bruxismo como tratar

Bruxismo como tratar? Confira os principais métodos

O bruxismo nos dentes é uma desordem funcional que afeta boa parte da população e que muitas pessoas que sofrem com ela muitas vezes não sabem que possuem esse distúrbio.

Neste artigo falaremos mais a respeito do bruxismo e de como tratar bruxismo:

O que é bruxismo?

O bruxismo é uma desordem funcional que é caracterizada pelo ranger e apertar dos dentes, o que pode acabar provocando várias complicações.

Ainda não se sabe qual é a causa específica desta condição, no entanto, existem uma série de fatores que acreditam-se ser a causa do bruxismo.

Dentre os sintomas apresentados por esta condição os mais marcantes são o desgaste dos dentes e o surgimento de complicações na ATM.

Sua identificação geralmente é feita pela identificação do ranger dos dentes durante o sono por um terceiro, no entanto também pode ser identificada pelo desgaste dos dentes, o que exige a realização de alguns exames.

Quais são as causas do bruxismo

Quais são as causas do bruxismo?

O bruxismo é uma complicação que ainda não se descobriu sua causa específica, no entanto, existem alguns fatores em que acreditam ser motivadores desta complicação.

Os principais fatores que acreditam estar relacionados ao surgimento do bruxismo são:

  • Fatores emocionais: quando nos encontramos muito estressados ou ansiosos, estas emoções podem acabar se manifestando como movimentos involuntários de cerrar a mandíbula ou ranger os dentes;
  • Apneia do sono: a obstrução das vias respiratórias durante o sono podem provocar o ranger e o apertar dos dentes;
  • Má-oclusão: o alinhamento incorreto dos dentes e das arcadas dentárias durante a oclusão pode provocar o surgimento do bruxismo;
  • Refluxo gastroesofágico: o refluxo provoca o retorno do ácido estomacal para a boca, o que pode alterar o pH bucal. Esse pH mais ácido pode provocar uma maior atividade dos músculos responsáveis pela movimentação bucal, resultando no bruxismo.

Quais as consequências do bruxismo?

O bruxismo é uma condição em que os principais sintomas são o ranger e o apertar dos dentes, o que pode acabar causando algumas complicações para o paciente. Sendo assim, confira quais são as principais complicações:

  • Estalos do ouvidos;
  • Dor de cabeça, nos dentes, na ATM e no pescoço;
  • Disfunção temporomandibular (DTM);
  • Problemas no sono;
  • Desgaste e amolecimento dos dentes.

Desta forma, ao perceber um ou alguns destes sintomas é recomendado procurar um profissional para que ele possa avaliar e realizar os exames necessários para avaliar se há a presença do bruxismo.

Como identificar o bruxismo?

Geralmente o bruxismo é identificado através de outra pessoa que vive com o paciente e percebe que ele range e aperta os dentes durante o sono.

No entanto, ele também pode ser identificado através da avaliação dos outros sintomas, como o desgaste dos dentes e os problemas na ATM.

Portanto, caso o paciente perceba algum destes sinais, é recomendado que ele procure um profissional para realizar a avaliação e caso necessário solicitar alguns exames para avaliar a presença do bruxismo.

Como tratar bruxismo

Como tratar bruxismo?

O bruxismo é uma complicação na qual ainda não possui uma cura definitiva, no entanto existem algumas ações que podem ser realizadas para tratar o bruxismo. Sendo assim, confira como tratar bruxismo:

  • Medicamentos ansiolíticos para tratar ansiedade e estresse crônico;
  • Terapias com psicólogo para um controle da ansiedade;
  • Sessões de fisioterapia com um fisioterapeuta para reeducação dos músculos responsáveis pela movimentação da face;
  • Uso de placas de bruxismo para o controle do ranger e apertar dos dentes, que podem ser tanto rígidas quando macias, o que tende a variar de acordo com o tipo de bruxismo.

É importante lembrar que estas são apenas algumas das maneiras de como tratar bruxismo e ainda existem outros possíveis tratamentos.

Também deve-se ter em mente que estas recomendações não substituem o diagnóstico e tratamento profissional. Portanto é importante consultar-se com um profissional para que ele possa avaliar e recomendar o tratamento ideal para a sua situação.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao dentista a oportunidade de identificar o problema do bruxismo com maior facilidade.

Dessa maneira, com a identificação precoce o dentista pode iniciar o tratamento com placa de bruxismo mais cedo, oferecendo assim uma chance maior de solucionar o problema.

Elas também garantem que seja possível identificar e tratar possíveis problemas bucais, como a cárie e o tártaro.

Também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *