como usar fio dental

Como usar fio dental? Confira a maneira correta de usá-lo

O uso do fio dental, assim como a escovação dos dentes, é uma peça fundamental na higiene bucal diária e auxilia a prevenir diversos problemas de saúde bucal.

Confira mais a respeito do que é e como usar o fio dental no artigo abaixo:

O que é fio dental?

O fio dental é um dos utensílios utilizados na higienização bucal que, assim como a escova de dentes, é fundamental para realizar a higiene bucal.

Ele consiste em um fio que pode ser composto por um único fio mais grosso, semelhante a uma fita, ou vários fios mais finos, chamado de multifilamento.

Apesar de serem confeccionados de formas diferentes, ambos possuem a mesma função, que é a de higienizar o espaço entre os dentes.

Para que serve o fio dental?

O uso do fio dental é responsável por higienizar o espaço entre os dentes onde a escova não alcança, o que faz com que ele seja fundamental para remover as partículas de alimentos que ficam presas entre os dentes.

Dessa forma, por ser responsável por remover as partículas de alimentos do espaço entre os dentes, prevenindo assim o surgimento de complicações como o tártaro, a gengivite e as cáries interdentais.

Logo, o uso do fio dental é tão importante quanto o uso da escova de dentes para a manutenção de uma boa higiene bucal.

como usar fio dental corretamente

Como usar fio dental corretamente?

Apesar de parecer algo complexo para algumas pessoas, o uso do fio dental é uma tarefa bem simples de ser realizada. Sendo assim, confira como usar o fio dental corretamente:

  1. Corte um pedaço de fio dental com um tamanho aproximado de 30 cm à 40 cm;
  2. Enrole uma ponta no dedo médio de uma mão e a outra ponta no dedo médio da outra mão, deixando um espaço livre no meio;
  3. Segure o espaço que sobrou com o polegar e o indicador de cada mão deixando o meio do fio livre;
  4. A seguir insira o fio dental no espaço entre os dentes fazendo leves movimentos para frente e para trás para facilitar sua inserção entre os dentes;
  5. O fio dental deve ser inserido até um pouco depois da papila interdental, que é o pedaço de gengiva que fica entre os dentes;
  6. Solte mais um pequeno pedaço de um dedo e enrole no outro, e insira novamente no espaço entre outro dente e repita o procedimento até ter higienizado todos os espaços de uma arcada;
  7. Em seguida, retorne ao passo 1 e refaça todo o procedimento na outra arcada.

É importante lembrar que é importante evitar utilizar muita força para evitar problemas como feridas na gengiva e sangramentos.

Também é importante que o uso do fio dental pelas crianças seja acompanhado pelos adultos devido ao fato de não possuírem uma coordenação motora fina muito desenvolvida.

Logo, deve-se acompanhá-la durante o uso até que completem aproximadamente 8 ou 9 anos, pois nessa fase elas já se encontram um pouco mais independentes e com uma coordenação motora fina mais desenvolvida.

Como usar fio dental com aparelho?

O uso do fio dental com aparelho exige um cuidado maior em relação ao utilizá-lo devido ao fato de possuir peças que podem atrapalhar seu uso.

Para usar o fio dental com aparelho é importante que o paciente utilize uma fita dental, que é mais rígida e contribui para a inserção no espaço entre os dentes e o fio ortodôntico, ou um passa fio, que é semelhante a uma agulha de plástico para ajudar na inserção entre o dente e o fio ortodôntico.

Dessa forma, a forma de usar o fio dental se torna um pouco diferente. Sendo assim, confira como usar fio dental com aparelho:

  • Com o uso de uma fita dental ou um passa fio, insira o fio dental no espaço entre o dente e o fio ortodôntico;
  • Segure cada ponta com o polegar e o indicador de cada mão;
  • Em seguida, utilizando leves movimentos para frente e para trás, insira o fio dental no espaço entre os dentes até um pouco depois da papila interdental;
  • Repita o processo em todos os dentes.

É importante trocar o pedaço de fio dental utilizado após repetir o processo em alguns dentes para que a higienização seja feita da maneira correta.

Também é importante que o paciente não utilize muita força para não causar problemas na gengiva e o uso do fio dental pelas crianças deve ser feito pelos pais até por volta dos 9 anos.

Utilizá-lo antes ou depois de escovar os dentes?

A ordem em que realizamos a higienização dos dentes, seja fio dental seguido da escovação ou a escovação seguida do fio dental, não faz diferença visto que o importante é utilizá-lo.

Dessa forma, cabe ao paciente escolher quando prefere utilizá-lo, visto que de qualquer um dos jeitos ele será capaz de efetuar sua função de higienizar o espaço entre os dentes.

Faça visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são muito importantes para manter a saúde bucal em dia visto que por meio delas é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes, e fazer check-ups.

Por meio desses check-ups é possível fazer o acompanhamento da saúde bucal e identificar problemas de saúde bucal precocemente.

Dessa forma é possível tratá-las antes que se tornem complicações mais severas e compliquem seu tratamento.

Sendo assim, é importante realizar essas visitas em uma clínica de confiança que possuam profissionais e equipamentos de alta qualidade prontos para atendê-lo da melhor forma.

Portanto, na hora de realizar suas visitas regulares você pode contar com a OralDents. Aqui você encontra ótimos profissionais e uma clínica que conta com ótimos equipamentos.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *