tipo de prótese dentária ao lado de escova de dentes sobre fundo azulado

Confira aqui como limpar prótese dentária da maneira correta!

Neste artigo falaremos mais sobre o que é, os cuidados que demos ter e como limpar prótese dentária tanto fixa quanto removível.

Sendo assim, continue acompanhando o artigo para saber como higienizar prótese dentária:

Como limpar prótese dentária fixa?

A prótese dentária fixa não exige muitos cuidados adicionais para efetuar sua limpeza, visto que por se tratar de uma prótese fixa sua limpeza é semelhante a higienização convencional dos dentes. No entanto, é preciso escová-la diariamente, de forma convencional, contando com o auxílio de escovar interdentais, fio dental, jato pressurizado de água e enxaguante bucal sem álcool.

Sendo assim, para limpar a prótese dentária fixa é importante:

  1. Escovar os dentes convencionalmente;
  2. Utilizar escovas interdentais;
  3. Usar fio dental regularmente;
  4. Investir no jato pressurizado de água;
  5.  Finalizar com enxaguante bucal sem álcool.

1. Escovar os dentes convencionalmente

O ato de colocar uma prótese dentária permite que o sorriso do paciente se torne mais bonito, mas apenas isso não basta. Também é necessário escovar os dentes de maneira convencional, de modo a garantir mais saúde bucal.  Além disso, é necessário dar uma atenção especial a região dos implantes e onde as próteses são fixadas.

2. Utilizar escovas interdentais

As escovas interdentais nada mais são do que um tipo de escova feita para facilitar a vida de pacientes que possuem dificuldade em como limpar prótese dentária. Ou seja, ela funciona como um complemento da higienização bucal diária, já que isso acaba sendo mais difícil para quem possui próteses fixas ou implantes ou utiliza aparelho dentário.  Assim, torna-se possível retirar a placa bacteriana e os resíduos alimentares dos dentes, permitindo limpar a região entre a gengiva e a prótese de uma maneira melhor.

3. Usar fio dental regularmente 

Para quem quer saber como limpar prótese dentária fixa, indica-se não esquecer de passar fio dental regularmente nos dentes, o que otimiza o processo de limpeza bucal. Sem contar que, é importante se lembrar de dar uma atenção especial aos dentes pilares no caso das próteses parciais. 

4. Investir no jato pressurizado de água 

Além do uso do fio dental, o uso do jato pressurizado de água também ajuda a remover os resíduos alimentares que custam sair da boca. Até porque, são capazes de alcançar lugares onde até mesmo o fio dental não alcança, cuidando da saúde tanto da gengiva quanto dos dentes. Com isso, há como prevenir o surgimento de bactérias que comprometem o bom estado da saúde bucal.

5. Finalizar com enxaguante bucal sem álcool 

O enxaguante bucal é uma ótima opção para terminar as etapas de limpeza, porém, é importante que ele seja sem álcool. O enxaguante que possui álcool apresenta uma agressividade muito maior para a mucosa bucal.

Portanto, quando um paciente o utiliza, tende a sentir uma sensação de ardência ou notar suas gengivas e bochechas ressecadas. Logo, é fundamental finalizar o processo de como limpar prótese dentária sem se esquecer disso. É importante lembrar também que apesar de serem dentes artificiais, as próteses ainda acumulam partículas de alimentos e bactérias.

Desse modo, torna-se crucial cuidar da limpeza da prótese dentária para evitar o acúmulo de bactérias na prótese, pois isso pode levar ao desenvolvimento de uma gengivite ou afins.paciente limpando prótese dentária removível com auxílio de uma escova de dentes

Como limpar prótese dentária removível?

A prótese dentária removível já exige alguns cuidados adicionais devido ao fato de ela poder ser retirada da boca, o que oferece a possibilidade de higienizá-la de forma mais efetiva.

Apesar de se tratar de um dispositivo prático, é recomendado ter cuidado com sua higienização, visto que ela também pode acumular bactérias, o que pode acabar ocasionando na formação de placas bacterianas.

Essas placas por sua vez causam um déficit estético na prótese e podem acabar originando casos de gengivite. Portanto, veja como limpar prótese dentária removível da maneira correta:

  1. Escovar os dentes após as refeições;
  2. Utilizar uma escova com cerdas macias;
  3. Enxaguar a prótese com água fria ou morna;
  4. Higienizar os dentes remanescentes e gengivas.

1. Escovar os dentes após as refeições 

O ato de escovar os dentes depois de todas as refeições do dia é o principal caminho a ser seguido para a eficácia da limpeza de prótese dentária removível. Esse cuidado deve acontecer pelo menos três vezes ao dia, mas, é muito importante não se esquecer da higienização após comer. Com a adoção dessa prática, é possível retirar uma maior quantidade de resíduos alimentares que se instalam entre a prótese e a gengiva.

2. Utilizar uma escova com cerdas macias 

Os materiais da prótese removíveis apresentam uma maciez ainda mais alta do que os dentes naturais e, por essa razão, o paciente precisa ser ainda mais minucioso ao limpá-la. À vista disso, recomenda-se o uso de uma escova com cerdas macias, já que as cerdas médias ou duras tendem a prejudicar o bom estado do material.

Sem contar que, ela também previne a instalação de bactérias e fungos. Durante o processo de higienização, o uso do sabão neutro é indispensável. Ao final da limpeza, pode-se observar uma quantidade maior de impurezas removidas.

3. Enxaguar a prótese com água fria ou morna

O enxágue da prótese com água fria ou morna é feito para garantir que qualquer tipo de impureza agarrada nos dentes saiam de uma vez por todas, fazendo com que a limpeza da prótese seja satisfatória e eficaz. Durante essa etapa, é importante tomar cuidado para remover todo o sabão.

4. Higienizar os dentes remanescentes e gengivas

Por fim, higienizar os dentes remanescentes e as gengivas de maneira correta evitam a proliferação de bactérias, o que colabora para a manutenção da saúde bucal. Com todo esse cuidado, o paciente tende a ter sua autoestima cada vez mais aumentada em virtude de um sorriso bonito e livre de microrganismos ruins. Agora que você já sabe como limpar prótese dentária, basta colocar os cuidados em dia!

LEIA TAMBÉM: Saiba quanto custa uma prótese dentária aqui!

Cuidados que devemos ter com a prótese dentária

Se você é uma pessoa curiosa para saber como limpar prótese dentária, saiba que o uso desse dispositivo exige alguns cuidados para garantir que ela dure um período maior de tempo e seja mantida em um bom estado.

Sendo assim, confira quais são os principais cuidados que devemos ter com a prótese dentária:

  • Não utilizar água fervente para higienizar a prótese;
  • Não deixar a prótese dentária secar;
  • Ter cuidado ao manusear sua prótese dentária;
  • Não tente ajustar a prótese dentária por conta própria, caso a prótese esteja te incomodando ou machucando, procure seu dentista;
  • Cuidar da higiene oral e da prótese dentária;
  • As próteses removíveis devem ser retiradas na hora de dormir e armazenadas em um copo com água durante o período em que o paciente está dormindo.

Mas afinal, o que é prótese dentária?

Bom, ao longo do artigo, você aprendeu um pouco mais a respeito de como limpar prótese dentária? Mas, o que de fato ela é?

Em suma, se trata de um dispositivo protético que possui a função de repor os dentes perdidos do paciente por outros dentes protéticos.

Ela pode ser confeccionada para ser removível, podendo ser retirada a qualquer momento, ou fixa, sendo retirada apenas em consultório odontológico.

Além disso, ela também pode ser confeccionada em diferentes materiais, podendo até mesmo ser flexíveis. Sendo assim, confira mais sobre o que é prótese dentária aqui.

Por que escolher uma clínica com profissionais qualificados?

Depois de descobrir eficientemente como limpar prótese dentária, é muito importante escolher uma clínica que possua bons profissionais e equipamentos.

Isso se deve ao fato de que eles serão os profissionais responsáveis por realizar o acompanhamento e por confeccionar a prótese.

Sendo assim, um profissional qualificado sempre utilizará produtos de alta qualidade e orientará o paciente da melhor maneira a respeito de como proceder com o tratamento e de como limpar prótese dentária do modo correto.

Portanto, a OralDents te oferece a oportunidade de realizar seu tratamento odontológico com profissionais qualificados e prontos para lhe oferecer o melhor tratamento.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *