homem com as mãos no pescoço procurando opções de como melhorar dor de garganta

Quer saber como melhorar dor de garganta? Veja aqui 6 dicas!

Como melhorar dor de garganta? Essa é a pergunta mais frequente feita principalmente nos períodos de frio e clima úmido.

Melhorar a dor de garganta persistente pode envolver uma combinação de cuidados caseiros e, em alguns casos, a orientação de um profissional de saúde. 

A dor de garganta pode ser causada por diferentes fatores, sendo as infecções virais e bacterianas as principais causas.

Neste texto iremos tirar as principais dúvidas sobre: como melhorar a dor de garganta, como tirar a dor de garganta e como diminuir dor de garganta.

Mas antes precisamos entender suas causas, sintomas e prevenção!

O que causa a dor de garganta?

homem tossindo com sintomas de dor de garganta

Algumas das causas comuns incluem:

  • Infecções virais;
  • Infecções bacterianas;
  • Alergias;
  • Irritantes ambientais;
  • Refluxo gastroesofágico (DRGE);
  • Respiração bucal;
  • Amigdalite;
  • Lesões ou traumas;
  • Infecções por fungos.

É importante observar outros sintomas associados à dor de garganta, como febre, dificuldade para engolir, inchaço dos gânglios linfáticos ou manchas brancas nas amígdalas.

Caso a dor de garganta persista ou seja acompanhada por sintomas graves, é recomendável procurar a orientação de um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Dor de garganta: se previna!

mulher ensinando a filha lavar as mãos para prevenir dor de garganta

A prevenção contra a dor de garganta envolve práticas que visam reduzir o risco de infecções virais e bacterianas, além de minimizar a exposição a irritantes ambientais. 

A melhor solução é sempre a prevenção. Veja algumas dicas para prevenir a dor de garganta!

Lave as mãos regularmente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente após tossir, espirrar ou estar em locais públicos e evite contato próximo com pessoas que estejam doentes, especialmente se estiverem com infecções respiratórias.

Limpe superfícies frequentemente tocadas, como maçanetas, interruptores de luz e telefones, para reduzir a propagação de germes e evite compartilhar utensílios, copos, garrafas e outros objetos pessoais, principalmente durante surtos de doenças contagiosas.

Mantenha uma dieta equilibrada rica em nutrientes, o que fortalece o sistema imunológico. Beba bastante líquido para manter a garganta hidratada. A água é a melhor opção.

Certifique-se de receber as vacinas recomendadas, como a vacina contra a gripe, para prevenir infecções virais.

E nunca se esqueça dos cuidados bucais, pois uma boa higiene bucal, escovando os dentes e usando fio dental regularmente é essencial para se manter longe das doenças orais.

Como melhorar dor de garganta?

mulher feliz após tratar a dor de garganta

A dor de garganta pode ser o problema de muitas pessoas, principalmente durante as estações onde o clima fica mais úmido e frio. 

Mas melhorar a dor de garganta geralmente envolve tratamentos caseiros que aliviam os sintomas. Então descubra como melhorar dor de garganta rápido e como melhorar dor de garganta caseiro.

  1. Gargarejo com água salgada:
    Faça gargarejos com água morna e sal. Isso pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação.
  2. Chás de ervas:
    Chás de camomila, gengibre ou menta podem ser reconfortantes para a garganta.
  3. Mel e limão:
    Misture mel com suco de limão em água morna. Isso pode ajudar a suavizar a garganta.
  4. Pastilhas ou spray para garganta:
    Pastilhas para a garganta ou sprays podem proporcionar alívio temporário da dor.
  5. Evitar irritantes:
    Evite fumar e evite a exposição a fumaça de cigarro e outros irritantes do ar.
  6. Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs):
    Medicamentos como ibuprofeno podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação. Siga as orientações do médico.

Se a dor de garganta persistir por mais de alguns dias, piorar significativamente, ou se houver outros sintomas graves, é importante procurar a orientação de um profissional de saúde para um diagnóstico adequado e tratamento específico. 

LEIA TAMBÉM: Remédio para dor de garganta: qual a opção mais eficaz?

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a sua saúde bucal e prevenir doenças.

Além disso, por meio das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista tenha acesso aos procedimentos odontológicos já realizados e a possíveis tratamentos para garantir a sua saúde bucal.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *