aparelho para abrir o céu da boca

Aparelho para abrir o céu da boca: indicações, vantagens e cuidados

Aparelho para abrir o céu da boca é o nome popular dado ao expansor palatino. Ele recebeu esse nome pelo fato de ficar posicionado no céu da boca e ser utilizado para expandir o céu da boca.

Sendo assim, confira mais a respeito desse aparelho no artigo abaixo:

O que é aparelho para abrir o céu da boca?

O aparelho para abrir o céu da boca, como o expansor palatino é popularmente conhecido, é um aparelho ortodôntico que fica posicionado no céu da boca do paciente.

Geralmente ele é utilizado em crianças e adolescentes, que por ainda estarem em fase de desenvolvimento permitem as movimentações realizadas pelo aparelho.

Já em adultos devido ao fato de que eles já possuem os ossos completamente desenvolvidos, não é indicado.

O aparelho para abrir o céu da boca possui alguns modelos diferentes, podendo ser encontrado em sua modelo removível e fixo.

Apesar de serem diferentes, ambos os modelos conseguem desempenhar bem o seu papel de contribuir para a abertura do palato.

A abertura do céu da boca ocorre de forma gradual, sendo que a abertura do aparelho é feita de forma gradativa por meio do aperto do aparelho efetuado pelo dentista, em alguns casos pode ser apertado pelo próprio paciente ou pelos pais e responsáveis caso o paciente ainda seja criança.

É importante lembrar que os apertos devem ser realizados seguindo as orientações do profissional para evitar maiores complicações.

O aperto é feito através do uso de uma pequena chave utilizada tanto para fechar quanto para abrir o aparelho.

Logo, com o uso correto do aparelho é possível expandir o palato e corrigir diversos problemas derivados causados pelo palato estreito.

Quando o aparelho do céu da boca é indicado?

O aparelho para abrir o céu da boca é indicado para corrigir problemas derivados do palato estreito, como a mordida cruzada e o bruxismo.

Além disso, ele também pode ser utilizado para corrigir dentes apinhados e tortos quando estes são causados pela falta de espaço na arcada dentária.

vantagens do aparelho para abrir o céu da boca

Vantagens do aparelho para abrir o céu da boca

Assim como dissemos anteriormente, o uso do aparelho para abrir o céu da boca contribui para a abertura do palato.

Essa abertura é responsável por garantir vários benefícios ao paciente. Confira quais são as principais vantagens desse aparelho:

Melhora da fonética

O posicionamento dos dentes em locais indevidos acaba prejudicando a fala do paciente pelo fato de que o mau posicionamento dos dentes interfere no posicionamento da língua e na respiração bucal.

Dessa forma, através do uso desse aparelho é possível corrigir o posicionamento dos dentes e assim garantir o posicionamento da língua e a respiração adequada.

Melhoria da mastigação

O uso do aparelho para abrir o céu da boca consegue corrigir problemas de apinhamento e de mordidas erradas. Após a correção desses problemas a oclusão da pessoa é corrigida e o encaixe dos dentes ocorre da maneira correta.

Portanto, durante a mastigação o encaixe dos dentes para triturar os alimentos acontece de maneira mais suave, o que garante que os alimentos sejam triturados da maneira correta.

Evita problemas na ATM

Quando o paciente possui problemas na mordida, algumas estruturas da face sofrem uma sobrecarga, como é o caso da articulação temporomandibular.

Com isso, pode acontecer disfunções, o que por sua vez provoca dores e incômodos. Ao corrigir os problemas de mordida com o aparelho para abrir o céu da boca esse problema é evitado.

Evita extrações

Quando o paciente possui uma arcada dentária superior menor do que o devido, a extração dentária pode ser indicada para evitar o apinhamento dentário.

Através da abertura do palato com o expansor palatino acontece a expansão da arcada, o que garante que os dentes tenham espaço suficiente para nascer. Logo, não é necessário realizar nenhuma extração para suportar os dentes na arcada.

Quanto tempo devo ficar com o aparelho no céu da boca?

O aparelho para abrir o céu da boca atua exercendo uma leve pressão no céu da boca até que ocorra a expansão desejada. Dessa forma, o tempo de uso desse aparelho tende a variar de acordo com a necessidade do paciente e opinião do dentista.

Sendo assim, geralmente esse aparelho é utilizado por um período de 3 a 12 meses visto que ele deve ser utilizado até que ocorra a expansão desejada.

Cuidados que devemos ter com o aparelho para abrir o céu da boca

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para a manutenção de uma boca saudável, do bom estado do aparelho e bons resultados do tratamento.

É importante que o paciente utilize o aparelho pelo maior tempo possível no caso do aparelho removível, visto que assim o resultado será obtido com mais rapidez.

Além disso, é deve se atentar para a higienização tanto da boca quanto do aparelho, pois dessa forma é possível evitar o surgimento de complicações derivadas de bactérias que se acumulam por conta da má-higienização.

Também é importante tomar cuidado na hora de se alimentar, no caso dos aparelhos removíveis é recomendado retirá-los para se alimentar.

Já no caso dos aparelhos fixos, como não é possível removê-los, é recomendado evitar consumir alimentos muito rígidos ou muito pegajosos para não danificar a estrutura do aparelho.

Escolha uma clínica de confiança para colocar seu aparelho ortodôntico

Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança para realizar a instalação do aparelho e o acompanhamento do tratamento.

Além disso, uma clínica de confiança contribui para que o tratamento seja realizado de forma mais objetiva, fazendo com que o resultado do tratamento seja alcançado de forma mais rápida.

Sendo assim, a OralDents oferece o atendimento com profissionais qualificados para atendê-lo da melhor forma, além de contar com equipamentos de altíssima qualidade.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *