paciente idoso em uma consulta odontológica

Consulta odontológica: veja para que serve e os benefícios!

A consulta odontológica diz respeito à visita do paciente ao consultório odontológico, seja para realizar um procedimento ou para uma avaliação da saúde bucal.

Sendo assim, para saber mais a respeito dela, continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é uma consulta odontológica?

A consulta odontológica diz respeito à visita a um consultório odontológico para que o dentista possa fazer uma avaliação da saúde bucal do paciente ou realizar algum procedimento.

Ela é fundamental para que o paciente possa manter uma boa saúde bucal, pois nela o profissional irá avaliar o estado de sua saúde bucal e passar orientações a respeito de cuidados com a higiene bucal que podem ser melhorados.

A consulta também garante a possibilidade de relatar ao profissional qualquer sintoma anormal que esteja sentindo, como dor de dente ou afins.

O uso do aparelho ortodôntico também exige que o paciente realize visitas regulares ao consultório do odontológico.

Isto se deve ao fato de que o uso do aparelho exige a realização de manutenções mensais que são feitas para ajustar o aparelho e garantir que ele possa continuar movimentando os dentes para o local correto.

paciente jovem realizando uma consulta odontológica

Por que é importante realizar uma consulta odontológica?

A consulta odontológica consiste em uma visita ao consultório odontológico que garante ao profissional a oportunidade de avaliar toda a cavidade bucal do paciente e verificar se há algum problema ou indicar cuidados de higiene bucal que podem ser melhorados.

Sendo assim, ela garante que o profissional possa identificar e tratar quaisquer complicações que podem afetar a boca do paciente.

Logo, a consulta odontológica é fundamental para que o paciente possa manter sua saúde bucal em dia, evitando e tratando problemas odontológicos.

Além disso, elas também garantem que o profissional possa identificar má oclusões, assegurando-se que elas possam ser tratadas, seja por meio do uso do aparelho ortodôntico ou cirurgias.

Qual deve ser a frequência?

A consulta odontológica, também conhecida como visita ao dentista, diz respeito a ida do paciente a um profissional.

Por meio desta visita é possível identificar diversos tipos de problemas garantindo que ele possa tratá-lo se desejar.

Sendo assim, para garantir que está tudo bem com a saúde bucal é importante que o paciente realize esta visita num período de 6 em 6 meses, ou seja, 2 vezes ao ano.

Nos casos onde o paciente utiliza aparelho, as visitas para efetuar as manutenções devem ser feitas mensalmente, já a consulta odontológica regular deve ser realizada de 3 em 3 meses devido ao fato de o paciente utilizar o aparelho ortodôntico.

paciente infantil finalizando uma consulta odontológica

Benefícios da consulta odontológica regular

Assim como foi dito anteriormente, esta visita regular ao consultório odontológico garante diversos benefícios ao paciente.

Sendo assim, confira quais são os seus principais benefícios:

Prevenção de problemas bucais

As consultas odontológicas regulares garantem diversos benefícios ao paciente, e dentre eles estão a prevenção de problemas, como cáries e inflamações gengivais.

Isto se deve ao fato de que nestas visitas são realizadas procedimentos como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e garantem que sejam removidas todas as camadas de bactérias sobre os dentes.

Logo, esta remoção evita que elas permaneçam sobre os dentes e assim evitam o aparecimento de complicações resultantes deste acúmulo.

Além disso, elas permitem que o profissional possa avaliar os cuidados de higiene bucal do paciente e indicar maneiras de melhorar a higienização bucal realizada em casa, auxiliando na prevenção destes problemas.

Identificação de problemas logo em seu início

Os problemas bucais geralmente aparecem juntamente com sintomas como dor ou incômodos nos dentes ou na gengiva.

Por se tratarem de sintomas que estão relacionados a diversos problemas é difícil dizer qual a causa, no entanto, o profissional pode avaliar e descobrir sua causa.

Desta forma é possível tratar complicações logo em seu início, prevenindo que elas evoluem e se tornem mais complexas e mais difíceis de se resolver.

Manutenção de um belo sorriso

As visitas regulares ao dentista possibilitam que o profissional realize a profilaxia dos dentes, removendo tártaros e a placa bacteriana, removendo assim complicações que podem interferir na aparência dos dentes.

Além disso, elas também permitem que o profissional possa identificar e recomendar o tratamento de má oclusões para o paciente, garantindo que ele mantenha seus dentes alinhados.

Quais são os procedimentos realizados em uma consulta odontológica?

A consulta odontológica permite que, além da avaliação odontológica, o profissional possa realizar os mais diversos tipos de tratamentos.

Sendo assim, confira quais são os principais tipos de procedimentos realizados durante a visita ao dentista:

Profilaxia

A profilaxia dental consiste na higienização dos dentes efetuada por um profissional, o que garante que ela seja feita da forma correta, removendo toda a placa bacteriana e tártaro da superfície dos dentes.

Sua realização inicia-se com uma avaliação da cavidade oral do paciente, onde o profissional irá procurar por indícios de tártaro nos dentes do paciente.

Caso ele identifique-o, inicia-se o processo de raspagem de tártaro, que pode ser feito utilizando o dispositivo ultrassônico ou a cureta manual.

Em seguida é feita a higienização dos dentes com um jato de água com bicarbonato seguida da passagem do fio dental para higienizar por completo os dentes.

Esse procedimento é importante pois ele previne cáries, inflamações gengivais e o mau hálito, assim como auxilia a manter uma boa aparência dos dentes por remover o tártaro e a placa bacteriana.

Extração de siso

A extração de siso consiste no procedimento realizado para remover cirurgicamente os terceiros molares do paciente.

Geralmente este procedimento é realizado com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações que podem aparecer com o seu nascimento.

A realização do procedimento é feita quando o siso do paciente começa a nascer, o que ocorre entre os 17 e 24 anos e tende a provocar o surgimento de alguns sintomas como a dor de dente e a febre.

Tratamento de canal

O tratamento de canal consiste em um procedimento endodôntico que é realizado quando a polpa do dente se encontra comprometida, o que geralmente ocorre devido a uma cárie profunda ou alguma fratura que tenha comprometido a integridade do dente.

Este procedimento consiste na retirada da polpa dentária comprometida, seguida  de uma limpeza na cavidade pulpar do paciente.

Logo após é feita uma obturação, que é o procedimento responsável por preencher a câmara pulpar e prevenir reincidências.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode relatar ao profissional suas queixas de dor de dente para que elas possam ser analisadas e tratadas da maneira correta.

Também é importante lembrar que os remédios caseiros para dor de dente só devem ser utilizados durante o período que precede a consulta, visto que somente um profissional pode avaliar e receitar o tratamento adequado para a dor de dente.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *