aparelho ortodôntico autoligado

Aparelho ortodôntico autoligado: veja o que é e as vantagens

O aparelho ortodôntico autoligado é um modelo de aparelho fixo que possui braquetes mais avançados que permite que o tratamento seja realizado sem o uso das famosas borrachinhas.

Sendo assim, confira mais sobre o que é e quais são as principais vantagens deste aparelho:

O que é aparelho ortodôntico autoligado?

O aparelho ortodôntico autoligado é uma versão de aparelho ortodôntico fixo, porém, ele é diferente do modelo convencional que utiliza borrachinhas.

Isso se deve ao fato de que ele possui braquetes mais avançados tecnologicamente que conseguem prender o fio ortodôntico sem a necessidade do uso das borrachinhas de aparelho.

Desta forma, este aparelho garante que o procedimento seja mais eficaz, tendo em vista que com o passar do tempo as borrachinhas perdem a eficácia necessitando serem trocadas, o que não ocorre com os braquetes do autoligado.

Assim como o convencional, o modelo autoligado também possui variações estéticas, permitindo que o paciente tenha um tratamento mais discreto.

Para que serve o aparelho ortodôntico autoligado?

O aparelho ortodôntico autoligado é um aparelho ortodôntico assim como o modelo fixo convencional, sendo assim ele possui as mesmas indicações, sendo elas a correção de:

  • Mordida cruzada;
  • Mordida aberta;
  • Apinhamento;
  • Desalinhamento dentário;
  • Diastemas.

Qual a diferença entre o aparelho ortodôntico autoligado e o convencional?

A principal diferença entre o aparelho ortodôntico autoligado e o convencional se baseia no fato de que o autoligado não utiliza as famosas borrachinhas de aparelho, o que faz com que o tratamento seja mais agradável esteticamente e em alguns casos proporciona um tratamento mais rápido.

Ele tende a ser esteticamente mais agradável devido ao fato de que ao não utilizar a borrachinhas fazendo com que o aparelho aparente ser menor, além disso, o paciente não necessita se preocupar com o amarelamento delas.

A duração do tratamento tende a ser menor devido ao fato de que os braquetes avançados não perdem a eficácia com o decorrer do seu uso, como acontece com as borrachinhas. Conheça também o aparelho ortodôntico estético e seus benefícios!

vantagens do aparelho autoligado

Vantagens do aparelho autoligado

Assim como dito anteriormente, o aparelho ortodôntico autoligado se diferencia do convencional e isto acaba fazendo com que ele possua algumas vantagens quando utilizado.

Sendo assim confira quais são as principais suas principais vantagens antes e depois:

Tratamento menos doloroso

O aparelho ortodôntico autoligado é um aparelho que possui braquetes mais tecnológicos que conseguem exercer o papel das borrachinhas.

Desta forma, diferentemente das borrachinhas que exercem muita pressão ao serem colocadas e vão perdendo a eficácia com o tempo, os braquetes do autoligado exercem uma pressão constante durante todo o tratamento.

Isso faz com que mesmo após as manutenções o aparelho ortodôntico autoligado não cause tanto desconforto quanto no modelo convencional.

É mais discreto

O aparelho ortodôntico autoligado não faz o uso de borrachinhas de aparelho, o que faz com que o aparelho dê a intenção de ser menor do que o aparelho convencional.

Além disso, por não utilizar borrachinhas, o paciente não precisa se preocupar com o amarelamento das mesmas, garantindo assim um tratamento mais discreto.

Mais higiênico

Assim como foi dito anteriormente, o aparelho ortodôntico autoligado não utiliza a borrachinha, o que acaba reduzindo o número de estruturas do aparelho.

Essa redução faz com que existam menos estruturas para que as partículas de alimentos possam se aderir. Isto também facilita a higienização, pois são menos estruturas para limpar, o que também contribui para evitar o surgimento de complicações derivadas da má higienização dos dentes.

Proporciona um tratamento mais rápido

Geralmente, o tratamento com o aparelho ortodôntico autoligado tende a ser mais rápido que o convencional devido ao fato de que a pressão necessária para as movimentações ortodônticas é contínua.

Isto se deve ao fato de que as borrachinhas utilizadas nos aparelhos convencionais perdem a elasticidade com o passar do tempo, o que acaba fazendo com que elas percam a eficácia com o passar do tempo.

Já no autoligado isso não acontece pois o próprio braquete exerce a função de manter o fio ortodôntico e ele não perde a eficácia com o passar do tempo.

aparelho dental autoligado

Cuidados que devemos ter com o aparelho ortodôntico autoligado

O aparelho ortodôntico autoligado, assim como os demais modelos de aparelhos dentários, exige que o paciente tenha alguns cuidados com ele para evitar o surgimento de complicações. Sendo assim, confira quais são os principais:

Higienização bucal

Assim como os demais tipos de aparelho ortodôntico, é extremamente importante que o paciente cuide bem da higienização tanto dos dentes quanto do aparelho.

Sendo assim, é importante atentar-se para uma boa escovação, utilizando uma escova com cerdas macias e utilizando também uma escova interdental para higienizar o espaço entre o fio ortodôntico e os dentes.

Juntamente com a escovação, também é importante que o paciente utilize o fio dental e para isso é possível utilizar um passa fio. O passa fio consiste em uma espécie de agulha plástica que auxilia a inserir o fio dental entre o fio ortodôntico e os dentes.

Também é importante que o paciente compareça as visitas regulares ao dentista para realizar a profilaxia, que é a limpeza bucal efetuada por um dentista.

Manutenções periódicas

Os aparelhos ortodônticos exigem que os pacientes compareçam ao consultório odontológico para efetuar as manutenções periódicas.

Estas manutenções são responsáveis pela evolução do tratamento, visto que é através delas que o profissional poderá fazer os devidos ajustes que são necessários para a evolução do tratamento.

Além disso, por meio delas o profissional também poderá orientar o paciente a respeito de cuidados que devem ser tomados com o aparelho.

Cuidado com a alimentação

Assim como os demais modelos de aparelho fixo, é recomendado que o paciente evite ingerir alimentos muito rígidos ou muito pegajosos pois isso pode acabar danificando a estrutura do aparelho, fazendo com que os braquetes se soltem ou até mesmo quebrem.

LEIA TAMBÉM: Aparelho ortodôntico transparente: confira suas vantagens!

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *