aparelho ortodôntico invisível

Aparelho ortodôntico invisível: descubra suas vantagens!

O aparelho ortodôntico invisível é um modelo de aparelho ortodôntico estético, ou seja, ele é um tipo de aparelho ortodôntico que possui o objetivo de proporcionar ao paciente um tratamento mais confortável.

No artigo abaixo falaremos mais a respeito deste aparelho, confira:

O que é aparelho ortodôntico invisível?

O aparelho ortodôntico invisível, também conhecido como aparelho Invisalign, consiste em um modelo de aparelho ortodôntico estético, ou seja, ele proporciona um tratamento mais discreto para o paciente.

Ele consiste em um aparelho removível que, diferentemente dos outros aparelhos ortodônticos, não possui braquetes ou fio ortodôntico, proporcionando assim um tratamento mais discreto e confortável.

Como funciona o aparelho de dente invisível?

O aparelho ortodôntico invisível é um tipo de aparelho ortodôntico e como tal é responsável por realizar a correção de diversos problemas que podem afetar a arcada dentária, tais como:

  • Apinhamento dentário;
  • Diastemas;
  • Desalinhamentos.

Este aparelho consiste em um conjunto de alinhadores transparentes confeccionados através de um molde digital.

A troca entre as placas é realizada periodicamente de modo que após ela realizar o alinhamento esperado ela é substituída pela próxima placa e assim sucessivamente até que o tratamento seja finalizado.

Desta forma, ele consegue oferecer os mesmos resultados que o aparelho ortodôntico convencional, porém oferecendo um tratamento mais discreto.

Quais as vantagens do aparelho ortodôntico invisível

Quais as vantagens do aparelho ortodôntico invisível?

O aparelho ortodôntico invisível é um aparelho diferente do convencional, o que faz com que ele possua algumas vantagens sobre o tratamento convencional. Sendo assim, confira quais são suas principais vantagens:

Estética

O aparelho fixo convencional possui braquetes e fio ortodôntico, o que por muitas vezes acaba afetando a estética do sorriso do paciente.

Por conta disso, muitos pacientes podem evitar passar pelo tratamento ortodôntico para não comprometerem a estética do seu sorriso.

No entanto, no caso do aparelho ortodôntico invisível não há o problema de comprometer a estética do sorriso durante o tratamento.

Isto se deve ao fato de que por se tratar de um alinhador transparente que não possui braquetes nem fio ortodôntico, ele acaba sendo bastante discreto e não compromete a estética do sorriso.

Além disso, o aparelho invisível também é um aparelho removível, o que faz com que ele possa ser retirado para fazer fotos e vídeos, garantindo assim a valorização do seu sorriso nelas.

Previsibilidade

O tratamento com o aparelho ortodôntico invisível é todo planejado a partir do molde digital, ou seja, todas as placas já são planejadas logo no início do tratamento.

Isso é possível devido ao fato de o dentista possuir um software que consegue fazer toda a projeção do tratamento a partir do molde digital.

Sendo assim, este aparelho garante que o paciente possa ter uma ideia de quanto tempo irá durar o seu tratamento ortodôntico.

Mais higiênico

O aparelho fixo possui o braquete que fica preso aos dentes e o fio ortodôntico, que são estruturas que retém resíduos alimentícios, além de também atrapalhar a higienização correta dos dentes.

Já o aparelho ortodôntico invisível, por se tratar de um aparelho removível, deve ser retirado durante a alimentação, o que faz com ele não retenha nenhuma partícula de alimento.

Além disso, o fato de ser removível também permite que tanto os dentes quanto o próprio aparelho sejam higienizados separadamente, o que contribui para uma limpeza mais profunda de ambos, evitando a proliferação de bactérias.

Desta forma, ele contribui para um maior equilíbrio da saúde bucal, visto que seu uso permite que tanto os dentes quanto o aparelho possam ser limpos de forma correta, prevenindo assim o surgimento de complicações bucais derivadas da má higienização.

Mais conforto

O aparelho ortodôntico fixo possui braquetes e o fio ortodôntico, e pelo fato de essas peças ficarem sobre os dentes, muitas vezes elas acabam causando incômodos e feridas.

Sendo assim, pelo fato de o aparelho ortodôntico invisível não possuir nenhuma peça que fica sobressalente, ele acaba provocando menos desconfortos e não machuca a boca.

Além disso, o fato de poder ser removido durante a alimentação e durante a higienização dos dentes acaba fazendo com que esses processos sejam mais confortáveis.

Desvantagens do aparelho ortodôntico invisível

Desvantagens do aparelho ortodôntico invisível

Apesar de possuir várias vantagens, o aparelho ortodôntico invisível também possui algumas desvantagens. Desta forma, confira quais são suas principais desvantagens:

Não funciona para todos os casos

Apesar de esse aparelho poder ser utilizado para diversos fatores, ele possui algumas limitações, de forma que não seja indicado para todos os casos.

Isso se deve ao fato de que ele não pode ser utilizado para tratar problemas de origem esquelética, como por exemplo o palato estreito.

Por conta disso, geralmente é necessário realizar o tratamento com outros aparelhos ou até mesmo recorrer à cirurgia ortognática para corrigir os problemas de origem esquelética.

Após corrigir o problema de origem esquelética o paciente pode dar início ao tratamento com o aparelho invisível para corrigir os problemas de alinhamento dentário.

Exige dedicação do paciente

Por se tratar de um aparelho removível, ou seja, que pode ser retirado pelo paciente a qualquer momento, ele exige que o paciente utilize-o pelo tempo adequado.

No entanto, isso não é necessariamente um ponto negativo, visto que o aparelho é muito eficaz quando é utilizado da maneira correta.

Porém, nos casos onde o paciente não possui a dedicação necessária para utilizar o aparelho pelo tempo necessário, ele acaba não produzindo o resultado esperado.

Sendo assim, caso opte por iniciar um tratamento com esse aparelho é necessário que o paciente siga as orientações do profissional a respeito do tratamento e utilize o aparelho pelo maior tempo possível para que ele possa exercer sua função corretamente.

Outros tipos de aparelhos ortodônticos estéticos

O aparelho ortodôntico invisível é um dos tipos de aparelhos ortodônticos estéticos existentes, sendo assim, por ser um dos tipos, ele não é o único.

Além dele, também é possível encontrar modelos estéticos do aparelho fixo convencional e do aparelho fixo autoligado.

Suas versões estéticas consistem em modelos que substituem os braquetes metálicos por braquetes de outros materiais que se assemelham à tonalidade dos dentes.

Desta forma, eles conseguem se camuflar entre os dentes e proporcionar ao paciente um tratamento mais discreto do que seria com o aparelho convencional.

LEIA TAMBÉM: Aparelho ortodôntico autoligado: veja o que é e as vantagens

Por que é importante escolher uma boa clínica odontológico para colocar seu aparelho ortodôntico?

Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante escolher uma clínica de confiança, pois é nela que será realizado todo o acompanhamento do seu tratamento.

Sendo assim, ao escolher uma clínica de confiança o paciente consegue garantir que seu tratamento será realizado por profissionais de confiança e com equipamentos de alta qualidade.

Portanto, confie na OralDents pois ela garante que você será atendido pelos melhores profissionais e com os melhores equipamentos.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *