borrachinha de aparelho não desbotarem?

Para manter as cores de aparelho em suas devidas tonalidades sem que elas desbotem ou amarelem, é importante que o paciente tome alguns cuidados a mais.

Confira alguns exemplos de cuidados que devemos ter com elas:

  • Manter uma boa higiene oral através de uma boa escovação e do uso correto fio dental são cuidados fundamentais para a manutenção das cores de aparelho.

Sendo assim, é importante que o paciente sempre escove os seus dentes da maneira correta após alimentar-se utilizando a escova de dentes convencional e a escova de dentes para aparelho, também conhecida como interdental.

Além do uso dessas escovas, também é recomendado que o paciente utilize o fio dental e para auxiliar o seu uso ele pode utilizar algum fio dental para aparelho ou o passa fio;

  • Evitar ingerir alimentos com a pigmentação forte, pois seu consumo pode acabar alterando a cor da borrachinha de aparelho, principalmente quando são tonalidades mais claras.

Dessa forma, se possível o paciente deve evitar consumir alimentos e bebidas muito pigmentadas, como café, vinhos, sucos de uva e açaí;

  • Realizar as visitas para as manutenções regularmente, pois mesmo sendo resistentes ao desgaste da cor, caso permaneçam na boca do paciente por bastante tempo, sua cor eventualmente irá se esvair.

Também é importante trocá-las pelo fato de que elas perdem a elasticidade e consequentemente deixam de exercer a pressão necessária para o tratamento.

Logo, sua troca é importante para manter a cor das borrachinhas e para que o tratamento possa prosseguir da maneira correta.

Por que é importante escolher uma boa clínica odontológico para colocar seu aparelho ortodôntico?

Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante escolher uma clínica de confiança, pois é nela que será realizado todo o acompanhamento do seu tratamento.

Sendo assim, ao escolher uma clínica de confiança o paciente consegue garantir que seu tratamento será realizado por profissionais de confiança e com equipamentos de alta qualidade.

Portanto, confie na OralDents pois ela garante que você será atendido pelos melhores profissionais e com os melhores equipamentos.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *