mulher com cores de aparelho da moda no aparelho

Cores de aparelho da moda: se inspire e veja 4 tendências!

Na ortodontia, os aparelhos dentários não são apenas ferramentas funcionais para correção de problemas dentários, mas também podem ser uma expressão de estilo e personalidade. 

Desde tons vibrantes que adicionam uma dose de diversão ao sorriso até opções mais discretas que harmonizam a estética bucal, as cores de aparelho refletem as tendências atuais e as preferências individuais dos pacientes. 

Neste texto, veremos algumas das cores de aparelho da moda, analisando como elas influenciam não apenas a estética do tratamento ortodôntico, mas também a autoexpressão dos pacientes!

Qual aparelho utiliza borrachinhas?

Os aparelhos ortodônticos são de tratamento usado para corrigir problemas de alinhamento e mordida dos dentes, como o diastema ou mordida aberta. 

Um dos tipos mais comuns de aparelho ortodôntico é o aparelho fixo, que são bráquetes colados nos dentes, ligados por fios metálicos que fazem pressão para movimentar os dentes aos poucos. 

As borrachinhas coloridas, também conhecidas como ligaduras elásticas ou anéis de borracha, são peças essenciais nesse tipo de aparelho.

Elas são pequenos elásticos de silicone que são colocados sobre os bráquetes dos aparelhos ortodônticos e servem para manter os fios de metal no lugar e aplicar a pressão necessária para movimentar os dentes. 

Além de ter essa função, as borrachinhas coloridas também oferecem aos pacientes a oportunidade de personalizar seus aparelhos, tornando o tratamento mais divertido e expressivo.

E com a grande variedade de cores disponíveis, os pacientes na maioria das vezes têm dificuldade de escolher uma cor e surge a pergunta: quais são as cores de aparelho da moda? 

Tendo desde tons sólidos até cores neon e até mesmo opções transparentes, existem muitas possibilidades. 

Por mais que o aparelho fixo tenha fins de saúde, ele tem grande peso na aparência física dos dentes, e em alguns casos pode causar autoestima baixa e outros problemas.

Mas podemos dizer que as borrachinhas coloridas são uma parte fundamental dos aparelhos ortodônticos fixos. 

Além de desempenharem um papel crucial na movimentação dos dentes, elas proporcionam aos pacientes a oportunidade de personalizar seus aparelhos e tornar o tratamento mais divertido e motivador.

Cores de aparelho menos usadas

dentista realizando manutenção de aparelho fixo

Ainda que a escolha da cor do aparelho seja pessoal e varie de acordo com as preferências de cada um, algumas cores são menos comuns em comparação com outras. 

E elas são:

  • Preto;
  • Marrom;
  • Cinza;
  • Branco.

Embora o preto seja uma cor clássica e considerada elegante em muitos casos, é menos comum em aparelhos ortodônticos. 

Isso porque o preto pode parecer muito contrastante com a cor natural dos dentes e por ser o oposto da cor dos dentes pode não ser a preferência de muitos pacientes.

Próximo ao preto, o marrom é outra cor menos comum para aparelhos ortodônticos. Apesar de ser uma cor terrosa e natural, pode não ser escolhida com frequência devido à falta de destaque em relação aos dentes.

E também por ser uma cor que na maioria das vezes é associada a sujeira ou manchas.

O cinza é uma cor neutra que pode não ser a primeira escolha para muitos pacientes que desejam adicionar um toque de cor ao seu sorriso.

No caso do branco os pacientes optam por não escolhê-lo pois pode apresentar manchas rapidamente devido a coloração de alimentos que são ingeridos diariamente, fazendo com que pareça estar sujo.

E também pode destacar problemas como a fluorose dental!

Mas lembre-se que a escolha da cor do aparelho é muito pessoal, e algumas pessoas podem preferir cores menos comuns por várias razões estéticas ou pessoais. 

O mais importante neste caso é que o paciente se sinta confortável e satisfeito com sua escolha de cor durante o tratamento ortodôntico! Abaixo veremos quais são as cores de aparelho da moda e as mais usadas!

Cores de aparelho da moda

mulher utilizando aparelho fixo metal

Seguindo a mesma linha das menos usadas, as cores de aparelhos da moda também variam de acordo com a preferência pessoal de cada paciente, mas algumas cores são mais usadas que outras.

Veja agora quais são as cores de aparelho da moda e as mais usadas e se inspire para sua próxima manutenção ortodôntica!

  • Azul claro;
  • Rosa;
  • Verde menta;
  • Lilás.

Tons suaves de azul claro são bastante populares entre os pacientes de ortodontia. Essa cor transmite calma e tranquilidade, além de ser agradável aos olhos e não contrastar tanto com o branco dos dentes.

Rosa é uma cor versátil e muito apreciada entre os pacientes de todas as idades. Tons de rosa claro, médio ou vibrante são comuns entre aqueles que desejam adicionar um pouco de cor ao seu sorriso.

O verde menta é uma cor refrescante e moderna que vem ganhando popularidade nos últimos tempos. Essa tonalidade suave de verde é uma escolha atraente para muitas pessoas.

O lilás é uma cor que transmite criatividade e individualidade. Tons suaves de roxo são frequentemente escolhidos por pacientes que desejam uma opção de cor única e elegante.

E aí? Conseguiu se decidir entre qual cor escolher para sua próxima manutenção ortodôntica?

Também queremos saber se você tem cuidado bem de seu aparelho. Se tem dúvidas sobre cuidados, continue a leitura e saiba mais!

Como cuidar do aparelho dentário

mulher sorrindo apontando para seu aparelho nos dentes

Cuidar do aparelho dentário é muito importante para garantir que o tratamento ortodôntico seja eficaz e que seus dentes e gengivas estejam saudáveis durante todo o processo. 

Abaixo, separamos algumas dicas para que você mantenha seu sorriso saudável durante todo o período de tratamento ortodôntico! 

Higienização bucal adequada

Escove os dentes após cada refeição e antes de dormir, utilizando uma escova de cerdas macias e um creme dental com flúor. 

Garanta que você escovou, de forma cuidadosamente, ao redor dos bráquetes e fios do aparelho, removendo restos de alimentos e placa bacteriana.

Use fio dental diariamente

O uso do fio dental é essencial para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos que podem se acumular entre os dentes e ao redor dos bráquetes.

Por isso, use um passa fio dental ou um fio dental especial para aparelhos ortodônticos para facilitar a limpeza.

Enxágue bucal

Use um enxaguante bucal sem álcool para ajudar na redução da placa bacteriana e refrescar o hálito. Você pode escolher um enxaguante bucal que seja compatível com o seu aparelho ortodôntico.

Evite hábitos prejudiciais

Alimentos duros, como balas e pipoca, podem danificar os bráquetes e os fios do aparelho. Além disso, alimentos pegajosos, como chiclete e caramelo, podem ficar presos no aparelho e aumentar o risco de cáries e problemas dentários.

Também evite roer unhas, morder objetos duros ou mastigar gelo, pois esses hábitos podem danificar o aparelho dentário e comprometer o sucesso do tratamento ortodôntico.

Use a cera ortodôntica

Em alguns casos pode acontecer nos primeiros meses ou nos primeiros dias após a manutenção do aparelho que fique algum fio solto ou o aparelho cause desconforto na boca.

Por isso é recomendado que se utilize a cera ortodôntica fornecida pelo dentista para que o incômodo seja aliviado.

Siga as orientações do ortodontista

É importante comparecer às consultas de acompanhamento regularmente e seguir as instruções do ortodontista. Eles irão te orientar sobre como cuidar do seu aparelho e ajustar o tratamento conforme necessário.

Seguindo essas dicas e mantendo uma boa rotina de cuidados bucais, você pode garantir que seu aparelho dentário permaneça limpo, funcione adequadamente e ajude a alcançar o sorriso desejado!

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a sua saúde bucal e prevenir problemas, como o dente inflamado e outros.

Além disso, por meio das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista tenha acesso aos procedimentos odontológicos já realizados e a possíveis tratamentos para garantir a sua saúde bucal.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *