paciente utilizando borrachinha de aparelho cores mais usadas

Borrachinha de aparelho cores mais usadas: veja quais são!

É bastante comum que o paciente fique em dúvida sobre qual cor de aparelho escolher em meio a tantas opções.

Sendo assim, neste artigo falaremos mais a respeito das cores de borrachinha de aparelho mais usadas, confira:

O que são cores de aparelho?

As cores de aparelho ortodôntico dizem respeito às cores das borrachinhas que são utilizadas pelo aparelho ortodôntico convencional.

Por se tratarem de uma peça fundamental do aparelho fixo convencional, o paciente deve utilizá-las durante todo o tratamento ortodôntico.

Sendo assim, o fato de que elas são coloridas e de que sua troca de cor pode ser feita regularmente garantem que o paciente possa experimentar várias cores durante o tratamento.

Isso também pode gerar dúvidas a respeito de qual cor de borrachinha escolher, sendo assim, daremos algumas dicas de como fazer a escolha das cores.

paciente sorrindo mostrando suas borrachinhas de aparelho

Para que servem as borrachinhas de aparelho?

Assim como dito anteriormente, as borrachinhas de aparelho são fundamentais para o aparelho ortodôntico convencional, visto que elas são responsáveis por manter o fio ortodôntico preso aos braquetes do aparelho ortodôntico.

Além disso, a borrachinha também possui a função de contribuir para que o aparelho possa exercer a pressão necessária sobre os dentes para que o fio ortodôntico possa corrigir o posicionamento dos dentes.

Sendo assim, ela é fundamental para que o aparelho ortodôntico possa exercer seu papel de corrigir o posicionamento dos dentes.

Como trocar a cor das borrachinhas de aparelho?

As borrachinhas de aparelho apesar de serem fundamentais para o tratamento ortodôntico, com o passar do tempo elas tendem a perder sua eficácia, sendo necessário substituí-las.

Para contornar este problema é necessário trocá-las regularmente, o que pode ser feito através das manutenções mensais do aparelho.

Nessas manutenções o profissional realiza os ajustes necessários para que o tratamento ortodôntico possa continuar e também substitui as borrachinhas por novas.

Essa substituição garante que a pressão necessária do aparelho ortodôntico continue sendo exercida e a sua eficácia seja mantida.

Como escolher as cores das borrachinhas de aparelho?

Atualmente existem diversos tipos de cores de borrachinha de aparelho e isso pode acabar deixando o paciente com dúvidas a respeito de que cor escolher.

Sendo assim, separamos aqui algumas dicas de como escolher a cor das borrachinhas de aparelho, confira:

Combine com seu estilo

Uma das melhores formas de escolher sua cor de borrachinha de aparelho é optando por tons que combinam com sua personalidade, suas roupas ou algo que você goste.

Dessa forma, na hora de escolher a cor de sua borrachinha o paciente pode optar por uma tonalidade mais neutra caso seja mais tímido ou uma mais alegre caso seja extrovertido.

O paciente também pode optar por cores que representem seu time do coração ou também por cores que sejam uma referência a um filme ou série que gosta muito.

Utilizando essa dica o paciente também pode combinar a cor de seu aparelho com a paleta de cores de seu guarda-roupas, garantindo que elas sempre combinem com as roupas que ele irá utilizar.

Utilize as datas comemorativas

É possível mudar as cores de aparelho para combinar com feriados e datas comemorativas, como vermelho e verde no natal, branco no ano novo ou laranja e roxo no halloween, garantindo que você esteja sempre no clima da época.

Escolha tons neutros

Uma ótima forma de escolher as cores de borrachinha de aparelho é optando por tons neutros, o que garante que o aparelho ortodôntico não chame tanta atenção.

Dessa forma, caso você deseje um visual mais discreto do aparelho não há como errar ao escolher tons neutros, visto que eles combinam com praticamente tudo, o que também acaba fazendo com que eles sejam uma das cores de borrachinha de aparelho mais usadas.

Teste novos tons mensalmente

As borrachinhas de aparelho são substituídas durante as manutenções mensais, o que possibilita ao paciente a oportunidade de trocá-las uma vez por mês.

Isso acaba oferecendo ao paciente a oportunidade de testar novas cores, garantindo que ele possa tirar suas próprias conclusões a respeito de quais são suas cores favoritas.

Evite tonalidades que parecem comida

Alguns tons como o verde musgo podem passar a impressão de que há algum alimento preso nos dentes do paciente, o que acaba não sendo esteticamente agradável.

Sendo assim, na hora de escolher suas cores de borrachinha é importante que o paciente evite tons como verde e também tons como amarelo, visto que ele pode passar a impressão de que o dente do paciente está mais sujo.

paciente utilizando as cores de borrachinha de aparelho mais usadas

Quais são as cores de borrachinha de aparelho mais usadas?

Cada paciente tende a possuir uma cor de aparelho ortodôntico que mais utiliza, por questão de preferência ou conveniência.

Sendo assim, é difícil afirmar qual é a melhor cor de borrachinha de aparelho, visto que cada um possui uma opinião diferente.

No entanto, apesar de não possuir uma cor que seja melhor que as demais, existem as cores de borrachinha de aparelho que são mais usadas, ou seja, a que os pacientes mais escolhem, são elas:

  • Cinza;
  • Preta;
  • Branca;
  • Transparente;
  • Azul cristal;
  • Azul-marinho;
  • Azul piscina;
  • Verde mar.

Isto se deve ao fato de que esses tons são cores mais neutras, o que permite que o paciente adote uma aparência mais discreta.

Além disso, as tonalidades mais escuras como azul marinho e preto podem passar a impressão de que o paciente está com os dentes mais brancos por criarem um contraste maior.

Como manter as cores das borrachinhas de aparelho?

Assim como sua elasticidade, as cores de borrachinha de aparelho também tendem a serem comprometidas com o passar do tempo.

No entanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados para manter as cores de borrachinha de aparelho por mais tempo. Confira:

  • Cuide bem da higienização dos dentes através de uma escovação dos dentes a partir do uso da escova interdental, da escova de dentes convencional e do fio dental;
  • Evitar ingerir alimentos e bebidas muito pigmentadas, como vinho, café e beterraba;
  • Compareça às manutenções mensais para efetuar a troca das borrachinhas, visto que dessa forma elas serão substituídas antes que percam suas cores;
  • Opte por tons mais escuros devido ao fato de que eles não amarelam nem são pigmentados por conta da ingestão de alimentos com tonalidades fortes.

Por que é importante escolher uma boa clínica odontológico para colocar seu aparelho ortodôntico?

Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante escolher uma clínica de confiança, pois é nela que será realizado todo o acompanhamento do seu tratamento.

Sendo assim, ao escolher uma clínica de confiança o paciente consegue garantir que seu tratamento será realizado por profissionais de confiança e com equipamentos de alta qualidade.

Portanto, confie na OralDents pois ela garante que você será atendido pelos melhores profissionais e com os melhores equipamentos.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *