como conseguir dormir com dor de dente

Como conseguir dormir com dor de dente: veja algumas dicas!

A dor de dente é um sintoma bastante incômodo que pode ser gerado por várias condições que afetam a saúde bucal.

Neste artigo você irá conferir mais a respeito de como conseguir dormir com dor de dente:

Principais causas da dor de dente

Principais causas da dor de dente

Assim como dito anteriormente, a dor de dente é um sintoma que está relacionado a várias complicações de saúde bucal e é bastante incômodo.

Sendo assim, confira quais são as principais causas da dor de dente:

Fraturas

Algumas vezes podem acabar ocorrendo alguns traumas na região da boca que podem vir a danificar a estrutura dos dentes.

Essas fraturas dentárias geralmente ocorrem na forma de trincas ou de quebras que resultam em perdas da estrutura do dente.

Isso pode causar bastante dor além de também gerar bastante sensibilidade nos dentes, o que resulta em bastante incômodo.

Bruxismo

O bruxismo nos dentes corresponde a uma desordem funcional que é caracterizada pelo ranger e apertar dos dentes durante o sono, no entanto esse problema também pode ocorrer durante a vigília.

Essa condição não possui uma causa específica, no entanto, acredita-se que ela pode ser causada por diversos fatores, tais como ansiedade e estresse.

O ranger e apertar de dentes, que são provocados por essa condição podem acabar causando o desgaste e o amolecimento dos dentes, resultando em bastante dor tanto nos dentes quanto na ATM.

Cárie

A cárie corresponde a um processo de erosão dos dentes que ocorre por conta do acúmulo de bactérias sobre os dentes, geralmente derivado da má higienização bucal.

A má higienização faz com que essas bactérias permaneçam sobre a superfície dos dentes e quando os dentes não são limpos da maneira correta, essas bactérias permanecem na superfície dos dentes.

Quando elas digerem as partículas de alimentos presentes na superfície dos dentes, elas produzem um ácido que corrói a estrutura dos dentes.

A liberação constante desse ácido sobre a superfície dos dentes acaba provocando o surgimento da cárie, que inicialmente se manifesta por meio de pontinhos pretos no dente e pequenos furinhos.

Com o passar do tempo esses furinhos vão progredindo e podem chegar a atingir a polpa do dente, o que pode causar bastante dor e comprometer sua estrutura por completo.

Por que a dor de dente piora à noite?

A dor de dente geralmente ocorre por conta do comprometimento das estruturas do dente, o que resulta em uma alta estimulação dos nervos, resultando na dor.

Essa dor pode se intensificar devido ao fato de que quando nos deitamos, o sangue sobe à cabeça, o que acaba fazendo com que haja mais pressão na boca.

Além disso, durante a noite geralmente ficamos mais tranquilos em relação a nossas atividades cotidianas, o que faz com que a dor seja percebida mais facilmente.

Dicas de alívio da dor para conseguir dormir com dor de dente

Assim como sabemos, a dor de dente é uma situação bastante incômoda que muitas vezes pode acabar nos tirando o sono.

E quando ela ocorre de noite, nem sempre podemos ir ao dentista para realizar o tratamento adequado para aquela dor, o que nos leva a buscar por algumas formas de aliviar a dor para conseguir dormir.

No entanto, mesmo que as dicas abaixo consigam aliviar a dor de dente, é importante buscar um profissional o mais rápido possível para que ele possa avaliar a causa e tratar a dor de dente.

Sendo assim, veja algumas maneiras de reduzir a dor para conseguir dormir com dor de dente:

Remédios de venda livre

Não é recomendado de forma alguma se automedicar, no entanto, o uso de algum analgésico ou anti-inflamatório, como Dipirona ou Nimesulida, podem ajudar a controlar a dor, consequentemente ajudando a dormir com dor de dente.

Água morna com sal

A água morna com sal é uma solução que age como um ótimo antibacteriano, o que contribui para combater as bactérias responsáveis por causar a dor de dente.

Para utilizá-la, basta dissolver uma colher de sal em um copo com água e realizar o bochecho. É importante mencionar que essa solução não deve ser utilizada muitas vezes, pois, quando utilizada em excesso, pode acabar causando a irritação dos tecidos bucais.

Gelo

O gelo possui uma temperatura baixa, o que contribui para reduzir a temperatura do local, o que resulta na compressão dos vasos sanguíneos e consequentemente reduz a circulação do sangue na região e acaba reduzindo a dor de dente no local.

Ele pode ser utilizado tanto diretamente através de sua sucção ou indiretamente através de uma compressa fria, porém, no caso da compressa é importante não deixá-la sobre a pele por muito tempo, pois isso pode acabar provocando queimaduras.

Elevação da cabeça

Quando nos deitamos, ficamos com todas as partes do corpo na mesma altura, o que acaba fazendo com que o sangue flua pelo corpo com maior facilidade, fazendo com que mais sangue chegue as partes superiores, consequentemente aumentando a pressão nelas.

Dessa forma, na hora de se deitar, é recomendado elevar a cabeça, visto que isso pode ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo para a cabeça e consequentemente reduzir a pressão e aliviar a dor de dente, ajudando o paciente a dormir.

LEIA TAMBÉM: O que é bom para dor de dente? Confira algumas dicas aqui!

saiba como prevenir a dor de dente

Saiba como prevenir a dor de dente?

Assim como foi visto anteriormente, grande parte das complicações responsáveis por causar a dor de dente são derivadas de bactérias e surgem por conta da má higienização dos dentes.

Sendo assim, para prevenir o surgimento dessas complicações é importante que o paciente escove bem os dentes e utilize o fio dental da maneira correta.

Além disso, também é recomendado realizar visitas regulares ao profissional para fazer a profilaxia e também garantir que o dentista possa avaliar o estado da saúde bucal e identificar e tratar quaisquer problemas que possam estar afetando o paciente.

Também é importante procurar um profissional ao identificar quaisquer sinais do bruxismo e tratá-lo logo em seu início antes que gere complicações mais severas.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode relatar ao profissional suas queixas de dor de dente para que elas possam ser analisadas e tratadas da maneira correta.

Também é importante lembrar que os remédios caseiros para dor de dente só devem ser utilizados durante o período que precede a consulta, visto que somente um profissional pode avaliar e receitar o tratamento adequado para a dor de dente.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *