céu da boca queimado

Céu da boca queimado: confira mais sobre como aliviar

O céu da boca queimado é uma situação bastante comum que é causada pela ingestão de alimentos ou bebidas muito quentes e que pode causar bastante desconforto ao paciente.

Isso faz com que ele procure por formas para aliviar os sintomas relacionados à queimadura da boca.

Confira mais a respeito do céu da boca queimado no artigo abaixo:

Como acontece a queimadura no céu da boca?

As queimaduras no céu da boca geralmente acontecem pelo fato de o palato estar em contato constante com os alimentos ingeridos

O céu da boca é a região que se encontra na parte superior do interior da boca e é dividido em duas partes: o palato mole e o palato duro.

Geralmente o céu da boca queimado corresponde a uma queimadura no palato duro, pois ele é a parte do céu da boca que está em contato constante com os alimentos ingeridos.

Portanto, as queimaduras no palato duro geralmente ocorrem por conta da ingestão de bebidas ou alimentos muito quentes.

Quais os problemas gerados pela ingestão de alimentos muito quentes?

A ingestão de alimentos muito quentes pode queimar as mucosas bucais, como a língua e o céu da boca, mas esses são apenas alguns problemas causados pelos alimentos muito quentes.

Dessa forma, apesar de ser tentador ingerir seu almoço quentinho ou um café que acabou de ser feito, é necessário tomar cuidado com essas ações.

Isso  se deve ao fato de que a ingestão de alimentos muito quentes, também pode afetar outros órgãos do sistema digestório além de que quando consumidos frequentemente podem aumentar a probabilidade de se desenvolver algum tipo de câncer nesses órgãos.

Sintomas do céu da boca queimado

Da mesma forma que as queimaduras externas derivadas de tocar em algumas superfícies muito quentes são incômodas, o céu da boca queimado também é.

Alguns sintomas da queimadura no céu da boca são feridas, descamação, dor, ardência, formação de bolhas em alguns casos e sensibilidade, também é importante lembrar que a exposição repetitiva ao calor extremo pode acabar provocando o surgimento de lesões cancerígenas.

Essa descamação também pode acabar provocando um aumento da saburra lingual, que é uma condição na qual uma de suas causas é o depósito de células mortas na superfície da língua.

Assim como vimos, o céu da boca é uma situação bastante incômoda, portanto, sua presença pode acabar prejudicando as funções desempenhadas pelo palato e o uso de próteses dentárias que possuem partes que tocam o palato.

Geralmente os sintomas tendem a desaparecer dentro do período de até uma semana, dessa forma quando esse período passa e os sintomas persistem é recomendado procurar um profissional para avaliar a situação.

Céu da boca queimado o que fazer

Céu da boca queimado o que fazer?

O céu da boca queimado é uma situação causada por alguma bebida ou alimento muito quente que entrou em contato no céu da boca, desse modo é natural que evitemos ingerir alimentos quentes.

Além disso, alimentos frios podem ajudar a resfriar a região afetada, o que contribui para reduzir a dor e retardar o processo inflamatório.

Também é recomendado evitar alimentos muito duros, visto que eles podem acabar ferindo a região que já se encontra sensível.

Os alimentos muito ácidos ou muito condimentados também devem ser evitados visto que eles podem acabar irritando a região afetada.

Assim como sabemos, manter a hidratação do corpo é extremamente importante para o seu bom funcionamento, porém, quando há algum caso de queimadura, a hidratação se torna ainda mais importante.

No caso do céu da boca queimado, a hidratação irá garantir a manutenção do fluxo de saliva, o que por sua vez irá manter a boca sempre bem hidratada.

Para contribuir para o alívio da dor o paciente também pode deixar a água gelada repousando na boca em contato com o céu da boca.

A queimadura no palato também tende a fazer com que algumas “pelinhas” se desprendam, no entanto, não é recomendado de forma alguma removê-las.

Isso se deve ao fato de que tentar retirá-las pode acabar aumentando o tamanho da lesão causada pela queimadura, atrasando a cicatrização e provocando ainda mais desconforto.

Como evitar queimar o céu da boca?

Apesar de existirem formas de se aliviar os desconfortos gerados pelo céu da boca queimado, elas ainda não são melhores que a prevenção. Confira algumas dicas para não queimar o céu da boca:

  • Evite consumir alimentos e bebidas muito quentes;
  • Na hora de consumir alimentos quentes, aguarde um pouco para que eles esfriem ou assopre até que o alimento atinja uma temperatura agradável;
  • Tome cuidado com alimentos que aparentam frios por fora mas que por dentro podem estar quentes.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para o tratamento e prevenção de problemas bucais, como o céu da boca queimado.

É por meio dessa periodicidade que o dentista é capaz de encaminhar o paciente para exames clínicos, além de oferecer as orientações e cuidados necessários por todo o período.

Além disso, caso o céu da boca queimado for um problema comum, não hesite em contatar o seu dentista para que o tratamento da queimadura no céu da boca seja feito de maneira correta.

Consultar-se com um bom profissional contribuirá para ajudar a resolver seu problema mais rapidamente, portanto, conte com a OralDents na hora de escolher uma clínica para realizar seus tratamentos.

Uma visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *