clareamento dental a laser

Clareamento dental a laser: vantagens e desvantagens e muito mais!

O clareamento dental a laser é um dos tipos de clareamento dental existentes na atualidade. Ele consiste em um procedimento estético cuja principal função é promover o branqueamento dos dentes do paciente.

Sendo assim, confira mais a respeito do clareamento dental a laser no artigo abaixo:

O que é clareamento dental a laser?

O clareamento dental consiste em um procedimento estético que utiliza um gel clareador que consiste em um produto abrasador responsável por quebrar as moléculas pigmentadas dos dentes e assim promover o clareamento dos dentes.

Já o clareamento dental a laser é um tipo de clareamento dental que é realizado no consultório odontológico por um profissional.

Ele é chamado assim devido ao fato de utilizar uma luz a LED para ativar o gel clareador e promover o efeito clareador dos dentes.

Quem pode fazer o clareamento dental a laser?

O clareamento dental a laser é um procedimento estético, portanto ele não possui nenhum tipo de condição na qual seja necessário realizá-lo, sendo assim, para fazer esse tratamento é necessário que o paciente deseje clarear os dentes.

Porém, apesar de que para realizá-lo o paciente só necessita ter o desejo de clarear os dentes, não são todas as pessoas que podem fazer o clareamento dental a laser.

Dessa maneira, o clareamento dental não pode ser realizado por pacientes que:

  • Possuam cáries, gengivite ou periodontite;
  • Menores de 15 anos;
  • Sejam alérgicos a algum dos componentes do gel clareador;
  • Estejam grávidas ou amamentando.

como ele é feito

Como ele é feito?

Assim como dito anteriormente, o clareamento dental a laser é um tipo de clareamento realizado no consultório odontológico.

Para realizá-lo, primeiramente o paciente necessita informar ao dentista sua vontade de realizar o clareamento dental a laser.

Após isso, o dentista perguntará ao paciente sobre o que ele espera como resultado do procedimento para definir quantas sessões serão necessárias.

Logo que todo o procedimento é planejado, o paciente retorna ao consultório para o início do tratamento.

Inicialmente é realizada uma proteção das mucosas bucais para evitar que hajam queimaduras nelas.

Assim que a proteção é realizada, o profissional aplica o gel clareador sobre os dentes e em seguida ativa-o utilizando uma luz a laser.

A seguir o profissional remove todo o gel clareador e passa as devidas orientações ao paciente para que todo o tratamento dê certo.

Quanto tempo duram os resultados?

O clareamento dental é um procedimento que consiste em remover a camada pigmentada dos dentes, o que como resultado promove o branqueamento dos dentes.

Desse modo, os resultados são mantidos até que os dentes se escureçam novamente, o que é um processo natural dos dentes.

Sendo assim, o clareamento dental a laser é um procedimento em que o resultado tende a durar em média 2 anos. Caso o paciente deseje manter os resultados após esse período é necessário refazer o procedimento. 

Além disso, a partir do momento em que a pessoa deixa de adotar os devidos cuidados com a saúde bucal, é normal que a arcada dentária volte a escurecer, inclusive, de maneira ainda mais rápido.

O tabagismo, os alimentos açucarados e com corantes, além da atitude de não escovar os dentes consistem em alguns dos principais hábitos que levam à necessidade de realizar o procedimento novamente.

Clareamento dental a laser vantagens e desvantagens

O clareamento dental a laser é um procedimento odontológico e como tal possui algumas vantagens e desvantagens, portanto, confira quais são elas a seguir:

  • Oferece resultados mais rápidos;
  • A técnica é mais segura;
  • Reduz os riscos de danos a gengiva;
  • Sensibilidade dentária;
  • É uma alternativa mais cara.

1. Oferece resultados mais rápidos

O clareamento dental a laser é um dos tipos de clareamento dental existentes na atualidade, o que faz com que ele seja constantemente comparado aos outros.

Dessa forma, quando falamos a respeito dos tipos de clareamento, o clareamento dental a laser é o que apresenta os resultados mais rápido que os demais, com exceção do clareamento misto que combina a técnica de consultório com o clareamento dental caseiro.

2. A técnica é mais segura

Uma das principais vantagens do clareamento dental a laser é o fato de ele ser feito diretamente por um profissional.

Portanto, devido ao fato de o profissional ter domínio sobre a técnica que será realizada, as chances de surgirem complicações são bem menores.

3. Reduz os riscos de danos a gengiva

O clareamento dental a laser só é realizado após ser feita uma proteção das mucosas bucais, o que garante que não haja nenhum dano causado às gengivas.

Portanto, nesse tipo de clareamento a chance de serem causados danos às gengivas é muito menor do que o clareamento caseiro.

4. Sensibilidade dentária

O clareamento dental em consultório utiliza um gel clareador com uma concentração mais alta que o do clareamento dental caseiro.

Dessa forma, ele é um procedimento um pouco mais agressivo do que o método caseiro. Isso por sua vez pode fazer com que o paciente sinta sensibilidade dentária.

Geralmente ela tende a durar apenas alguns dias, mas continua sendo um ponto negativo do clareamento dental a laser.

5. É uma alternativa mais cara

O clareamento dental a laser, apesar de ser um procedimento mais rápido e mais seguro, é um procedimento mais caro que os demais.

O seu preço mais elevado se deve ao fato de utilizar equipamentos mais sofisticados e ser realizado diretamente pelo profissional.

clareamento dental a laser antes e depois

Clareamento dental a laser antes e depois

O clareamento dental é um procedimento estético que proporciona o branqueamento dos dentes, portanto é bastante perceptível a diferença entre o clareamento dental antes e depois.

Sendo assim, a grande diferença entre o clareamento dental a laser antes e depois é a tonalidade dos dentes.

Portanto, antes do procedimento o paciente sentia-se incomodado com a tonalidade dos seus dentes e após o clareamento ele fica com sua autoestima renovada, visto que ele agora possui os dentes claros e livres de manchas.

Cuidados após o procedimento

Assim como falamos ao longo do artigo, existem alguns cuidados que devem ser tomados após o clareamento dental a laser para evitar o comprometimento do resultado do clareamento e para manter os resultados por mais tempo. 

Sendo assim, após o tratamento o paciente deve:

  • Evitar alimentos muito pigmentados ou muito ácidos;
  • Evitar o consumo de tabaco ou de bebidas alcoólicas;
  • Manter uma boa higiene bucal;
  • Evitar utilizar enxaguantes bucais coloridos ou que possuam álcool em sua composição.

Com esse cuidado, o paciente evita passar por frustrações ao ver a durabilidade do resultado. Grande parte das vezes, as pessoas pensam que o tratamento “não adiantou”, porém, na verdade, o que não aconteceu foi o devido cuidado com a saúde bucal por parte do próprio paciente. Por essa razão, indica-se trabalhar na manutenção dos bons hábitos.

Como escolher uma clínica de confiança para realizar seu clareamento dental?

Na hora de realizar seu clareamento dental é importante escolher uma clínica que possua profissionais capacitados e equipamentos de ótima qualidade.

Sendo assim, quando for escolher uma clínica de confiança para realizar seu clareamento dental, conte com a OralDents.

Na OralDents você conta com diversos profissionais qualificados para atendê-lo da melhor forma além de também contar com os melhores equipamentos e materiais.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *