modelo de contenção de aparelho sobre fundo branco

Contenção de aparelho: para que serve, tipos e como higienizar

A contenção de aparelho é um tipo de aparelho que é utilizado após o término do tratamento com aparelhos ortodônticos.

Neste artigo falaremos mais a respeito do contenção de aparelho, confira:

O que é contenção de aparelho?

A contenção de aparelho consiste em um aparelho que é utilizado após a remoção do aparelho ortodôntico. Ele pode ser confeccionado de diferentes maneiras, porém todas possuem o mesmo objetivo, que é o de manter os dentes em seus devidos lugares, evitando que o progresso obtido durante o tratamento ortodôntico seja perdido.

Desse modo, a contenção de aparelho é a parte final do tratamento ortodôntico que é utilizado após a remoção do aparelho ortodôntico.

Para que serve o aparelho de contenção?

Assim como dito anteriormente, a contenção de aparelho é utilizado após o término do tratamento ortodôntico.

Seu uso se faz necessário devido ao fato de que os dentes possuem uma tendência natural de retornar ao seu local de origem.

Isso faz com que após a remoção do aparelho eles tentem retornar para sua posição original, o que por sua vez atrapalharia o resultado do tratamento ortodôntico.

Dessa forma, a contenção de aparelho é utilizado justamente com o objetivo de manter os dentes em seu devido lugar após o término do tratamento.

Portanto, ele não é utilizado com o intuito de realizar mudanças, mas sim para garantir que os dentes permaneçam em seu lugar após o tratamento ortodôntico.

Sendo assim, após o término do tratamento com o aparelho ortodôntico é necessário utilizar a contenção de aparelho por um determinado tempo para garantir que o resultado do tratamento seja mantido.

Quais são os tipos de contenção de aparelho?

A contenção de aparelho é um tipo de aparelho que é utilizado para garantir que o resultado do tratamento ortodôntico seja mantido.

Porém, apesar de possuir uma única função, existem alguns tipos de contenção de aparelho que possuem diferentes características.

Sendo assim, é possível encontrar esse aparelho em diferentes modelos, porém, apesar de serem modelos diferentes, todos possuem o mesmo propósito, que é manter os dentes em seu devido lugar.

Dessa forma, confira quais são os principais tipos de contenção de aparelho e suas diferenças:

  • Aparelho de contenção móvel
  • Aparelho de contenção fixa
  • Contenção estética

mulher colocando aparelho de contenção móvel

1. Aparelho de contenção móvel

A contenção móvel, assim como o nome sugere, é um aparelho de contenção que pode ser removido da boca a qualquer momento.

Seu modelo convencional é constituído por uma parte confeccionada de acrílico que fica posicionada no céu da boca e um fio metálico que passa na frente dos dentes.

Dessa forma, esse conjunto de estruturas conseguem manter os dentes em seu devido lugar após o fim do tratamento ortodôntico.

Além do modelo convencional, a contenção de aparelho móvel também pode ser encontrada em modelos estéticos.

modelo de contenção fixa sobre fundo roxo

2. Aparelho de contenção fixa

A contenção fixa, assim como as demais, é um aparelho que possui a função de manter os dentes nos devidos lugares após o término do tratamento ortodôntico.

A contenção fixa é um tipo de aparelho que consiste em um pequeno fio metálico que fica preso atrás dos dentes.

Ela pode ser utilizada tanto nos dentes superiores quanto nos inferiores e pode ser encontrada em dois modelos, a contenção fixa reta e a ondulada.

A contenção reta consiste em um fio metálico reto que fica preso atrás dos dentes. Dessa forma, por ser pequena, ela não acumula muitas partículas em sua estrutura, porém o fato de ser reta pode acabar dificultando o uso do fio dental.

Já a contenção ondulada consiste num fio metálico ondulado que é posicionado atrás dos dentes. Suas ondulações são feitas para possibilitar o uso do fio dental nesses dentes.

Sendo assim, essas ondulações possuem o objetivo de fazer com que essa contenção seja mais higiênica, visto que possibilita a limpeza dela, porém, o fato de utilizar mais material em sua confecção faz com que ela retenha mais partículas em sua estrutura.

Portanto, apesar de seu nome sugerir que ela seja mais higiênica que a reta pelo fato de ela possibilitar o uso do fio dental, o fato de sua estrutura reter mais partículas acaba fazendo com que ela não seja tão higiênica assim.

Apesar de não serem chamadas de contenção estética, as contenções fixas são modelos que possuem uma ótima estética, visto que elas ficam atrás dos dentes.

contenção estética

3. Contenção estética

As contenções estéticas também são modelos de contenção que assim como as demais são utilizadas para manter os dentes em seu devido lugar após o término do tratamento ortodôntico.

Elas possuem esse nome devido ao fato de serem confeccionadas com o objetivo de oferecer ao paciente um tratamento mais discreto.

Dessa forma, as contenções estéticas podem ser confeccionadas de duas maneiras diferentes, sendo uma semelhante a contenção móvel convencional, porém a parte frontal do fio metálico é substituído por outro material translúcido para garantir que ela seja mais discreta.

Já o outro modelo de contenção estética consiste em um aparelho semelhante aos alinhadores invisíveis, sendo assim, ela consiste em uma placa de acrílico que possui o formato dos dentes, dessa forma elas conseguem se camuflar muito bem entre os dentes.

Logo as contenções estéticas são utilizadas com o objetivo de manter os dentes em seus devidos lugares, mas sem prejudicar a estética do paciente.

Como limpar a contenção de aparelho?

A contenção de aparelho pode ser removível ou fixa, porém, no caso da contenção fixa os cuidados de higienização devem ser os mesmos que temos naturalmente, que é escovar bem os dentes e utilizar o fio dental da maneira correta.

Porém, devido ao fato de a contenção fixa ser uma estrutura a mais na boca, é importante ter mais atenção na hora da higienização.

Dessa forma é possível evitar o surgimento de complicações derivadas do acúmulo de partículas e bactérias na contenção.

Portanto, visto que a contenção móvel possui diferentes formas de higienização, confira como limpar a contenção de aparelho:

Remova a contenção para se alimentar

Apesar de não ser uma forma de limpar a contenção, essa é uma das principais recomendações quando se trata da higienização das contenções.

Dessa forma, o paciente consegue evitar que partículas de alimentos se acumulem na estrutura da contenção, garantindo que ela fique limpa.

Além disso, é de extrema importância que o paciente realize a higienização bucal antes de colocar a contenção na boca novamente.

Desse modo, a contenção se manterá livre de bactérias e partículas de alimentos, contribuindo para que não surja nenhuma complicação derivada do acúmulo de alimentos nela.

Não utilize água fervente para higienizar a contenção

Na hora de higienizar a contenção é importante que o paciente não utilize água fervente. Isso se deve ao fato de que a água fervente pode acabar danificando a estrutura do aparelho.

Guarde-o no local adequado

Quando remover o aparelho, é importante que o paciente armazene-o no local adequado. Sendo assim, é importante que o paciente guarde o aparelho em sua própria caixinha.

Dessa forma, é possível assegurar-se que a contenção de aparelho não será danificada e assim é possível estender sua vida útil.

Além disso, na hora de armazená-la em seu estojo, o paciente deve higienizá-la antes de guardá-la no estojo.

Isso se deve ao fato de que na própria boca do paciente existem bactérias, portanto, é importante higienizá-la antes de armazená-la em seu estojo para livrá-la dessas bactérias.

Limpe-a da maneira correta

Na hora de higienizar a contenção de aparelho, o paciente não deve utilizar creme dental para realizar sua limpeza.

Portanto, para a higienização da contenção o paciente deve utilizar somente água ou sabão neutro utilizando uma escova de dentes macia para não danificar sua estrutura.

Coloque-a de molho

Para complementar a higienização da contenção, o paciente deve deixá-la de molho em uma solução para próteses ou em enxaguante bucal sem álcool.

Dessa forma é possível garantir que as bactérias que não saíram durante a escovação possam ser removidas.

LEIA TAMBÉM: Conheça o que é aparelho móvel, seus tipos e para que serve

Realize seu tratamento odontológico em uma clínica de confiança

Na hora de realizar seu tratamento odontológico é importante escolher uma clínica de confiança, visto que é ela quem fornecerá todo o tratamento.

Além disso, também é importante que a clínica possua bons profissionais, visto que o resultado do tratamento depende da capacidade do profissional.

Sendo assim, a OralDents é capaz de lhe proporcionar um tratamento com uma ótima estrutura e com ótimos profissionais.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *