paciente realizando um clareamento caseiro

Clareamento caseiro: como é feito e as principais vantagens!

O clareamento caseiro diz respeito ao procedimento realizado para branquear os dentes do paciente sem que ele precise sair de casa para efetuar as sessões.

Para saber mais a seu respeito deste procedimento continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é clareamento caseiro?

O clareamento caseiro diz respeito a um tipo de clareamento dental realizado na própria casa do paciente com o intuito de promover o branqueamento dos dentes.

Essa técnica consiste em um procedimento simples onde é utilizado um agente clareador sobre os dentes do paciente que possui a função de quebrar as moléculas mais escurecidas dos dentes do paciente.

O agente clareador diz respeito a um gel que é aplicado sobre as moldeiras do paciente, que são uma estrutura que possui o formato dos dentes e servem para manter o gel em contato com os dentes do paciente.

Sendo assim, ele se trata de um procedimento realizado com o objetivo de obter um sorriso mais bonito e atraente.

Quais as principais diferenças do clareamento caseiro e do clareamento a laser?

O clareamento caseiro diz respeito a um procedimento realizado na própria casa do paciente com o uso de uma moldeira e do agente clareador.

Já o clareamento dental a laser é um procedimento realizado no consultório odontológico e que também utiliza um agente clareador, mas também usa um laser para fazer com que o gel se ative mais rapidamente, garantindo resultados mais rápidos.

Sendo assim, a principal diferença entre eles está no fato de que o clareamento caseiro é realizado em casa e o a laser no consultório odontológico.

Outra diferença se baseia no fato de que procedimento caseiro é feito através da aplicação do gel diariamente, enquanto o a laser é feito através de sessões com intervalo de uma semana entre elas.

Isto faz com que o método a laser proporcione resultados mais rápidos do que o realizado de forma caseira com moldeira.

Como fazer clareamento caseiro

Como fazer clareamento caseiro?

O clareamento caseiro inicia-se com uma visita ao consultório odontológico e o paciente relatando ao profissional seu desejo de realizar um clareamento dos dentes de forma caseira.

A partir daí, o profissional fará um molde da boca do paciente, no qual ele confeccionará a moldeira, que é uma peça fundamental para este tratamento.

Após a confecção, o dentista entregará o kit clareamento dental, composto por moldeira, gel e seringa para aplicar o gel na moldeira, e dará as instruções de como utilizá-lo para o paciente.

Durante a sua realização, o paciente deve aplicar a quantidade recomendada pelo profissional na moldeira utilizando a seringa e em seguida colocar a moldeira sobre os dentes.

Assim que a moldeira é encaixada sobre os dentes, o paciente deve remover todo o excesso de gel que ficou para fora e também evitar que ele tenha contato com a gengiva.

Em seguida, a moldeira deve permanecer sobre os dentes pelo tempo estipulado pelo profissional e é importante que este tempo não seja excedido para evitar complicações.

Este procedimento deve ser repetido diariamente pelo tempo indicado pelo profissional até que o resultado almejado seja alcançado.

Quais as vantagens do clareamento caseiro?

A principal vantagem do clareamento caseiro sobre as demais formas de clareamento se baseia no fato de ser realizado na própria casa do paciente.

Isso garante que ele possa clarear os dentes do conforto de sua casa enquanto assiste TV ou realiza tarefas domésticas, além de também evitar que ele gaste tempo do seu dia se deslocando até o consultório odontológico.

O agente clareador utilizado nesta técnica também é menos potente que o utilizado no procedimento a laser, o que garante uma maior segurança durante sua realização.

No entanto, ainda é importante que o paciente evite que o produto entre em contato com as gengivas, tendo em vista de que isto pode acabar provocando feridas nelas.

Este tipo de clareamento também possui a vantagem de ser mais em conta do que realizado no consultório odontológico.

Além disso, ele consegue entregar os mesmos resultados que o clareamento realizado em consultório odontológico.

paciente fumando cigarro que causa o escurecimento dos dentes

O que causa o escurecimento dos dentes?

O escurecimento dos dentes é um processo natural da vida do paciente e acontece com o decorrer do tempo. No entanto, existem alguns tipos de alimentos e hábitos que podem favorecer o escurecimento.

Dentre os fatores que podem contribuir para o escurecimento dos dentes podemos citar:

  • A má higienização dos dentes, visto que isto faz com que a placa bacteriana permaneça na superfície dos dentes, fazendo com que eles fiquem amarelados;
  • Consumo de bebidas e alimentos muito pigmentados como café, beterraba, vinho e suco de uva, tendo em vista que sua pigmentação pode aderir aos dentes fazendo com que eles escureçam;
  • Fumar cigarros, devido ao fato de que eles possuem substâncias que podem aderir-se aos dentes provocando seu escurecimento, além de também fazerem mal para a saúde.

Por que não devemos utilizar os métodos de clareamento caseiro alternativos?

Atualmente é bastante comum nos depararmos com formas alternativas de clarear os dentes, como escovar os dentes com carvão ativado ou bicarbonato de sódio e utilizar água oxigenada sobre os dentes.

No entanto, é de extrema importância que o paciente não tente realizar nenhum destes métodos de clareamento alternativo.

Isto se deve ao fato de que apesar de que alguns deles realmente promovem o clareamento dos dentes, eles não são benéficos para os dentes.

O que ocorre por conta de esses métodos causarem um desgaste da camada de esmalte dentário, danificando assim a estrutura dos dentes.

Estes danos descontrolados podem levar ao surgimento de diversas complicações, como a sensibilidade dentária e até mesmo cáries.

Sendo assim, caso você deseje clarear os dentes é importante procurar um profissional para realizar o clareamento de forma segura sem prejudicar os dentes.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Elas também tornam possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *