como funciona as lentes de contato dental

Como funciona as lentes de contato dental? Saiba mais aqui

Você sabe como funciona as lentes de contato dental?

Nesse artigo falaremos mais a respeito delas e de como elas funcionam, sendo assim, continue acompanhando para saber mais a respeito das lentes de contato dental:

Como funciona as lentes de contato dental?

As lentes de contato dental são finas películas que são fixadas sobre os dentes do paciente com o intuito de exercer uma função semelhante a uma capa para eles, fazendo com que eles possuam a tonalidade e forma desejadas.

Sua instalação sobre os dentes do paciente, é necessário realizar um desgaste deles, que é um procedimento irreversível, visto que a camada de esmalte dentário não se regenera.

Portanto, as lentes de contato dental funcionam como um capa protetora para os dentes, e também fornecem uma nova aparência aos dentes do paciente.

Sendo assim, sua principal função é conferir aos dentes uma estética mais agradável, visto que ela consegue corrigir pequenos problemas estéticos, como pequenos diastemas, desalinhamentos, manchas e também problemas de tonalidade.

Além disso, apesar de serem extremamente finas, as lentes de contato dental possuem uma ótima resistência e durabilidade, garantindo que ela dure por vários anos. Confira aqui quanto custa lente de contato dental.

O que é lente de contato dental?

A lente de contato dental é uma fina película de porcelana que é cimentada sobre os dentes com o intuito de oferecer uma nova aparência para os dentes.

Portanto, a lente de contato dental é um dispositivo protético que possui o objetivo de conferir aos dentes do paciente uma aparência mais padronizada e agradável.

Para sua fixação os dentes são desgastados de modo que a lente possa ser fixada sem a presença de ressaltos devido a espessura das lentes.

Desse modo, o desgaste necessário para sua instalação é responsável por remover parte da camada do esmalte, que é uma camada que não se regenera, e isso faz com que a fixação da lente de contato dental seja um procedimento irreversível.

Sendo assim, uma vez que o paciente decide utilizar a lente de contato dental não é possível retirá-la e voltar atrás no procedimento.

Para quê as lentes de contato dental são indicadas?

As lentes de contato dental podem ser úteis para diversos tipos de situações e cabe o dentista saber quando fazer o melhor uso desse tratamento. Portanto, uma devida consulta odontológica nunca deve ser dispensada. Tanto que, em algumas situações, o profissional pode encontrar outros tratamentos mais viáveis.

Mas, no geral, as lentes costumam ser indicadas nos casos de:

  • Dentes fraturados, desgastados e lascados
  • Manchas nos dentes
  • Espaços entre os dentes
  • Má formação

1. Dentes fraturados, desgastados e lascados 

A partir de um forte impacto, os dentes podem ficar fraturados, desgastados ou lascados. Dependendo da situação, a fratura pode não ser grave, como uma pequena trinca, difícil de ser detectada. No entanto, ela também pode provocar grandes problemas, em que o dente é até mesmo arrancado da região bucal ou fica frouxo durante a mastigação. 

2. Manchas nos dentes

O escurecimento dos dentes pode ser provocado por diversos fatores, como é o caso de processo de envelhecimento, traumas ou cuidados inadequados com a saúde bucal. As manchas podem ser brancas, amarelas, verdes, laranjas, marrons ou pretas. 

Um dos tratamentos disponíveis corresponde às lentes de contato dental. Contudo, somente o dentista é capaz de definir se essa opção é melhor do que o clareamento dental, portanto, fazer uma avaliação é fundamental. 

3. Espaços entre dentes

As lentes de contato dental também são indicadas para tratar o diastema, que corresponde ao espaço entre dois dentes que ficariam perto em condições normais. Contudo, vale lembrar que a opinião do dentista sempre deve ser levada em consideração, visto que podem haver outros tipos de procedimentos que mais se adequam à situação. 

4. Má formação

Um dos principais objetivos dos tratamentos com lentes de contato dental consiste em corrigir casos de má formação nos dentes. Contudo, também é importante que o paciente adote bons hábitos de higiene bucal, visando prevenir o surgimento de novas complicações.

Saiba tudo sobre o procedimento de lente de contato dental em nosso podcast completo:

Quanto tempo as lentes de contato dental duram?

As lentes de contato dental são conhecidas por serem um tratamento que dura por bastante tempo, o que se deve ao fato do material no qual as lentes de contato são confeccionadas.

Portanto, por mais que as lentes de contato dental pareçam ser muito frágeis, elas na verdade são muito resistentes e podem durar por anos.

Sendo assim, caso as lentes de contato dental sejam bem cuidadas e o paciente tenha bons cuidados de higiene bucal, elas podem durar até por 20 anos.

Porém é importante lembrar que apesar de elas durarem bastante tempo, ainda é necessário que o paciente realize as manutenções periódicas nas lentes de contato dental. Confira as diferenças das lentes de contato dental antes e depois.

cuidados que devemos ter com as lentes

Cuidados que devemos ter com as lentes

Após a instalação das lentes de contato dental é necessário que o paciente adote alguns cuidados para aumentar a durabilidade das lentes de contato dental. Sendo assim, após sua instalação é importante:

  • Ter uma boa higiene bucal;
  • Realizar bochecho com enxaguantes bucais como forma de complementar a higienização bucal;
  • Evitar consumir alimentos muitos ácidos;
  • Não realizar hábitos parafuncionais;
  • Evitar consumir cigarros;
  • Realizar visitas regulares ao dentista para fazer as manutenções das lentes de contato dental.

Desse modo, através desses cuidados o paciente consegue fazer com que suas lentes de contato dental durem por vários anos.

Portanto, para manter o bom estado das suas lentes de contato é importante que o paciente atente-se a todos esses cuidados.

LEIA TAMBÉM: Como funciona as lentes de contato dental? Saiba mais aqui

Por que escolher uma clínica de confiança para colocar suas lentes de contato dental?

Na hora de escolher uma clínica para instalar as lentes de contato dental é importante que o paciente opte por uma clínica que possua bons equipamentos e profissionais qualificados para oferecer o melhor atendimento possível.

Isso se deve ao fato de que apesar de a lente de contato dental ser um procedimento simples, quando executado da maneira correta pode gerar complicações, tais como infiltrações de cárie ou até mesmo o desgaste exagerado dos dentes.

Sendo assim, na hora de instalar sua lente de contato dental você pode contar com a OralDents visto que ela conta com bons equipamentos e profissionais qualificados para lhe oferecer o melhor atendimento possível.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *