mãe pensando em como amolecer dente de leite mais rápido

Como amolecer dente de leite mais rápido? Aprenda aqui!

Como amolecer dente de leite mais rápido é uma dúvida que muitos papais de primeira viagem possuem.

A boa notícia é que há diversas formas de fazer isso, mas é preciso que o dente já esteja preparado para passar por esse processo. 

Sendo assim, confira aqui o que fazer:

Como amolecer dente de leite mais rápido?

Saber o que é bom para amolecer o dente de leite ajuda a tornar esse processo mais simples e prático, fazendo com que ele caia com uma maior facilidade. 

Neste momento, confira alguns cuidados nos quais é necessário ficar atento:

  • Tente tornar o momento divertido;
  • Incentive a criança a amolecer os dentes;
  • Cuide da saúde bucal;
  • Cuidado com algumas práticas recomendadas;
  • Não tente arrancar o dente fora do tempo.

1. Tente tornar o momento divertido

Tentar tornar o momento divertido para a criança é essencial para tornar a troca de dentes mais rápida. Portanto, se você está se perguntando como amolecer dente de leite mais rápido, essa é uma das melhores alternativas a serem seguidas. 

Sendo assim, tente fazer o pequeno compreender que o processo de troca de dentes é natural e que dentes permanentes nascem em um curto espaço de tempo.

A estória da fada dos dentes é clássica e pode ser aplicada neste contexto, fazendo com que o pequeno não veja esse momento como um trauma e sim como uma etapa bastante esperada. 

2. Incentive a criança a amolecer os dentes

Já que a dúvida se trata de como amolecer dente de leite mais rápido, tenha em mente que alguns cuidados precisam ser tomados. O incentivo do amolecimento dos dentes decíduos é fundamental e deve ser feito somente quando eles já estão para cair. 

Dessa forma, todo o processo acontece de forma tranquila, com o auxílio de apenas algumas movimentações feitas pelo próprio pequeno.

Com o passar do tempo, ele se sentirá mais seguro para ter mais autonomia, entendendo quando os outros dentes irão cair, sem receio nenhum de que isso aconteça. De todo modo, o importante é lembrar a criança de higienizar as mãos corretamente.  

3. Cuide da saúde bucal

Lembre-se: mesmo que o dente de leite já esteja amolecido, a saúde bucal não deve ser deixada de lado. Pensando nisso, surge a necessidade de aconselhar o pequeno sobre os cuidados de higienização, os quais devem ser completos e profundos. Isso deve ser feito para que ele não precise sentir qualquer tipo de desconforto. 

Especialmente em razão da sensibilidade dos dentes, a higiene correta da boca é fundamental para prevenir o surgimento de infecções e outras complicações capazes de afetar toda a arcada dentária. 

4. Cuidado com algumas práticas recomendadas

Quando há presença de raiz, algumas práticas que costumam ser indicadas para como amolecer dente de leite mais rápido não apresentam tanta eficácia.

Grande parte das vezes, os dentistas indicam morder alimentos rígidos com o auxílio dos dentes anteriores. Alguns exemplos de alimentos são maçã, cenoura e milho. 

O ato de pressionar o dente com a língua também não deve ser realizado, já que ambas as situações são capazes de trazer incômodos muito grandes.

Dependendo de quanta pressão o pequeno coloca, é possível que haja fraturas e necessidade de realizar uma cirurgia. 

5. Não tente arrancar o dente fora do tempo

Por fim, não podemos nos esquecer de respeitar o tempo da troca dos dentes de leite para os dentes permanentes. Essa fase acontece quando o dente decíduo está visivelmente amolecido. 

Levando isso em consideração, é importante não ter pressa para retirar o dente enquanto o período ainda não estiver adequado. Caso contrário, o pequeno pode ficar assustado e acabar se machucando.

O que fazer quando o dente de leite não amolece?

À medida que o tempo vai passando, o período em que você precisa se perguntar como amolecer dente de leite mais rápido se torna mais próximo. Afinal, o esperado é que os dentes de leite sejam trocados pelos dentes permanentes.

Caso haja algum tipo de problema com esse processo, a criança pode ter a sua saúde bucal prejudicada, apresentando problemas de crescimento nos dentes.

Por essa razão, indica-se levar o pequeno até o consultório de um profissional de odontologia, visando avaliar o estado da arcada dentária. Depois de uma avaliação precisa e adequada, o tratamento é feito.  

Pode arrancar dente de leite duro?

Como você viu ao longo do artigo, mesmo que haja como amolecer o dente de leite mais rápido, é necessário conferir se o dente realmente está preparado para ser arrancado. Até porque, somente um dente molinho pode ser estimulado a cair.

Os dentes de leite que ainda apresentam sustentação, como se estivessem presos, não devem ser removidos por conta própria. A força que uma pessoa exerce para arrancá-la pode acabar trazendo maiores complicações. Por esse motivo, é importante evitar a pressa.

Quando esse procedimento é feito em casa, é muito comum que haja uma pequena concentração de sangramento. Mas, nesse caso, basta colocar um pedaço de gaze sobre o local, assim como recomendam os profissionais de odontologia.

Além disso, recomenda-se que o pequeno fique sem comer por, pelo menos, 30 minutos. Isso faz com que a gengiva cicatrize de um modo mais ligeiro.

Por mais que algumas pessoas não percebam, o processo da queda dos dentes de leite é capaz de causar um grande impacto na vida das crianças, caso não seja feito corretamente.

O motivo disso é que, se feito de uma maneira errônea, a criança pode acabar tendo uma visão incorreta sobre os cuidados com a higiene bucal. Ou seja, ela pode crescer com receio de ir ao dentista, prejudicando as boas condições gerais da boca.

Então, não se trata de uma fase “boba”, até porque muitos pais ou responsáveis acabam passando orientações erradas. Eles só devem interferir quando o pequeno apresenta queixas de desconfortos. 

De toda forma, a avaliação do dentista é indispensável, visto que é possível adquirir ainda mais dicas sobre como lidar com as outras fases em relação a higienização dos dentes que a criança ainda irá passar. 

LEIA TAMBÉM: Saiba como tirar dente de leite da maneira correta e mais!

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar de perto a saúde bucal dos pacientes como um todo.

Além disso, por meio das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível detectar e tratar problemas como o acúmulo de placa bacteriana, a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível fazer tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada semestralmente (de 6 em 6 meses).

A profilaxia também garante a possibilidade de fazer a raspagem de tártaro e retirada da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *