braquete de aparelho

Braquete de aparelho: veja o que fazer se o seu se soltar!

O braquete de aparelho é uma peça que faz parte do aparelho ortodôntico e que é fundamental para o sucesso do tratamento.

Neste artigo você irá conferir maiores informações a respeito dessa peça tão importante:

O que é braquete do aparelho?

O braquete de aparelho é uma estrutura fundamental para o aparelho ortodôntico convencional e autoligado.

Ele é a peça do aparelho que geralmente possui um formato quadrado e há um preso em cada dente do paciente, podendo ficar na parte da frente do dente, no modelo convencional e autoligado, ou na parte de trás, como ocorre no aparelho lingual.

Nos modelos convencionais ele possui a função de servir como uma forma de guia para o fio ortodôntico, mantendo-o em seu lugar para que ele possa exercer a pressão necessária sobre os dentes.

No modelo autoligado, sua função é um pouco diferente por conta do fato de esse aparelho não utilizar borrachinhas. Dessa forma, além de manter o fio ortodôntico em seu lugar, ele também é responsável por exercer a pressão necessária sobre o fio para realizar as movimentações ortodônticas.

Além de possuir modelos diferentes, o braquete de aparelho também pode ser confeccionado com outros materiais além do metal, os chamados braquetes estéticos.

Quais são os tipos de braquete

 

Quais são os tipos de braquete?

Assim como foi dito anteriormente, o braquete de aparelho possui alguns modelos principais que se diferem uns dos outros, sendo eles:

  • Convencional: possui um canal para a passagem do fio ortodôntico e quatro pequenas estruturas em suas pontas que servem para encaixar as borrachinhas de aparelho;
  • Autoligado: possui um canal para a passagem do fio ortodôntico e uma estrutura semelhante a um clipe que é responsável por exercer a função das borrachinhas;
  • Lingual: possui um canal para a passagem do fio ortodôntico e quatro estruturas para as borrachinhas, semelhante ao convencional, no entanto, por ficar posicionado na parte de trás dos dentes, ele possui um tamanho reduzido.

Além de possuir diferentes modelos, os braquetes também podem ser confeccionados por diferentes materiais, sendo eles:

  • Resina: é um material que possui uma tonalidade esbranquiçada para se assemelhar à tonalidade dos dentes, possui uma resistência tanto física quanto ao amarelamento menor que os outros modelos;
  • Porcelana: é um material que possui uma tonalidade esbranquiçada semelhante a dos dentes, também possui uma alta resistência tanto física quanto ao amarelamento;
  • Safira: é um material que possui uma tonalidade translúcida, o que garante que o braquete se camufle na superfície dos dentes, também possui uma alta resistência tanto ao amarelamento quanto física.

Como colar braquete de aparelho?

A fixação do braquete é feita durante a instalação do aparelho ortodôntico ou quando um braquete se solta durante o tratamento.

Para realizar sua fixação, primeiro é necessário fazer uma limpeza dos dentes que irão recebê-los para prevenir o surgimento de alguma complicação.

Em seguida aplica-se um ácido na superfície onde o braquete será fixado que é responsável por facilitar sua fixação. Logo após a aplicação do ácido, o braquete é fixado sobre os dentes utilizando resina composta, que age como uma cola para fixá-lo.

Após colar o braquete, o profissional irá utilizar uma luz sobre o braquete colado para acelerar seu processo de fixação. Assim que o procedimento com a luz é finalizado o braquete se encontra fixado.

O que fazer o braquete de aparelho se soltar

O que faz o braquete de aparelho se soltar?

O braquete de aparelho pode se soltar do dente por conta de diversos motivos. Sendo assim, confira quais são os principais motivos que provocam seu desprendimento:

  • Alimentação: um dos principais fatores que levam ao descolamento do braquete são o consumo de alimentos mais rígidos ou pegajosos, visto que eles podem acabar gerando muita pressão sobre o braquete fazendo com que ele se desprenda;
  • Impactos: alguns acidentes que acertam os braquetes também podem gerar uma pressão excessiva sobre ele fazendo com que ele se desprenda.

O que fazer quando o braquete de aparelho descolar?

Quando o braquete do aparelho se soltar, é recomendado que o paciente procure atendimento com seu dentista o mais rápido possível para realizar a colagem do braquete.

Essa visita deve ser feita o mais rápido possível devido ao fato de que o braquete é uma peça fundamental para o tratamento ortodôntico, o que faz com que seja fundamental mantê-lo preso aos dentes.

Caso não seja possível realizar a consulta de imediato, é recomendado que o paciente guarde o braquete que se soltou em algum local seguro para evitar perdê-lo.

É importante que o paciente não tente colar o braquete e nem tente realizar qualquer modificação no aparelho por conta própria, visto que isso pode acabar gerando ainda mais complicações.

Cuidados que o paciente deve ter com o aparelho

Assim como foi visto anteriormente, é necessário que o paciente tenha alguns cuidados com o aparelho para evitar que o braquete se solte.

Além disso, o aparelho também é uma estrutura a mais na boca, o que faz com que ele possa acumular bactérias e partículas de alimentos, fazendo com que o paciente tenha que ter um cuidado maior com sua higienização.

Sendo assim, confira os principais cuidados que devemos ter com o aparelho ortodôntico:

  • Cuide bem da higienização dos dentes, utilizando o fio dental e escovando os dentes da maneira correta;
  • Evite ingerir alimentos muito rígidos ou pegajosos;
  • Compareça as visitas mensais para manter as manutenções do aparelho em dia.

Por que escolher uma clínica de confiança para realizar o tratamento ortodôntico?

Na hora de escolher em qual clínica realizar seu tratamento ortodôntico, é importante escolher uma clínica que consiga te oferecer uma boa infraestrutura e bons profissionais para lhe proporcionar o melhor atendimento possível.

Sendo assim, na hora de escolher uma clínica para realizar seu tratamento ortodôntico, confie na OralDents.

Na OralDents você conta com profissionais altamente qualificados e com ótimos equipamentos para lhe proporcionar o melhor atendimento possível.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *