arcada dentária infantil

Arcada dentária infantil: descubra o que é e como é formada!

Durante a vida nós possuímos duas arcadas dentárias, sendo elas a infantil, que temos durante a infância, e a permanente, que temos durante a fase adulta.

Neste artigo falaremos mais a respeito da arcada dentária infantil, confira:

O que é a arcada dentária infantil?

A arcada dentária infantil consiste no conjunto de dentes decíduos que existem na boca da criança e em seus tecidos de sustentação, conhecidos como periodonto.

Assim como dito anteriormente, ela é composta pelo conjunto de dentes de leite ou dentes decíduos, que são o primeiro conjunto de dentes que possuímos, e eles permanecem na boca até serem substituídos pelos permanentes.

Os dentes de leite que compõem a arcada dentária infantil geralmente começam a surgir por volta dos 6 meses de idade e se completam por entre os 2 e 3 anos de idade.

Normalmente esses dentes são menores, mais brancos e possuem raízes menores que os dentes permanentes, sendo justificados pelo fato de que eles serão substituídos e necessitam ser menores para se acomodarem na arcada dentária.

Além do mais, diferentemente da arcada dentária adulta que possui 32 dentes, a arcada dentária infantil possui apenas 20, o que se deve ao fato de que elas possuem o crânio menor e não consegue comportar todos os 32 dentes.

Com o desenvolvimento da criança e seu crescimento, seu crânio e sua arcada também crescem, tornando-se capazes de acomodar os dentes permanentes.

Qual é a ordem em que os dentes da arcada dentária infantil nascem

Qual é a ordem em que os dentes da arcada dentária infantil nascem?

A arcada dentária infantil corresponde a arcada dentária que possuímos antes da troca de dentição, ou seja, ela é composta unicamente pelos dentes decíduos.

Mas em que ordem esses dentes surgem nessa arcada? Confira:

Incisivos centrais inferiores – entre 6 e 10 meses;

Incisivos centrais superiores – entre 8 e 12 meses;

Incisivos laterais superiores – entre 9 e 13 meses;

Incisivos laterais inferiores – entre 10 e 16 meses;

Primeiros molares superiores – entre 13 e 19 meses;

Primeiros molares inferiores – entre 14 e 18 meses;

Caninos superiores – entre 16 e 22 meses;

Caninos inferiores – entre 17 e 23 meses;

Segundos molares superiores – entre 23 e 31 meses;

Segundos molares inferiores – entre 25 e 33 meses.

É importante lembrar que essas são apenas idades médias em que os dentes nascem, sendo assim, eles podem nascer um pouco antes ou um pouco depois.

Porém, é importante procurar ajuda de um profissional caso nenhum dente da criança tenha nascido até um ano de idade para que ele possa avaliar o motivo da demora.

Qual é a sua função?

A arcada dentária infantil é temporária, ou seja, com o passar do tempo ela será substituída pela arcada permanente.

No entanto, apesar de que futuramente ela será substituída, essa arcada é fundamental durante a infância do paciente.

Isso se deve ao fato de ela ser primordial para algumas funções do corpo humano, tais como:

  • Fala;
  • Mastigação;
  • Respiração;
  • Manter o espaço para o nascimento dos dentes permanentes;
  • Desenvolvimentos dos ossos e músculos faciais.

Além desses motivos, a arcada dentária infantil também é responsável por conferir uma melhoria estética da criança, visto que ela proporciona um sorriso bonito para a criança.

Sendo assim, é importante que esses dentes não sejam removidos antes da sua queda natural, pois isso pode gerar complicações antes e durante a formação da arcada permanente.

Quais são os problemas que podem afetar a arcada dentária infantil

Quais são os problemas que podem afetar a arcada dentária infantil?

Assim como a arcada dentária adulta, a arcada dentária infantil também pode ser afetada por vários problemas, no entanto, quando eles são identificados durante a infância é mais fácil corrigi-los.

Isso se deve ao fato de que durante a infância as estruturas faciais ainda estão em desenvolvimento, o que permite mais facilidade na hora de corrigir seu posicionamento ou sua estrutura.

Sendo assim, confira quais são os principais problemas que afetam a arcada dentária infantil

Cárie de mamadeira

Também conhecida como cárie infantil, a cárie de mamadeira diz respeito à cárie que afeta as crianças lactentes, ou seja, crianças que ainda estão em fase de amamentação.

Geralmente a cárie é uma condição que surge por conta da má higienização dos dentes, no entanto, essa cárie geralmente aparece por conta do consumo de alimentos açucarados durante esse período e também pela falta de higienização das gengivas do bebê.

Isso se deve ao fato de que a falta de higienização das gengivas faz com que as bactérias se acumulem na superfície das gengivas e o consumo de alimentos açucarados contribui para essas bactérias desenvolverem e atingirem os dentes que ainda não nasceram.

Logo, esse problema acaba fazendo com que os dentes de leite do bebê já nasçam com sua estrutura comprometida, o que pode gerar vários problemas para o bebê.

Má-oclusão

A má-oclusão dentária diz respeito a uma condição que é caracterizada pelo mau posicionamento dos dentes quando o paciente fecha a boca, o que pode resultar no desenvolvimento de diversos problemas, como desgaste dos dentes e problemas na respiração.

Além dos problemas funcionais que são causados pela má-oclusão, esse problema também pode afetar a estética dos dentes, visto que eles afetam o posicionamento dos dentes.

As principais má-oclusões que podem afetar o paciente tanto durante a infância quanto durante a fase adulta são a mordida aberta, mordida cruzada, apinhamento e diastema.

A maior vantagem da identificação desses problemas na arcada dentária infantil se encontra no fato de ela ainda não se encontra completamente formada, pelo fato de que ela se desenvolve para a arcada dentária permanente, o que faz com que seja mais fácil de corrigir esses problemas.

Cárie infantil

A cárie infantil é um problema que, assim como o nome sugere, tende a afetar crianças e ataca a estrutura dos dentes assim como a cárie convencional.

Geralmente esse problema tende a ser causado pela má higienização dos dentes e também pelo alto consumo de alimentos ricos em açúcar.

Apesar de possuírem nomes diferentes, a única diferença entre a cárie infantil e a cárie em adultos se encontra na faixa etária que ela atinge e também no tipo de dentes, visto que uma afeta dentes de leite e a outra os dentes permanentes.

O que causa problemas na arcada dentária infantil?

Assim como visto anteriormente, a arcada dentária infantil pode ser afetada por diversos problemas e as principais causas desses problemas são:

  • Uso prolongado da chupeta;
  • Sucção do polegar;
  • Herança genética;
  • Hábitos parafuncionais;
  • Pouco espaço para o nascimento dos dentes;
  • Palato estreito.

Além disso, as cáries também podem ser causadas pelo alto consumo de açúcar e também pela má higienização dos dentes.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Uma visita a clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *