resultado de clareamento dental antes e depois

Veja as diferenças entre o clareamento dental antes e depois

Neste artigo falaremos mais a respeito do clareamento dental antes e depois, do que é, quem pode fazer, quais são os tipos e quais cuidados devemos ter depois do procedimento.

Saiba tudo sobre o clareamento dental e seus efeitos aqui:

O que é clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento cujo objetivo é promover o clareamento dos dentes através da remoção das manchas dos dentes.

Esse procedimento remover as manchas externas dos dentes através do uso de um gel clareador que geralmente é peróxido de hidrogênio.

Desse modo, o gel clareador é responsável por quebrar as moléculas pigmentadas e dessa forma promove o branqueamento dos dentes.

Ele pode ser realizado tanto em consultório quanto de forma caseira, porém em ambas as maneiras é necessário consultar-se com um dentista.

Quem pode fazer o clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento estético que visa promover o branqueamento dos dentes, portanto o principal requisito para realizá-lo é o desejo de clarear os dentes.

Porém, esse procedimento possui algumas contraindicações, ou seja, há casos onde não é recomendado realizá-lo.

Desse modo, não é indicado fazer o clareamento dental quando o paciente:

  • Ainda não possua a dentição permanente completa;
  • Está grávida ou amamentando;
  • Possui alguma complicação bucal, como gengivite, periodontite ou cáries;
  • Possua alergia a algum dos componentes do gel clareador.

Porém, caso o paciente possua alguma complicação bucal ele pode realizar o tratamento delas para em seguida realizar o clareamento dental.

Nos casos onde a paciente se encontra grávida ou amamentando, é necessário aguardar que essa fase passe. O procedimento deve ser evitado durante esses períodos devido ao fato de que pode acabar acontecendo complicações devido ao uso do agente clareador.

mulher mostrando sorriso com clareamento dental

Tipos de clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento que pode ser realizado de diferentes maneiras que, apesar de serem processos diferentes, são capazes de clarear os dentes.

Sendo assim, a principal diferença entre um método e o outro é o tempo que leva para atingir o resultado almejado e o modo como o clareamento é feito.

Desse modo, confira quais são os principais tipos de clareamento dental:

Clareamento dental a laser

O clareamento dental a laser é um tipo de clareamento que é realizado exclusivamente em consultório odontológico por um profissional.

Sendo assim, para realizar esse tipo de clareamento, primeiramente o paciente deve informar ao dentista que deseja clarear os dentes através do clareamento dental a laser.

A seguir é feito o planejamento de como será realizado o procedimento e agendado as sessões, que devem possuir um intervalo de uma semana entre elas.

Esse procedimento é realizado da seguinte maneira, primeiramente é combinado entre o dentista e o paciente qual será o resultado almejado.

Após estipular qual será o resultado desejado, o paciente se dirige ao consultório odontológico no qual será realizado o procedimento.

Primeiramente é feita a proteção das mucosas bucais para evitar que sejam causados danos à ela, visto que o produto clareador pode acabar ferindo-as.

Em seguida o produto clareador é aplicado sobre os dentes que serão clareados e é ativado através do uso de uma luz a laser.

Essa luz é responsável por intensificar a ação do gel clareador, o que faz com que o tratamento entregue os resultados de forma mais rápida.

Assim que finaliza-se a ativação do produto, o gel clareador é removido e o paciente é liberado para ir para casa.

O número de sessões irá variar de caso para caso, visto que dependerá do estado dos dentes do paciente ao início do tratamento e de seu objetivo final e, assim como dito anteriormente, as sessões possuem um intervalo de uma semana entre elas.

Clareamento dental caseiro com moldeira

O clareamento dental caseiro com moldeira consiste em um procedimento que é realizado na própria casa do paciente através do uso de uma moldeira e do gel clareador.

Apesar de seu nome, esse tipo de clareamento ainda exige que o paciente vá ao consultório odontológico visto que somente por meio da visita é possível adquirir a moldeira e o gel clareador. Além disso, elas também são responsáveis por garantir o acompanhamento do tratamento.

Desse modo, o início do tratamento ocorre através do comparecimento ao consultório odontológico para estabelecer qual será o resultado almejado pelo procedimento e para a confecção da moldeira.

Assim, após a confecção da moldeira, o paciente adquire os outros produtos necessários para realizar o clareamento dental caseiro com moldeira, tais como o gel aplicador e o aplicador.

Durante essa visita o dentista também passa as devidas orientações a respeito de como deve ser realizado o processo do clareamento dental caseiro.

Sendo assim, para realizar o clareamento caseiro com moldeira, o paciente deve preencher a moldeira com o produto clareador utilizando o aplicador.

Em seguida ele deve colocar a moldeira com o gel clareador sobre os dentes, tomando cuidado para que o produto não entre em contato com a gengiva.

Caso o paciente coloque gel em excesso na moldeira e ele acabe extravasando, ele deve utilizar um cotonete para remover o produto em excesso.

Assim que o tempo indicado pelo dentista for atingido, o paciente deve remover a moldeira e o gel deve ser retirado utilizando somente água.

É importante lembrar que após a realização desse procedimento o paciente não deve escovar os dentes por um período de aproximadamente 30 minutos.

Esse procedimento geralmente tem a duração de aproximadamente um mês e deve ser realizado diariamente.

Que cuidados devemos ter depois do procedimento?

O clareamento dental não exige que o paciente deixe de realizar certas ações ou comer certos alimentos, porém para se prolongar os resultados é recomendado que o paciente:

  • Evite consumir cigarros e bebidas alcoólicas;
  • Evite alimentos muito pigmentados;
  • Cuide bem da higienização dos dentes.

Depois que a sessão é feita, torna-se crucial que o dentista passe indicações a respeito do cuidado diário com os dentes, visando mantê-los branquinhos.

Até porque, a partir do momento em que esse cuidado não é adotado, o indivíduo começa a ficar mais vulnerável ao surgimento de manchas. 

De modo geral, esse procedimento pode ser feito novamente semestralmente, ou seja, a cada seis meses. Em alguns casos, é recomendado realizar o clareamento de ano em ano.

Contudo, tudo isso depende da participação ativa do paciente no tratamento, que é feita através da higienização bucal. 

paciente mostrando o resultado do antes e depois de seu clareamento dental

Diferenças entre o clareamento dental antes e depois

Antes de realizar o clareamento dental o paciente sofria com seus dentes escurecidos, o que muitas vezes pode causar um déficit na autoestima.

Sendo assim, depois da realização do clareamento dental, o paciente pode voltar a sorrir com confiança, visto que seus dentes estarão brancos.

Portanto, o clareamento dental é capaz de devolver ao paciente sua autoestima, visto que ele é um procedimento responsável por remover as manchas que podem acabar deixando o paciente constrangido.

LEIA TAMBÉM: Quanto custa um clareamento dental? Descubra tudo sobre

Por que escolher uma clínica confiável para realizar o clareamento dental com moldeira?

Na hora de realizar seu clareamento dental com moldeira é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança, com boas recomendações e avaliações.

Isso se deve ao fato de que a clínica será responsável por dar ao paciente as indicações e o acompanhamento necessário para realizar o tratamento.

Sendo assim, é importante que ela possua profissionais qualificados para oferecer o melhor atendimento possível.

Na OralDents você encontra profissionais altamente capacitados e uma clínica equipada com equipamentos de alta qualidade para atendê-lo da melhor forma.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *