mulher olhando no espelho para fazer clareamento dental caseiro

Como fazer o clareamento dental caseiro da forma correta?

O clareamento dental caseiro, também chamado de clareamento dental com moldeira, é um dos tipos de clareamento dental existentes atualmente.

Muitas pessoas o procuram em razão de sua facilidade, visto que pode ser feito no conforto da própria casa, assim como o próprio nome já indica. 

Portanto nesse artigo falaremos mais a respeito do clareamento dental caseiro, confira:

O que é clareamento dental caseiro?

O clareamento dental é um tratamento estético cujo objetivo é promover o branqueamento dos dentes. Já o clareamento dental caseiro é um tipo de clareamento dental que é realizado utilizando uma moldeira e realizado na própria residência do paciente.

Sendo assim, o caseiro se deve ao fato de o tratamento ser realizado na própria casa do paciente, visto que esse tratamento é realizado com a supervisão de um dentista.

Portanto, para realizar o tratamento dentário caseiro é importante ter um acompanhamento de um profissional para que ele seja realizado da maneira correta.

Assim, é possível visualizar uma maior quantidade de benefícios em um curto espaço de tempo, adquirindo satisfação e disposição para dar continuidade a novos cuidados odontológicos sempre que for necessário. 

mulher fazendo clareamento dental caseiro corretamente

Quando o clareamento dental é indicado?

O clareamento dental caseiro é um tratamento estético, portanto ele não possui nenhuma indicação em que o paciente necessite realizá-lo.

Sendo assim, por não possuir nenhuma indicação que obrigue a fazê-lo, o clareamento dental geralmente é indicado nos casos onde o paciente possui os dentes muito amarelados.

Esse tipo de clareamento geralmente é realizado quando o paciente termina de remover o aparelho dentário ou vai ir a algum evento importante que irá tirar fotos, como por exemplo um casamento ou uma formatura.

Normalmente, as pessoas desejam ter mais confiança ao sorrir, o que as leva a ir até os consultórios odontológicos em busca de um aumento da autoestima. 

Portanto, ele é um tratamento realizado por motivos estéticos.

Quem pode fazer clareamento dental caseiro?

Assim como dito anteriormente, o clareamento dental caseiro é um tratamento puramente estético, portanto não há nenhuma condição na qual seja obrigatória a realização do clareamento dental.

Portanto, para realizar o clareamento dental é necessário que o paciente possua o desejo de clarear seus dentes.

Além disso, não é possível realizar o clareamento dental caso o paciente possua alguma gengivite, periodontite ou cárie.  Também não se pode realizar esse tratamento caso a paciente esteja grávida ou amamentando, visto que o produto pode causar complicações nesses casos.

À vista disso, é recomendado procurar por um profissional de odontologia antes de realizar o tratamento por conta própria, visando prevenir o surgimento de maiores complicações.

Até porque, é necessário que a saúde bucal esteja em prática, sendo mantida pelos bons hábitos do dia a dia.

Como fazer clareamento dental caseiro?

Para fazer o clareamento dental caseiro primeiramente é necessário que o paciente procure um dentista e fale com ele a respeito de sua vontade de clarear os dentes.

A seguir o dentista irá fazer o molde da boca do paciente para que a moldeira que será utilizada no tratamento e em seguida entregará a ele o kit clareamento completo que consiste na moldeira, no aplicador e no gel clareador.

Após ter em mãos o kit, o paciente fica responsável de realizar todo o tratamento seguindo as orientações do dentista.

Sendo assim, para realizar o clareamento dental caseiro o paciente deve preencher a moldeira com o gel clareador utilizando a seringa e em seguida aplicá-la sobre os dentes.

Ao colocá-la sobre os dentes é possível que o gel acabe saindo da moldeira, nesse caso, o excesso deve ser removido utilizando um cotonete.

Também é importante tomar cuidado para que o produto não fique em contato com a gengiva pois isso pode acabar ferindo-a.

A moldeira com o gel deve ficar sobre os dentes pelo tempo recomendado pelo dentista tomando cuidado para não excedê-lo, visto que caso a moldeira permaneça por mais tempo que o indicado pode acabar alterando o resultado final.

Assim que o tempo indicado for atingido, o paciente deve remover a moldeira e enxaguar a boca com água até que todo o produto seja removido dos dentes.

Além disso, também é recomendado que nos primeiros 30 minutos após a realização do procedimento o paciente não escove os dentes, nem utilize enxaguante bucal e muito menos ingira produtos ácidos.

mulher tentando fazer clareamento dental caseiro

Métodos de venda livre

Também é possível realizar o clareamento dental caseiro através da utilização de produtos de clareamento de venda livre, tais como enxaguante bucal, creme dental e fitas clareadoras.

Porém, apesar de poderem ser adquiridos por qualquer pessoa, não é recomendado utilizá-los sem a supervisão de um dentista, pois seu uso exagerado pode danificar os dentes.

A forma de uso desses produtos vem escrita na embalagem, porém caso tenha alguma dúvida é possível perguntar ao dentista sobre como utilizá-los.

Algumas pessoas acabam exagerando na administração ou usando os produtos em quantidade inadequada, portanto, é fundamental contar com auxílio de alguém que entende do assunto. 

LEIA TAMBÉM: Moldeira de clareamento: para que serve e vantagens de uso

Posso clarear meus dentes com os métodos de clareamento dental caseiro encontrados na internet?

Atualmente é possível encontrar diversos métodos de clareamento caseiros na internet que prometem o clareamento dos dentes a partir do uso de produtos como bicarbonato de sódio.

Porém, esses tipos de clareamento, apesar de algumas vezes realmente contribuírem para o clareamento da arcada dentária em grande parte das vezes eles acabam danificando a estrutura do dente.

Desse modo, os clareamentos com produtos caseiros podem parecer atrativos por serem formas baratas de se clarear os dentes, como se fosse extremamente acessível aos pacientes que não possuem tanta facilidade em ir até os consultórios odontológicos.

Mas elas podem se tornar o barato que sai caro visto que grande parte das vezes esses métodos danificam a estrutura dos dentes, o que prejudica a aparência do sorriso.

Então, basicamente, uma pessoa tenta adquirir um visual mais bonito com essas táticas recomendadas e, infelizmente, acaba tendo prejuízos ainda maiores. Assim, urge a necessidade de procurar por outros tratamentos que solucionem o novo problema. 

Sendo assim, não é recomendado de forma alguma realizar qualquer um dos tipos de clareamento com produtos caseiros que encontramos na internet.

O melhor caminho a ser seguido é procurar por um profissional de odontologia muito bem avaliado no mercado odontológico, que possua experiência e conhecimento suficiente. Confira aqui como fazer clareamento dental.

Onde posso clarear meus dentes?

Na hora de clarear os dentes é importante escolher uma clínica de confiança com profissionais qualificados para lhe atender, visto que só assim é possível ter suas expectativas supridas ou até mesmo superadas.

Desse modo, a OralDents consegue te oferecer tudo o que precisar para ser atendido da melhor forma possível, saindo do consultório com uma enorme satisfação ao ver os rápidos resultados.

O processo do antes e depois tende a aumentar bastante a autoestima das pessoas, fazendo com que elas voltem a sorrir com confiança.

Com a OralDents você conta com profissionais capacitados e com os equipamentos mais avançados para lhe atender da melhor forma possível. Portanto, na hora de realizar o clareamento dental conte com a OralDents.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *