como tirar dente de leite

Saiba como tirar dente de leite da maneira correta e mais!

Os dentes de leite são os dentes provisórios que possuímos na boca que com o passar do tempo eles serão trocados por outros permanentes.

Na época em que ocorre sua troca é comum que hajam algumas dúvidas sobre como tirar dente de leite, especialmente quando eles não amolecem.

Sendo assim, confira mais em nosso artigo sobre como tirar dente de leite:

O que são os dentes de leite?

Os dentes de leite, também conhecidos como dentes decíduos, são os primeiros dentes a nascer na boca do paciente e permanecem nela por um tempo definido.

Geralmente eles começam a nascer a partir dos 6 meses de vida da criança e terminam de nascer por volta dos 3 anos de idade, o que pode variar de uma criança para outra.

Ao total são 20 dentes de leite que surgem na boca da criança e eles geralmente são menores que os dentes permanentes, o que se deve ao fato de elas possuírem uma arcada dentária menor.

O fato de serem os primeiros dentes a surgir da boca da criança, faz com que seja por meio deles que a criança irá aprender os cuidados de higiene que manterá ao longo da vida.

Portanto, é importante levá-los para uma consulta num profissional especializado em odontopediatria para que possa ser explicado todo o cuidado que deve ter com os dentes de uma maneira lúdica que a criança possa entender e também realizar o acompanhamento necessário.

Dessa forma é possível garantir que a criança irá aprender os devidos cuidados que deve-se ter com os dentes, o que irá garantir que ela mantenha esses bons cuidados durante toda a vida.

Quando os dentes de leite caem?

Os dentes de leite são dentes temporários, portanto eles nascem para ficar na boca apenas por um determinado período de tempo.

Dessa forma, os dentes decíduos são dentes menores que atuam de forma temporária na arcada dentária contribuindo para que a criança possa mastigar e falar.

Eles começam a ser trocados por volta dos 6 anos de idade e sua substituição tende a se finalizar por volta dos 12 anos, quando o último pré-molar irá cair.

Quando o dente da criança começa a amolecer demora cerca de um mês até que o dente caia por completo.

Como tirar dente de leite da maneira correta

Como tirar dente de leite da maneira correta?

Assim como dito anteriormente, os dentes começam a ser trocados por volta dos 6 anos de idade e demoram, em média, um mês para se desprenderem completamente da gengiva.

O processo de queda começa com o amolecimento dos dentes, que ocorre por conta da absorção da raiz, e vai acontecendo progressivamente até que o dente se desprenda totalmente da gengiva.

Geralmente esse período tende a causar bastante ansiedade tanto nos pais quanto nas crianças, o que por vezes pode levar a extração do dente antes da hora adequada.

Por esse motivo é importante realizar o acompanhamento com um odontopediatra, visto que ele pode avaliar a queda do dente e identificar se há algum problema com ela.

Normalmente a queda ocorre de forma natural, sem que seja necessário forçá-la, e também, através da queda natural, é possível evitar o surgimento de complicações

O ideal é que os pais incentivem as crianças a irem estimulando a queda dos dentes através da movimentação do dente mole com a língua.

Dessa forma, é possível garantir que a queda ocorra de forma natural, além de tornar o processo mais simples e fácil.

Utilizando-se desse método, grande parte das vezes os dentes de leite tendem a cair sem esforço, porém, quando eles se encontram quase soltos e não se soltarem, os pais podem puxá-los para finalizar o processo.

No entanto, é importante que eles estejam com as mãos higienizadas e utilizem uma gaze limpa para remover o dente.

Após a remoção é comum que haja um pequeno sangramento e para interrompê-lo pode-se pressionar o local com a própria gaze.

Quando não devemos tirar o dente de leite?

É muito importante que a queda do dente de leite não seja forçada, portanto, a menos que o dente esteja quase se soltando, não é recomendado removê-lo de forma alguma.

Isso se deve ao fato de que quando o dente ainda não se encontra preparado para cair, sua raiz ainda se encontra presente.

Logo, ao removê-lo antes da hora as chances de acontecer alguma complicação é muito maior do que seria caso ele caísse da forma correta.

O que fazer quando o dente de leite não cai?

É importante que a criança inicie o acompanhamento com um odontopediatra desde cedo, pois assim ela terá todo o acompanhamento odontológico necessário durante sua infância.

Sendo assim, caso aconteça a retenção prolongada dos dentes, que é o nome dado a permanência por mais tempo que o ideal dos dentes de leite na arcada dentária, o profissional poderá realizar a intervenção necessária.

Portanto, a extração forçada só é recomendada em casos de retenção prolongada diagnosticada por um dentista e também só deve ser realizada por um dentista.

LEIA TAMBÉM: Como amolecer dente de leite mais rápido? Aprenda aqui!

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

As visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *