aparelho móvel

Conheça o que é aparelho móvel, seus tipos e para que serve

O aparelho móvel é um dos diversos tipos de aparelhos ortodônticos e assim como o nome sugere, ele consiste em um grupo de aparelhos que são removíveis.

Sendo assim, para saber mais a respeito do aparelho móvel continue acompanhando nosso artigo abaixo:

o que é um aparelho móvel

O que é um aparelho móvel?

O aparelho móvel é um modelo de aparelho ortodôntico cuja principal característica é o fato de ser um aparelho removível.

Sendo assim, essa é uma categoria que abrange diversos tipos de aparelhos ortodônticos, devido ao fato de compreender todos os aparelhos que não são fixos.

Os vários tipos de aparelho móvel existentes contribuem para que ele possa ser utilizado para diversas funções.

Para que serve o aparelho móvel?

Assim como dito anteriormente, o aparelho móvel possui diversos modelos no qual cada um possui uma função diferente.

Sendo assim, existem aparelhos móveis responsáveis por corrigir problemas no posicionamento dos dentes ou problemas de má-oclusão.

Também existem outros aparelhos que servem para estimular o desenvolvimento ou refrear o crescimento ósseo do paciente.

Além desses modelos também podemos encontrar o modelo de aparelho móvel que serve para manter os dentes em suas devidas posições após o término do tratamento ortodôntico.

Logo, é possível ver que há vários tipos de aparelhos móveis e eles podem ser utilizados tanto com o objetivo de oferecer uma melhoria estética quanto uma melhoria funcional.

quais são os tipos de aparelho ortodôntico móvel

Quais são os tipos de aparelho ortodôntico móvel?

Assim como dito anteriormente, existem diversos tipos de aparelho móvel que podem ser utilizados para os mais diversos fins.

Sendo assim, confira quais são os principais tipos de aparelho dental móvel e suas funções:

Aparelho móvel ortopédico

Esse tipo de aparelho é frequentemente confundido com o aparelho ortodôntico, porém apesar de possuírem nomes semelhantes possuem funções diferentes.

Sendo assim, o aparelho móvel ortopédico é um tipo de aparelho utilizado com o objetivo de influenciar no desenvolvimento ósseo do paciente, seja para incentivar ou refrear o crescimento.

Desse modo, a principal função do aparelho móvel ortopédico é influenciar no desenvolvimento da mandíbula e da maxila.

Esse tipo de aparelho geralmente é utilizado durante a infância e adolescência, visto que são as fases onde os ossos estão em desenvolvimento e portanto é possível influenciar no desenvolvimento ósseo com maior facilidade.

Após a fase em que os ossos ainda estão sujeitos a sofrer modificações, o aparelho ortopédico móvel tende a não ter o efeito desejado, o que faz com que seja necessário realizar a cirurgia ortognática.

Logo, esse tipo de aparelho é utilizado como uma forma de evitar que o paciente tenha que realizar a cirurgia ortognática.

Aparelho móvel transparente

Também conhecido como alinhadores invisíveis ou Invisalign, o aparelho móvel transparente é um tipo de aparelho ortodôntico estético.

Sendo assim, ele é uma variante estética do aparelho ortodôntico convencional, desse modo ele proporciona ao paciente um tratamento esteticamente mais agradável que com o aparelho convencional.

Ele consiste em uma placa de acrílico transparente que possui o formato exato dos dentes, o que garante que ele se camufle entre os dentes.

A progressão do tratamento é feita através da troca entre as placas que devem ser feitas periodicamente e podem ser realizadas pelo paciente em sua própria casa.

O aparelho transparente é utilizado para corrigir problemas de desalinhamento dentário, diastemas, problemas de mordida e má-oclusões.

Portanto, seus principais objetivos são aliviar os sintomas derivados desses problemas e proporcionar ao paciente a correção da estética do sorriso.

Tudo isso proporcionando um tratamento mais discreto por ser um aparelho transparente e que possui o formato exato dos dentes.

Aparelho de contenção

O aparelho de contenção, como o próprio nome sugere, é utilizado para realizar a contenção dos dentes, ou seja, manter os dentes em seus devidos lugares.

Essa função é extremamente importante após o término do tratamento ortodôntico, visto que os dentes possuem uma memória elástica e tendem a voltar para seu lugar de origem.

Desse modo o aparelho de contenção é um tipo de aparelho móvel utilizado ao final do tratamento ortodôntico, visto que os dentes necessitam de algo que os mantenha no lugar.

Sendo assim, o aparelho de contenção é essencial ao fim do tratamento com o aparelho ortodôntico, pois ele é responsável por garantir que o resultado se mantenha.

É possível encontrá-la em três modelos:

  • O aparelho de contenção móvel, que é composto por uma parte acrílica que fica atrás dos dentes e um fio metálico que passa na frente dos dentes;
  • O aparelho de contenção fixa, que pode ser encontrada na forma de uma contenção reta e na forma da contenção ondulada no qual ambas ficam presas atrás dos dentes;
  • A contenção estética que consiste em um tipo de contenção que é confeccionada para ser esteticamente mais agradável, ela pode ser semelhante ao aparelho Invisalign ou semelhante a contenção móvel, alterando o fato de que a frente do fio metálico é substituída por um material translúcido.

Aparelho externo

O aparelho externo, também conhecido como aparelho extrabucal, consiste em um modelo que possui peças que ficam externas a boca, daí o seu nome.

Esse tipo de aparelho pode ser encontrado em diferentes modelos, sendo eles:

  • AEB, consiste em um aparelho composto por uma faixa que passa atrás da cabeça do paciente, no arco facial e nos elásticos;
  • Mentoneira, consiste em uma faixa que é apoiada atrás da cabeça e no queixo do paciente;
  • Máscara facial, se baseia em um tipo de aparelho que possui dois apoios que ficam posicionados no queixo e na testa ligados por uma haste, um arco facial e elásticos que prendem o arco facial na parte externa do aparelho.

Esses aparelhos são utilizados com o objetivo de exercer forças nos ossos da face garantindo que seja possível moldá-los de acordo com a necessidade.

Geralmente são utilizados em crianças, visto que seus ossos ainda estão em desenvolvimento e permitem modificações por meio de aparelhos.

Desse modo, por não ser tão eficaz em adultos, a alternativa que eles possuem para corrigir os problemas de desenvolvimento ósseo é realizar a cirurgia ortognática.

Como higienizar aparelho móvel?

Para limpar o aparelho móvel, o paciente deve removê-lo da boca e utilizar apenas sabão neutro para higienizá-lo, podendo também colocá-lo de molho em enxaguante bucal sem álcool ou em uma solução feita com uma pastilha para limpar próteses e água.

Além disso, é importante lembrar de sempre removê-los para higienizar a boca e para se alimentar para mantê-los livre de partículas de alimentos e bactérias.

Também é importante que o paciente higienize a boca antes de colocar o aparelho de volta na boca, além de também ser extremamente importante guardar o aparelho em sua embalagem após o uso.

Onde realizar o tratamento com o aparelho móvel?

Na hora de realizar seu tratamento tanto com o aparelho móvel quanto com os outros aparelhos é importante buscar uma clínica de confiança que possua bons equipamentos e profissionais.

Sendo assim, na hora de procurar um tratamento odontológico para você e sua família, conte com a OralDents.

Aqui você encontra ótimos profissionais altamente capacitados e equipamentos excepcionais para atendê-lo da melhor maneira.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *