aparelho ortodontico antes e depois

Aparelho ortodôntico antes e depois: confira as diferenças!

Aparelho ortodôntico antes e depois | O aparelho ortodôntico é um tratamento muito utilizado na atualidade para efetuar a correção dos dentes.

Nesse artigo falaremos mais sobre as diferenças proporcionadas pelo aparelho ortodôntico antes e depois e algumas informações do aparelho ortodôntico. Confira:

O que é aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico consiste em um dispositivo utilizado para fazer a correção de alguns problemas de alinhamento e má-oclusões sem a necessidade de realizar cirurgias.

Apesar de muitas pessoas associarem aparelho ortodôntico ao modelo clássico, composto por braquetes, fio ortodôntico e borrachinhas, existem vários tipos de aparelhos ortodônticos.

Sendo assim, além do modelo clássico, também é possível encontrar outros modelos como por exemplo o Invisalign, que consiste em um aparelho constituído por placas de acrílico que possuem o formato dos dentes.

Além do Invisalign também existe o aparelho autoligado, que consiste em um aparelho que possui apenas os braquetes e o fio ortodôntico.

Isso se deve ao fato de ele possuir modelos de braquetes mais avançados que conseguem exercer a função das borrachinhas por eles mesmos, fazendo com que seja possível não utilizá-las.

Há também o aparelho lingual, que consiste em um tipo de aparelho cujos braquetes e fio ortodôntico ficam na parte interior dos dentes.

Sendo assim, ele acaba sendo uma alternativa estética, visto que todo o aparelho fica posicionado atrás dos dentes.

Dessa forma, o aparelho lingual fica completamente escondido, o que garante que ele seja uma opção que proporciona uma ótima estética.

Logo, o paciente possui várias opções de aparelhos para corrigir seus problemas de desalinhamento dentário e más-oclusões.

Quais problemas o aparelho ortodôntico corrige?

Assim como dito anteriormente o aparelho ortodôntico é utilizado para corrigir determinados problemas que de outra forma só poderiam ser corrigidos através de uma intervenção cirúrgica.

Sendo assim, ele é responsável por corrigir problemas como:

Além disso, ele também pode ser utilizado para corrigir alguns sintomas que são derivados de problemas no posicionamento dos dentes, tais como:

  • Dor de dente e dor de cabeça;
  • Incômodo na hora de se alimentar;
  • Dificuldades na higienização;
  • Problemas com a fonética de certas palavras.

quando é possível perceber as diferenças do aparelho ortodôntico antes e depois

Quando é possível perceber as diferenças do aparelho ortodôntico antes e depois?

O tratamento com aparelhos ortodônticos oferece ao paciente a oportunidade de corrigir problemas de alinhamento e má-oclusão dentária.

A correção desses problemas durante o uso do aparelho ortodôntico ocorre de forma progressiva, ou seja, acontece de pouco a pouco.

Sendo assim, é possível perceber as diferenças do aparelho ortodôntico antes e depois durante o tratamento, visto que as mudanças começam a aparecer algum tempo após o início do tratamento com o aparelho ortodôntico.

Nos casos do aparelho lingual e dos alinhadores invisíveis, as diferenças ficam ainda mais nítidas visto que não há nenhuma peça na frente dos dentes, dessa forma não há nada interferindo na visualização dos dentes.

Cuidados que devemos ter antes e depois de remover o aparelho ortodôntico

Antes de colocar o aparelho ortodôntico, caso o paciente possua problemas de desalinhamento dentário, é importante cuidar da higienização bucal.

Isso se deve ao fato de que os dentes desalinhados podem muitas vezes dificultar a higienização dos dentes, visto que eles se encontram mal posicionados, de forma que dificultem para que a escova dentária os alcance.

Dessa forma, é necessário ter um cuidado especial com esses dentes para que eles não desenvolvam cáries e sejam comprometidos por conta disso.

Durante o tratamento também é importante que o paciente tenha um cuidado adicional com a higienização bucal visto que o aparelho serve como uma forma de acumular mais partículas de alimento.

Já depois da remoção do aparelho ortodôntico é importante que o paciente continue a cuidar bem da higienização bucal, visto que ainda é possível sofrer com problemas derivados da má higienização.

Além disso, depois do aparelho ortodôntico o paciente deve utilizar uma contenção de aparelho, que é um dispositivo que serve para impedir o retorno dos dentes ao seus locais de origem.

Sendo assim, seu principal objetivo é garantir que o resultado do tratamento ortodôntico seja mantido após seu término.

Portanto, depois do aparelho ortodôntico também é importante que o paciente cuide bem de sua contenção, higienizando-a e armazenando-a no local correto, além de utilizá-la da forma correta para garantir que os dentes não se desalinhem.

Aparelho ortodôntico antes e depois

Assim como dito anteriormente, é possível perceber várias mudanças do aparelho ortodôntico antes e depois de seu uso, até mesmo antes do término do tratamento já é possível visualizar mudanças notáveis.

Sendo assim, antes de utilizar o aparelho ortodôntico o paciente sofria com problemas de desalinhamento dentário e/ou de má-oclusão dentária.

Esses problemas afetam a estética do sorriso do paciente e podem causar incômodos como dores ou facilitar a propagação de cáries e afins.

Portanto, o tratamento com o aparelho ortodôntico é utilizado justamente com a finalidade de oferecer ao paciente a possibilidade de se livrar desses problemas incômodos.

Dessa maneira, depois do tratamento como aparelho, o paciente consegue finalmente se ver livre de tais problemas.

Porém, é importante lembrar que após finalizado o tratamento com o aparelho o paciente ainda deve utilizar a contenção para garantir que o resultado do tratamento seja mantido.

LEIA TAMBÉM: Aparelho ortodôntico autoligado: veja o que é e as vantagens

Escolha uma clínica de confiança para colocar seu aparelho ortodôntico

Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança para realizar a instalação do aparelho e o acompanhamento do tratamento.

Além disso, uma clínica de confiança contribui para que o tratamento seja realizado de forma mais objetiva, fazendo com que o resultado do tratamento seja alcançado de forma mais rápida.

Sendo assim, a OralDents oferece o atendimento com profissionais qualificados para atendê-lo da melhor forma, além de contar com equipamentos de altíssima qualidade.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *