aparelho ortodôntico transparente

Aparelho ortodôntico transparente: confira suas vantagens!

O aparelho ortodôntico transparente, também conhecido como Invisalign ou alinhadores invisíveis, diz respeito a um aparelho ortodôntico estético.

Para saber mais a seu respeito continue acompanhando o artigo abaixo onde falaremos mais sobre o que é, pra que serve e suas principais vantagens:

O que é aparelho ortodôntico transparente

O que é aparelho ortodôntico transparente?

O aparelho ortodôntico transparente, também conhecido como aparelho invisível, Invisalign ou alinhadores invisíveis, consiste em um modelo de aparelho estético.

Desta maneira, esse aparelho ortodôntico é confeccionado de forma que ele fique camuflado dentro da boca do paciente, proporcionando a ele um tratamento mais discreto.

Diferentemente dos aparelhos convencionais que utilizam braquetes e fio ortodôntico, esse modelo consiste em um conjunto de placas translúcidas que são removíveis.

Esse conjunto de placas é confeccionado através de um molde digital de forma que seja possível projetar todas elas antes mesmo de se iniciar o tratamento.

Sendo assim, o tratamento com esse tipo de aparelho é feito a partir da substituição periódica dessas placas, o que pode ser feito na própria casa do paciente, no entanto, é importante ter a aprovação do profissional para fazê-lo.

Logo, por se tratar de um aparelho removível seu uso garante ao paciente um conjunto de benefícios que não são proporcionados pelo convencional.

Porém, apesar de que esse modelo consiste em um aparelho estético, ele ainda é capaz de efetuar todas as funções originalmente feitas pelo modelo convencional, sendo contraindicado apenas em alguns casos mais severos de desalinhamento.

Para que serve?

O aparelho transparente consiste em um modelo de aparelho ortodôntico e, como tal, ele possui as mesmas funções do aparelho ortodôntico convencional.

Dessa forma, ele pode ser utilizado para corrigir casos de:

Por se tratar de um tipo de aparelho ortodôntico, esse modelo geralmente não possui nenhuma contraindicação. Porém, é importante que o paciente atente-se ao seu tempo de uso, garantindo que o utilize diariamente pelo tempo necessário.

Além disso, ele também possui uma linha que pode ser utilizada em crianças, chamada Invisalign First, que foi desenvolvida pensando nelas.

Quais são as vantagens do aparelho ortodôntico transparente

Quais são as vantagens do aparelho ortodôntico transparente?

O aparelho ortodôntico transparente possui diversas vantagens que o tornam atrativo aos olhos do paciente e cada vez mais utilizado.

Sendo assim, neste artigo você irá conferir mais a respeito de suas principais vantagens de antes e depois, confira:

Proporciona um tratamento mais discreto

Uma das principais vantagens desse aparelho diz respeito ao fato de que ele é mais discreto que os modelos convencionais.

Isso se deve ao fato de ser confeccionado sob medida com o formato exato dos dentes do paciente e com um material translúcido, fazendo com que ele consiga se camuflar muito bem entre os dentes, tornando-se praticamente imperceptível.

Essa discrição acaba o tornando muito atrativo para pacientes que desejam corrigir o posicionamento dos dentes sem chamar muita atenção durante o tratamento.

Mais confortável

O aparelho convencional possui braquetes e o fio ortodôntico que ficam posicionados na frente dos dentes em contato direto com a parte interna das bochechas e dos lábios.

Isso pode gerar um certo desconforto para o paciente, além de também poder causar pequenas feridas e cortes na mucosa bucal do paciente.

Desta forma, o aparelho ortodôntico transparente possui a vantagem de não possuir essas estruturas e consequentemente acaba não provocando o desconforto e nem feridas no interior da boca.

Além disso, durante a alimentação com o aparelho convencional, pedaços de alimentos podem agarrar em sua estrutura, o que não ocorre com o Invisalign devido ao fato de que ele deve ser removido durante a alimentação.

Mais higiênico

Os aparelhos fixos possuem estruturas como braquetes, fio ortodôntico e até mesmo as borrachinhas que ficam presas à superfície dos dentes e que podem acabar acumulando pedaços de alimentos.

Além disso, essas estruturas também acabam interferindo na hora da higienização devido ao fato de que suas estruturas acabam atrapalhando o uso da escova de dentes e o fio dental.

Já o aparelho ortodôntico invisível, que consiste deve ser removido durante a alimentação e higienização, o que garante que não agarrem alimentos em sua estrutura e que ele não interfira durante a higienização.

Consequentemente, isso resulta em uma menor probabilidade de complicações derivadas da má higienização e do acúmulo de bactérias, como a cárie, o tártaro e as inflamações gengivais.

Contribui para a realização de outros procedimentos

O fato de esse aparelho ser removível possibilita uma maior facilidade na hora de realizar procedimentos, como a profilaxia, visto que ele pode ser retirado, garantindo que não haverá nenhuma peça interferindo no procedimento.

Além disso, por não possuir fios metálicos e braquetes colados aos dentes ele oferece ao paciente a possibilidade de realizar um clareamento dental durante o seu período de uso.

Mais previsível

O aparelho ortodôntico invisível consiste em um conjunto de placas translúcidas que possuem o formato exato dos dentes e são confeccionadas logo no início do tratamento.

Sendo assim, devido ao fato de que cada placa é utilizada por um determinado tempo e de recebê-las inicialmente, torna-se possível estimar o tempo pelo qual será necessário utilizar o aparelho.

Cuidados que devemos ter com o aparelho ortodôntico transparente

Assim como para com demais tipos de aparelho ortodôntico, existem alguns cuidados que o paciente deve ter com o aparelho ortodôntico transparente durante o tratamento para prevenir o surgimento de complicações e manter a integridade do aparelho. Sendo assim, confira quais são os principais cuidados que devemos ter com esse aparelho:

  • Sempre guardá-lo em seu estojo ao retirá-lo da boca para evitar danos causados a sua estrutura ou perdê-lo;
  • Evitar ingerir alimentos e bebidas enquanto estiver utilizando o Invisalign, pois isso pode acabar manchando-o;
  • Evite fumar durante o uso dos alinhadores invisíveis, pois isso pode acabar manchando o aparelho e comprometendo sua estética;
  • Higienize os alinhadores regularmente e da forma correta, utilizando sabão neutro e água corrente;
  • Não utilize produtos abrasivos para higienizar os alinhadores, pois isso pode acabar comprometendo sua estrutura;
  • Cuide bem da higiene bucal, sempre lembrando de escovar os dentes após se alimentar e antes de recolocar o aparelho na boca.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *