como é feito o implante dentário

Você sabe como é feito o implante dentário? Confira aqui!

Você sabe como é feito o implante dentário?

Neste artigo falaremos sobre como é feito o implante dentário além de oferecer maiores informações a respeito dele. Confira:

O que é implante dentário?

O implante dentário é um tipo de dispositivo que é fixado no osso periodontal do paciente e possui a função de agir como uma raiz de dente artificial para futuras próteses.

Ele é fixado através de um procedimento cirúrgico que exige que o paciente aguarde um período de osseointegração para realizar a instalação da prótese dentária.

O implante pode ser confeccionado de titânio e de zircônia que são materiais que possuem uma alta biocompatibilidade, ou seja, possuem um risco muito baixo de rejeição.

Além disso, esses materiais não são corrosivos, portanto mesmo estando em contato constante com o ambiente úmido da boca ele não enferruje.

Para quem o implante dentário é indicado?

O implante dentário é um dispositivo utilizado quando o paciente perdeu os dentes. Portanto, seu principal uso é para servir como método de fixação para próteses.

Ou seja, ele é utilizado como suporte para futuras próteses com o objetivo de garantir maior estabilidade para as próteses.

Sendo assim, ele é indicado quando o paciente perdeu um ou mais dentes e deseja fazer o uso de próteses que são fixadas sobre implantes.

Esse tipo de prótese possui a vantagem de apresentar uma maior estabilidade durante seu uso, desse modo, elas garantem que o paciente possa conversar e mastigar com mais confiança.

Portanto o implante dentário é indicado para todos os pacientes que perderam seus dentes e desejam substituí-los por próteses fixadas sobre implantes. Confira aqui se o implante dentário dói.

como é feito implante dentário

Como é feito o implante dentário?

A instalação do implante dentário consiste no processo realizado para inserir o implante no osso periodontal, de modo que ele haja como um substituto para as raízes dos dentes.

Portanto, esse procedimento é realizado apenas quando o paciente sofreu perda dentária e deseja repor os dentes com próteses fixadas sobre implante.

O procedimento começa com o dentista solicitando ao paciente os exames necessários para avaliar se ele pode ou não receber o implante.

Após a avaliação dos exames e a constatação de que o paciente pode receber os implantes, o profissional irá recomendar que o paciente tome antibióticos e anti-inflamatórios antes da realização do procedimento para evitar complicações.

Já a cirurgia é realizada da seguinte forma, o dentista aplica uma anestesia local para que o paciente não sinta dor durante o procedimento.

Em seguida, ele realiza uma incisão na gengiva para ter acesso ao osso periodontal e realizar a perfuração para inserir o pino do implante.

A seguir é colocada uma tampa de proteção e realizada a sutura, e assim termina o procedimento. Passados alguns dias o paciente retorna para a remoção dos pontos.

Porém, para a instalação da prótese é necessário aguardar um período de 3 a 6 meses, que é o tempo necessário para a osseointegração. Confira aqui qual o valor do implante dentário.

Cuidados pós implantação

O pós-operatório é uma etapa tão importante quanto a cirurgia de implantação, visto que através dos cuidados após a operação o paciente consegue evitar o surgimento de complicações que podem comprometer todo o implante dentário.

Sendo assim, após o procedimento o paciente deve:

  • Tomar a medicação prescrita pelo profissional;
  • Utilizar compressas frias para reduzir o inchaço e a dor;
  • Evitar mastigar do lado operado;
  • Evitar alimentos duros e ácidos, além bebidas alcoólicas e o consumo de cigarros;
  • Ter atenção na hora de higienizar a boca para evitar a abertura dos pontos ou o surgimento de feridas;
  • Higienizar bem a cavidade bucal para evitar o acúmulo de bactérias.

Como decidir qual a melhor clínica para se instalar o implante dentário?

Para saber qual a melhor clínica para se instalar o implante dentário é necessário levar em consideração alguns fatores, tais como a experiência do profissional que irá realizar o procedimento e a estrutura da clínica em questão.

Sendo assim, uma boa clínica para realizar a instalação do implante dentário possui todas essas características. Logo, a OralDents consegue oferecer toda a estrutura necessária para a instalação de seu implante.

Ela também conta com profissionais extremamente capacitados para garantir o melhor atendimento possível e esclarecer todas as suas dúvidas a respeito do procedimento.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *