antes e depois de cirurgia ortognatica

Cirurgia ortognática valor: saiba tudo sobre o procedimento!

A cirurgia ortognática é um procedimento que envolve alinhamento e correção da mandíbula, podendo ser de uma ou ambas.

Essa técnica é utilizada para minimizar danos causados por má formação da mandíbula, danos esses que podem afetar a fala, mastigação, respiração e estética facial. 

Quer saber mais sobre as informações da cirurgia? Leia abaixo as características e saiba: cirurgia ortognática valor!

O que é a cirurgia ortognática?

Antes de saber: cirurgia ortognática valor, você entenderá o que é a cirurgia, como é feita e os riscos. Veja agora!

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que corrige deformidades dentofaciais, ou seja, problemas relacionados à posição dos maxilares (mandíbula e maxila) e aos dentes.

Essas deformidades podem afetar a função mastigatória, a fala, a respiração e a estética facial. A cirurgia ortognática é geralmente realizada em conjunto com o tratamento ortodôntico, que visa corrigir o alinhamento dos dentes.

O processo geralmente envolve uma colaboração entre o cirurgião bucomaxilofacial e o ortodontista. O ortodontista prepara os dentes do paciente para a cirurgia, alinhando-os da melhor maneira possível.

A cirurgia é então realizada para reposicionar os ossos maxilares, e o ortodontista continua o tratamento para aperfeiçoar o alinhamento dos dentes.

É importante ressaltar que a decisão de realizar a cirurgia ortognática é baseada em uma avaliação completa do paciente, incluindo exames radiográficos, modelos dentários e análise facial.

Cada caso é único, e o tratamento é personalizado para atender às necessidades específicas de cada indivíduo.

Indicação: quem deve fazer a cirurgia?

cirurgia ortognática valor, procedimento sendo feito

A decisão sobre quem deve fazer a cirurgia ortognática é baseada em uma avaliação detalhada realizada por uma equipe composta por um ortodontista e um cirurgião bucomaxilofacial.

Geralmente, a cirurgia ortognática é recomendada para pessoas que apresentam deformidades dentofaciais que não podem ser corrigidas apenas com tratamento ortodôntico convencional. 

Sendo mais indicada por problemas de:

  • Má oclusão dentária grave:
    Quando há uma má oclusão dentária significativa que não pode ser corrigida apenas com tratamento ortodôntico.
  • Problemas no maxilar superior (Maxila):
    Desproporções no tamanho ou na posição da maxila, como casos de maxila muito grande, muito pequena ou deslocada.
  • Problemas na mandíbula (Mandíbula):
    Desproporções no tamanho ou na posição da mandíbula, como casos de mandíbula muito grande, muito pequena ou deslocada.
  • Mordida aberta ou fechada:
    Mordida aberta (espaço entre os dentes superiores e inferiores quando a boca está fechada) ou mordida fechada profunda (sobreposição excessiva dos dentes superiores sobre os inferiores).
  • Problemas de alinhamento facial:
    Problemas estéticos resultantes de assimetrias faciais ou do posicionamento inadequado dos ossos faciais.
  • Problemas respiratórios:
    Em alguns casos, a cirurgia ortognática pode ser indicada para melhorar a via aérea e tratar problemas respiratórios, especialmente em situações em que há obstrução nas vias aéreas superiores.

Pacientes que consideram a cirurgia ortognática geralmente passam por uma fase de tratamento ortodôntico pré-cirúrgico para preparar os dentes e alinhar a arcada dentária da melhor maneira possível antes da intervenção cirúrgica. O objetivo é otimizar os resultados estéticos e funcionais.

Pré cirurgia

Os cuidados pré-operatórios para cirurgia ortognática são essenciais para garantir uma recuperação adequada e minimizar riscos durante o procedimento.

Embora as instruções exatas possam variar dependendo do caso específico e das orientações do cirurgião e equipe médica, antes da cirurgia ortognática o paciente deve seguir alguns passos básicos. 

Antes da cirurgia, é realizada uma consulta detalhada para avaliar a condição do paciente, discutir expectativas e revisar o plano cirúrgico.

Podem ser necessários exames de sangue, radiografias, tomografias ou outros testes diagnósticos antes da cirurgia.

Siga as orientações específicas sobre jejum antes da cirurgia. Em muitos casos, será necessário ficar sem comer ou beber por um determinado período antes do procedimento.

Em muitos casos, o paciente passará por um tratamento ortodôntico pré-cirúrgico. Certifique-se de seguir todas as instruções do ortodontista.

Informe ao cirurgião sobre todos os medicamentos que está tomando, incluindo prescrições, over-the-counter e suplementos. Alguns medicamentos e suplementos podem precisar ser ajustados ou interrompidos antes da cirurgia.

Lembrando que esses são cuidados gerais, e é fundamental seguir as orientações específicas do cirurgião e da equipe médica. Cada paciente é único, e o plano pré-operatório será adaptado às necessidades individuais.

Como é feito o procedimento?

médico com anestesia nas mãos para realizar cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática é um procedimento complexo que envolve a correção de deformidades dentofaciais por meio da reposição dos ossos da mandíbula, maxila ou ambos. Veja uma visão geral do processo:

Antes da cirurgia, o paciente passa por uma avaliação detalhada que pode incluir exames radiográficos, moldes dentários e análise facial.

Uma equipe composta por um ortodontista e um cirurgião bucomaxilofacial trabalha em conjunto para planejar o procedimento.

A cirurgia ortognática é geralmente realizada sob anestesia geral para garantir que o paciente esteja completamente confortável durante o procedimento, então o cirurgião fará incisões dentro da boca para minimizar as cicatrizes visíveis. Em alguns casos, pode ser necessária uma incisão pequena na região externa do rosto.

Com acesso aos ossos da mandíbula, maxila ou ambos, o cirurgião reposiciona os ossos de acordo com o plano pré-estabelecido e para manter os ossos na nova posição, o cirurgião utiliza placas, parafusos ou outros dispositivos de fixação. As incisões são cuidadosamente fechadas com suturas.

Cada caso é único, e o plano cirúrgico é adaptado às necessidades específicas de cada paciente. É importante discutir todos os detalhes e expectativas com a equipe médica antes de tomar a decisão de passar pelo procedimento.

Quais são os benefícios da cirurgia ortognática?

A cirurgia é frequentemente realizada para corrigir problemas de mordida, como sobremordida, mordida aberta, mordida cruzada e desalinhamentos maxilomandibulares, a correção das deformidades faciais e dos problemas de mordida pode melhorar a função mastigatória, facilitando a alimentação.

Em alguns casos, a cirurgia ortognática pode ajudar a melhorar a respiração e aliviar problemas respiratórios, especialmente se houver obstrução das vias aéreas superiores, se a deformidade facial ou a má oclusão estiverem afetando a fala, a cirurgia ortognática pode ajudar na correção desses problemas.

A correção de deformidades faciais e problemas de mordida pode prevenir complicações futuras, como desgaste excessivo dos dentes e problemas na articulação temporomandibular.

Em geral, a cirurgia ortognática tem o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, abordando não apenas questões funcionais, mas também aspectos estéticos.

É importante ressaltar que a decisão de realizar a cirurgia ortognática é individual e deve ser discutida com uma equipe multidisciplinar composta por cirurgiões bucomaxilofaciais, ortodontistas e outros profissionais de saúde. Cada caso é único, e os benefícios podem variar dependendo das necessidades específicas do paciente.

LEIA TAMBÉM: Cirurgia ortognática antes e depois: como é o procedimento?

Existem riscos?

ilustração de esqueleto mostrando mandíbula

Sim, como em qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia ortognática envolve alguns riscos e complicações. É importante que os pacientes estejam cientes desses aspectos antes de decidirem passar pelo procedimento. Alguns dos riscos associados à cirurgia ortognática incluem:

  • Reações adversas à anestesia;
  • Sangramento excessivo durante ou após a cirurgia;
  • Má formação da nova estrutura facial;
  • Necessidade de correções adicionais após a cirurgia;
  • Dormência ou alterações na sensibilidade dos lábios, língua ou áreas ao redor da boca.

É fundamental que os pacientes discutam todos os riscos e benefícios da cirurgia ortognática com seus cirurgiões bucomaxilofaciais e ortodontistas antes de tomar uma decisão.

Além disso, seguir as orientações pré e pós-operatórias é crucial para minimizar os riscos e otimizar os resultados. A escolha de um profissional experiente e qualificado também é essencial para garantir a segurança do procedimento.

Cirurgia ortognática valor

Os custos da cirurgia ortognática podem variar significativamente com base em diversos fatores, como a complexidade do caso, a região geográfica, o prestígio do cirurgião, o hospital ou clínica escolhidos, e se há necessidade de procedimentos ortodônticos prévios ou complementares.

Saiba quanto custa cirurgia ortognática e também qual o valor de um planejamento virtual de cirurgia ortognática.

Os custos totais podem incluir:

Honorários do cirurgião e ortodontista, custos hospitalares ou de clínica, exames e testes pré-operatórios, anestesia e medicamentos pós operatórios.

Com isso, o valor da cirurgia pode variar de R$15.000,00 a R$40.000,00, a depender dos pontos citados acima. 

Lembre-se de que o custo não deve ser o único fator considerado ao tomar decisões sobre procedimentos cirúrgicos. A experiência e a qualificação do cirurgião, bem como a reputação da clínica ou hospital, são fundamentais para garantir resultados seguros e eficazes.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a sua saúde bucal e prevenir doenças.

Além disso, por meio das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista tenha acesso aos procedimentos odontológicos já realizados e a possíveis tratamentos para garantir a sua saúde bucal.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *