modelo de aparelho lingual sobre fundo branco

Aparelho lingual: indicações, vantagens e cuidados necessários

O aparelho lingual é um tipo de aparelho ortodôntico que serve para corrigir os problemas de alinhamento dos dentes. Alguns exemplos são apinhamentos, desalinhamentos e outros problemas de má-oclusão.

Neste artigo falaremos mais a respeito desse aparelho, como o que é, suas indicações, vantagens e para que é utilizado. Confira:

O que é aparelho lingual?

O aparelho lingual é um dos tipos de aparelhos ortodônticos existentes na atualidade no qual o seu diferencial se deve ao fato de ser posicionado de maneira diferente dos demais.

Ele é composto por braquetes, fio ortodôntico e pelas famosas borrachinhas de aparelho, porém diferentemente do aparelho convencional, elas ficam posicionadas na parte de trás dos dentes.

Sendo assim, seu diferencial se encontra no fato de ser um aparelho que fica posicionado na parte interna dos dentes. Porém, apesar de ficar posicionado em uma região diferente, ele ainda é utilizado pelos mesmos motivos que o aparelho ortodôntico convencional.

Para que ele serve?

O aparelho lingual possui a mesma função do aparelho ortodôntico convencional, portanto um dos seus principais usos é para realizar correções no alinhamento dos dentes.

Porém, esse é apenas um de seus usos visto que ele também possui a função de realizar correções que melhoram a funcionalidade bucal.

Desse modo, ele pode ser utilizado para corrigir problemas como apinhamentos, desalinhamentos e outros problemas de má-oclusão.

Sendo assim, a principal função desse aparelho é realizar movimentações ortodônticas com o intuito de corrigir o posicionamento dos dentes garantindo ao paciente uma melhor qualidade de vida.

Portanto, a partir do uso do aparelho o dentista consegue estimular movimentações ortodônticas para corrigir o posicionamento dos dentes proporcionando uma boa oclusão das arcadas.

Logo, ele não é responsável somente por corrigir a oclusão do paciente, mas também por oferecer uma melhoria no alinhamento e na estética dos dentes.

Principais indicações

Assim como dito anteriormente, esse aparelho é utilizado com as mesmas finalidades do aparelho convencional.

Portanto, ele é indicado para casos de:

  • Apinhamento dentário;
  • Desalinhamento dos dentes;
  • Problemas de má-oclusão, como mordida cruzada, mordida aberta e afins;
  • Diastemas.

Sendo assim, o aparelho lingual é usado em grande parte das vezes para corrigir problemas de desalinhamento e má-oclusão.

O aparelho lingual também é indicado em casos onde o paciente pratica algum tipo de esporte de contato, visto que o aparelho fica na parte de trás dos dentes, garantindo assim que o aparelho não cause lesões ao paciente durante a prática de suas atividades.

LEIA TAMBÉM: Tipos de mordida: conheça quais são os principais

paciente utilizando aparelho lingual

Vantagens do aparelho lingual

O aparelho lingual possui como principal vantagem o fato de proporcionar ao paciente a possibilidade de corrigir os problemas de má-oclusão e o alinhamento dos dentes.

Porém, além de corrigir o posicionamento dos dentes, o aparelho lingual também possui outras vantagens, tais como:

  • É esteticamente mais agradável
  • Contribui para a visualização da evolução do tratamento
  • Evita lesões nos lábios

1. É esteticamente mais agradável

Geralmente as pessoas que utilizam o aparelho ortodôntico convencional acabam tendo seus lábios projetados para frente devido aos braquetes ficarem posicionados na frente dos dentes.

Em alguns casos também é comum que os braquetes comprometam o fechamento dos lábios, fazendo com que o paciente não consiga manter os lábios fechados.

Sendo assim, essa projeção acaba sendo bastante desagradável esteticamente, apesar de existirem pessoas que não se importam.

No entanto, o aparelho lingual consegue contornar esse problema devido ao fato de ficar posicionado atrás dos dentes.

Logo, isso garante com que seus braquetes não impulsionem os lábios para frente, tornando-os uma opção esteticamente mais agradável.

Além disso, o fato de ficar posicionado atrás dos dentes também garante que esse aparelho torne o tratamento ortodôntico muito mais discreto.

Isso ocorre devido ao fato de que ele fica escondido atrás dos dentes, fazendo com que ele fique completamente camuflado no interior da boca do paciente.

Portanto, ele acaba sendo uma ótima opção para pacientes que desejam realizar o tratamento ortodôntico sem comprometer a estética de seu sorriso. Outro aparelho ortodôntico conhecido por manter um tratamento discreto é o aparelho invisalign.

2. Contribui para a visualização da evolução do tratamento

Outra das principais vantagens do aparelho lingual é o fato de ele permitir que o paciente visualize o desenvolvimento do tratamento mais facilmente.

Isso se deve ao fato de que nesse tipo de aparelho os braquetes ficam atrás dos dentes, portanto não atrapalham a visualizar o alinhamento dos dentes do paciente.

3. Evita lesões nos lábios

Assim como dito anteriormente, o aparelho lingual é um tipo de aparelho ortodôntico que fica posicionado na parte de trás dos dentes, sendo assim, ele não fica em contato com os lábios do paciente.

Portanto, o posicionamento das peças do aparelho contribuem para que impactos na região da boca não causem feridas por conta do aparelho.

Desse modo, esse tipo de aparelho permite que o paciente pratique esportes de contato sem medo de sofrer lesões bucais por causa do aparelho.

paciente exercendo cuidados com o aparelho lingual

Cuidados com o aparelho lingual

Ao utilizar o aparelho lingual é importante que o paciente tenha alguns cuidados extras com a higiene bucal. Portanto, confira quais são os principais cuidados que devemos ter com o aparelho lingual:

Atente-se ao tipo de escova utilizado

Para escovar os dentes utilizando o aparelho lingual é recomendado que o paciente utilize duas escovas diferentes.

Uma delas pode ser o modelo tradicional, onde por meio dela será realizada a escovação convencional dos dentes e a escova interdental, que é um tipo de escova cujo formato contribui para a limpeza entre o aparelho e os dentes.

Desse modo a escova interdental contribui para uma limpeza mais completa da cavidade bucal garantindo que o aparelho possa ser limpo da maneira correta.

Escove os dentes da maneira correta

É importante que o paciente escove os dentes dando uma atenção especial aos bráquetes e as gengivas. Por conta disso, o uso da escova interdental é indispensável, visto que ela é responsável por realizar a limpeza e remover as bactérias presentes entre o bráquete e os dentes.

Utilize o fio dental da forma correta

O fio dental é uma peça fundamental da higiene bucal visto que ele é responsável  por realizar a limpeza entre um dente e outro.

Desse modo, o aparelho lingual pode acabar atrapalhando a inserção do fio dental entre os dentes, portanto devido a isso recomenda-se utilizar o passa-fio.

O passa-fio é um dispositivo semelhante a uma agulha de plástico que contribui para a inserção do fio dental entre o aparelho e os dentes, e através de seu uso é possível manter uma boa higienização bucal.

Escolha uma clínica de confiança para colocar seu aparelho ortodôntico

Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança para realizar a instalação do aparelho e o acompanhamento do tratamento, visando ter suas expectativas supridas e até mesmo superada. Assim, uma autoconfiança é gerada logo em seguida. 

Além disso, uma clínica de confiança contribui para que o tratamento seja realizado de forma mais objetiva, fazendo com que o resultado do tratamento seja alcançado de forma mais rápida. Portanto, o paciente não precisa ficar frustrado com a demora de visualizar os efeitos positivos. 

Sendo assim, a OralDents oferece o atendimento com profissionais qualificados para atendê-lo da melhor forma, além de contar com equipamentos de altíssima qualidade.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *