paciente pensando em fazer clareamento dental com moldeira

Clareamento dental com moldeira: saiba tudo sobre e cuidados!

Você sabe como é feito o clareamento dental com moldeira? Esse tipo de procedimento tem como finalidade fazer com que os dentes fiquem mais brancos, atuando no aumento da autoconfiança do paciente. 

Confira mais sobre o que é, como é feito e outras informações sobre o clareamento com moldeira neste artigo:

O que é clareamento dental com moldeira?

O clareamento dental é um tipo de procedimento que possui o objetivo de promover o branqueamento dos dentes. Sendo assim, esse é um tratamento estético que consiste na remoção da camada pigmentada dos dentes. Essa remoção é feita por meio da ação do agente clareador que normalmente é o peróxido de hidrogênio.

Ele age quebrando as partículas pigmentadas dos dentes e assim promove sua remoção, garantindo que os dentes do paciente sejam clareados.

O clareamento dental com moldeira, também chamado de clareamento dental caseiro, é um dos tipos de clareamento dental disponíveis no mercado. Ele recebe esse nome por ser realizado de forma caseira através do uso de uma moldeira e um gel clareador.

paciente fazendo clareamento dental com moldeira

Quem pode fazer o clareamento dental com moldeira?

O clareamento dental com moldeira é um procedimento estético, logo ele não possui nenhuma indicação que o paciente precise realizá-lo.

Portanto, fica a critério do paciente decidir se ele deseja ou não efetuar o clareamento dos dentes, visto que o tratamento é puramente estético.

Sendo assim, o principal requisito para realizar o clareamento dental com moldeira é a vontade de realizar o clareamento dos dentes.

Porém nem todo mundo que deseja realizar o clareamento pode fazê-lo, pois existem algumas condições que impedem a sua realização.

Desse modo, esse procedimento é contraindicado em casos de:

  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Cáries;
  • Gravidez;
  • Lactante;
  • Pacientes que ainda não trocaram toda a dentição.

Logo, caso o paciente possua alguma complicação de saúde bucal é necessário tratá-la antes de iniciar o tratamento de clareamento.

E caso a paciente esteja grávida ou amamentando é necessário aguardar esse período para evitar complicações. Confira aqui como fazer clareamento dental.

Como ele é feito?

Para fazer o clareamento com moldeira o paciente deve se dirigir a um consultório odontológico e falar ao dentista sobre sua vontade de realizá-lo.

A seguir o dentista irá fazer o molde da boca do paciente para confeccionar a moldeira que futuramente será utilizada para realizar o clareamento. Assim que o molde fica pronto, o paciente retorna ao consultório odontológico para pegar o kit de clareamento.

O kit de clareamento dental consiste na moldeira, na seringa para aplicação e no gel clareador. Assim que o paciente tem seu kit clareamento em mãos ele pode dar início ao tratamento.

Sendo assim, para efetuar o clareamento com moldeira o paciente deve preencher a moldeira com o gel clareador utilizando a seringa.

Após preenchida, o paciente deve colocá-la sobre os dentes tomando cuidado para que o gel não entre em contato com a gengiva para não feri-la.

Caso o paciente acabe colocando gel a mais na moldeira e ele saia por cima, o excesso deve ser removido utilizando um cotonete.

A moldeira com o gel deve ser deixada sobre os dentes por um período determinado pelo dentista que pode variar de acordo com a concentração do gel clareador.

Logo que o tempo recomendado for atingido o paciente deve tirar a moldeira e remover o produto enxaguando a boca com água.

Assim que finalizado esse procedimento o paciente deve ficar por um período de no mínimo 30 minutos sem escovar os dentes. Esse procedimento deve ser realizado diariamente até que se atinja o resultado esperado.

Quanto tempo demora para finalizar?

O clareamento dental com moldeira consiste em um tratamento que deve ser realizado diariamente durante um determinado período de tempo até que se atinja o resultado esperado.

Mas quanto tempo demora para ver os resultados?

O resultado final do clareamento dental com moldeira tende a demorar em média um mês, podendo variar para mais ou para menos.

Sendo assim, a duração do tratamento irá depender de fatores como a tonalidade dos dentes antes de se iniciar o tratamento, a tonalidade desejada e a concentração do gel clareador.

É fato que alguns pacientes irão precisar de cuidados maiores, visto que podem apresentar dentes mais amarelados ou um cuidado negligenciado com a saúde bucal.

Portanto, contar com a ajuda de um profissional de odontologia é fundamental, visando saber quais procedimentos podem otimizar o efeito do clareamento.

LEIA TAMBÉM: Confira aqui quais são os tipos de clareamento dental

Clareamento dental com moldeira realmente funciona?

É um fato que o clareamento dental com moldeira demora mais que o clareamento dental a laser para apresentar resultados.

Porém, mesmo que seus resultados demorem mais para aparecer, o clareamento dental com moldeira ainda consegue apresentar os mesmos resultados, portanto ele realmente funciona.

Ou seja, se você está na dúvida se deve investir ou não, saiba que o tempo de espera para visualizar os efeitos não costuma ser um empecilho para a maioria dos pacientes. 

moldeira guardada em caixinha ao lado de gel sobre fundo azul

Como cuidar da moldeira e do gel para clareamento?

O kit de clareamento dental do paciente, que consiste na moldeira, no gel e na seringa de aplicação, deve ser armazenado da forma correta para que eles mantenham sua integridade.

Sendo assim, os cuidados que devemos ter com o kit de clareamento dental é manter a moldeira guardada em seu estojo quando ela não estiver em uso.

A seringa deve ser armazenada de modo cuidado para que ela não seja danificada e o gel clareador deve ser guardado na geladeira para conservá-lo.

Dessa maneira, é possível garantir que os materiais continuem em bom estado, mantendo-se capazes de cuidar bem da saúde dos dentes, promovendo um resultado satisfatório e bem-sucedido. Confira aqui quanto custa um clareamento dental.

Cuidados durante o clareamento com moldeira

Durante o tratamento do clareamento dental com moldeira é importante ter alguns cuidados para que tudo ocorra bem durante o tratamento.

Afinal, não basta somente realizar o procedimento, também é importante trabalhar na manutenção dos resultados e aderir um maior cuidado com a higiene bucal.

Uma boa dica é pedir recomendações do seu próprio dentista, que poderá indicar as melhores medidas a serem seguidas de acordo com o que você precisa em especial.

Sendo assim, na hora de realizar o clareamento com moldeira é importante:

  • Adquirir o kit clareamento em uma clínica odontológica ou no local recomendado pelo dentista;
  • Não consumir cigarro ou bebidas alcoólicas visto que eles podem amarelar os dentes;
  • Evite consumir alimentos ácidos ou muito pigmentados;
  • Cuide bem da higienização dos dentes tanto durante quanto após o clareamento;
  • Tenha o devido cuidado com o kit de clareamento dental.

Por que escolher uma clínica confiável para realizar o clareamento dental com moldeira?

Na hora de realizar seu clareamento dental com moldeira é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança.

Isso se deve ao fato de que a clínica será responsável por dar ao paciente as recomendações e o acompanhamento necessário para realizar o tratamento.

Sendo assim, é importante que ela possua profissionais de qualidade para oferecer o melhor atendimento possível.

Na OralDents você encontra profissionais altamente capacitados e uma clínica equipada com equipamentos de alta qualidade para atendê-lo da melhor forma.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *