braquete

Braquete: confira o que é e quais são os principais tipos!

O braquete é uma estrutura fundamental do aparelho ortodôntico que é responsável por manter o fio ortodôntico em seu devido lugar para que possa exercer sua função.

Neste artigo você irá conferir mais a respeito dele e de seus diferentes tipos e materiais com os quais pode ser confeccionado. Veja a seguir:

O que é braquete

O que é braquete?

O braquete é uma peça fundamental do aparelho ortodôntico que fica colada na superfície dos dentes, podendo ficar na parte da frente ou na parte de trás dependendo do tipo de aparelho que o paciente está utilizando.

No modelo convencional eles são confeccionados com um material metálico, no entanto, ele também possui versões estéticas que podem ser confeccionadas de outros materiais.

Geralmente eles possuem um canal no meio para a passagem do fio ortodôntico e o restante dos modelos se diferem de forma que o convencional possui alguns encaixes para fixar as borrachinhas de aparelho e o autoligado possui uma espécie de clipe para prender o fio ortodôntico ao braquete.

Para que serve o braquete?

O braquete é uma estrutura do aparelho ortodôntico fixo que possui a função de manter o fio ortodôntico em seu devido lugar, garantindo que ele possa exercer sua função de exercer a pressão necessária para realizar as movimentações ortodônticas.

Dessa forma é possível ver que o braquete age como um suporte para o fio ortodôntico, mantendo-o no devido lugar para que ele possa exercer sua função

Tipos de braquete

Assim como dito anteriormente, existem diferentes tipos de aparelho ortodôntico fixo e cada um deles possui um tipo de braquete diferente. Sendo assim, confira quais são as principais tipos de braquete:

  • Tradicional, possui um canal por onde passa o fio ortodôntico e ao seu redor existem estruturas que são onde as borrachinhas de aparelho ficam fixadas;
  • Autoligado, possui um canal por onde passa o fio ortodôntico e estruturas semelhantes a um clipe que são responsáveis por manter o fio ortodôntico preso ao braquete;
  • Lingual, possui um canal por onde passa o fio ortodôntico e estruturas ao redor desse canal para colocar as borrachinhas do aparelho. Pelo fato de o aparelho lingual ser utilizado na parte interna dos dentes, os braquetes desse aparelho possuem um tamanho menor e as quinas mais arredondadas.

Além dos modelos de braquete, eles também podem ser encontrados em diferentes materiais além dos metálicos que são conhecidos como versões estéticas. Confira os principais materiais com os quais os braquetes são confeccionados:

  • Resina, consiste em um material que possui uma tonalidade mais esbranquiçada que consegue se assemelhar a tonalidade dos dentes;
  • Porcelana, assim como a resina, ela também consiste em um material que possui uma tonalidade mais esbranquiçada, assemelhando-se com a tonalidade dos dentes;
  • Safira, diferentemente das demais alternativas de materiais, ela consiste em um material que possui uma tonalidade mais translúcida, o que garante a ela a capacidade de se camuflar entre os dentes.

O que pode fazer o braquete se soltar?

O braquete pode se soltar dos dentes do paciente por alguns fatores, no entanto, na maior parte das vezes em que isso ocorre, se deve ao fato de que foi exercida alguma pressão além do que o braquete poderia suportar.

As principais razões que levam isso a ocorrer são:

  • Alimentação, existem alguns tipos de alimentos que são muito crocantes ou muito pegajosos que acabam exercendo muita pressão sobre os braquetes, forçando sua fixação e assim fazendo com que ele se desprenda;
  • Impactos, alguns acidentes que atingem a região da boca podem fazer com que seja exercida uma pressão demasiada sobre o braquete, levando a sua soltura.

Algumas vezes a soltura pode ocorrer até mesmo durante a profilaxia ou durante a própria manutenção mensal.

O que fazer quando o braquete se solta?

Quando o braquete se solta, independentemente de qual seja a razão que causou sua soltura, é importante que o paciente procure seu dentista o mais rápido possível para que ele possa colar o braquete nos dentes novamente.

Isso se deve ao fato de que os braquetes são peças fundamentais durante o tratamento ortodôntico e perder uma ou mais delas pode acabar afetando o tratamento.

Sendo assim, para que o tratamento ortodôntico não seja prejudicado, é importante que o braquete seja colado em seu devido lugar o mais rápido possível.

Cuidados que devemos ter com o braquete

Cuidados que devemos ter com o braquete

Assim como foi visto anteriormente no artigo, o braquete é uma estrutura fundamental para o aparelho ortodôntico conseguir exercer sua função, pois é ele quem mantém o fio ortodôntico preso aos dentes.

No entanto, é necessário ter alguns cuidados com o braquete de aparelho para que ele não seja danificado e nem se solte, além de sua higienização adequada ser importante para evitar complicações de saúde bucal.

Sendo assim, para cuidar bem dos braquetes de aparelho é recomendado que o paciente evite ingerir alimentos muito rígidos ou muito pegajosos visto que isso pode acabar danificando o braquete fazendo com que ele venha a se soltar.

Além dos cuidados que devemos ter para não fazer ele se soltar, também devemos ter cuidados com sua higiene.

Isso é importante devido ao fato de que o braquete é uma estrutura a mais na boca e isso acaba fazendo com que ele retenha partículas de alimentos e bactérias.

Dessa forma, na hora de higienizar os dentes é importante dar uma atenção especial para ele, escovando-o da forma correta, podendo utilizar escova de dentes para quem usa aparelho, com a escova interdental.

Assim como a escovação, o uso do fio dental também é importante para complementar a higienização removendo a placa bacteriana que fica presa entre os dentes.

Como o uso do fio dental pode ser atrapalhado por conta do fio ortodôntico, o paciente pode utilizar um acessório chamado passa fio para auxiliar nesse processo.

A partir desses cuidados é possível manter a integridade do aparelho e prevenir o surgimento de complicações derivadas da má higienização.

Por que escolher uma clínica de confiança para realizar o tratamento ortodôntico?

Na hora de escolher em qual clínica realizar seu tratamento ortodôntico, é importante escolher uma clínica que consiga te oferecer uma boa infraestrutura e bons profissionais para lhe proporcionar o melhor atendimento possível.

Sendo assim, na hora de escolher uma clínica para realizar seu tratamento ortodôntico, confie na OralDents.

Na OralDents você conta com profissionais altamente qualificados e com ótimos equipamentos para lhe proporcionar o melhor atendimento possível.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *