aparelho invisalign

Aparelho Invisalign: conheça tudo sobre o aparelho do momento!

O aparelho Invisalign é um dos modelos de aparelho ortodôntico existentes na atualidade e seu principal diferencial se encontra no fato de ser um aparelho transparente e removível.

Nesse artigo falaremos mais a respeito desse aparelho, confira:

O que é aparelho Invisalign?

O aparelho Invisalign, também chamado de aparelho invisível, é um aparelho um pouco diferente dos aparelhos ortodônticos comuns, devido ao fato de que ele não é um aparelho fixo e também não utiliza fio ortodôntico.

Diferentemente dos demais modelos, ele consiste em um conjunto de placas confeccionadas por um material chamado SmartTrack, que é um material exclusivo dos Invisaligns, e permite um tratamento mais rápido e menos doloroso.

Essas placas são confeccionadas através de um molde digital, o que permite a possibilidade de projetar o andamento do tratamento e confeccionar as placas que serão utilizadas futuramente.

Além disso, o molde também garante que o aparelho seja confeccionado no formato exato dos dentes.

Dessa forma, o aparelho Invisalign é um conjunto de placas transparentes e removíveis que possuem o formato exato dos dentes do paciente.

Como funciona o aparelho Invisalign?

Assim como dito anteriormente, o aparelho Invisalign consiste em um conjunto de placas, também chamadas de alinhadores, confeccionadas através de um molde digital.

Ele consiste em um conjunto de placas devido ao fato de que cada placa é confeccionado para uma determinada etapa do tratamento.

Cada alinhador é confeccionado de forma que ele consiga exercer uma determinada pressão sobre os dentes para a correção de seu posicionamento.

Essas placas vão sendo trocadas em um determinado intervalo de tempo para que haja uma progressão do tratamento.

Para que essas placas se fixem aos dentes são feitos pequenos pontos de resina da cor dos dentes, chamados de attachments.

Para que serve?

O aparelho Invisalign é um tipo de aparelho ortodôntico, o que faz com que ele possua as mesmas aplicações do aparelho ortodôntico convencional.

Sendo assim, esse tipo de aparelho geralmente é utilizado para corrigir:

  • Diastemas;
  • Apinhamentos dentários;
  • Mordida cruzada;
  • Mordida aberta.

Esse tipo de aparelho também não possui nenhuma contraindicação, por ser uma tecnologia de ponta na odontologia.

Isso garante que ele possa ser utilizado para corrigir qualquer complicação, independentemente da idade, no entanto, as crianças devem usar sua versão kids, que foi desenvolvida justamente para elas.

Quanto tempo dura o tratamento

Quanto tempo dura o tratamento?

Infelizmente não é possível afirmar a duração exata do tratamento com o aparelho Invisalign devido ao fato de que ela irá variar de caso para caso e dependerá do critério do ortodontista.

No entanto, o fato de esse aparelho não possuir nenhum braquete nem fio ortodôntico na frente dos dentes garante que seja mais fácil visualizar os resultados do tratamento.

Logo, com o uso dos alinhadores invisíveis já é possível visualizar avanços do tratamento logo nas primeiras semanas.

Quais as vantagens do tratamento Invisalign?

O aparelho Invisalign possui algumas vantagens sobre os tratamentos ortodônticos convencionais, confira as principais de seu antes e depois do Invisalign:

Estética

Os alinhadores invisíveis não são chamados assim sem motivo, eles são confeccionados com um material transparente e possuem o formato exato dos dentes, o que faz com que se camuflem facilmente na boca.

Eles também não utilizam braquetes, nem fios ortodônticos e nem borrachinhas, o que garante que eles fiquem ainda mais agradáveis.

Além disso, por ser removível, ele pode ser retirado em festas e afins, garantindo que ele não apareça nas fotos e vídeos.

Praticidade

Os alinhadores são aparelhos removíveis, o que garante que eles possam ser removidos na hora de se alimentar e higienizar tanto os dentes quanto o aparelho.

Dessa forma, ele oferece mais praticidade na hora de se alimentar, por poder ser retirado e não agarrar nenhuma partícula de alimento em sua estrutura, e na hora de higienizar, por não possuir nenhuma peça atrapalhando tanto a escovação quanto o uso do fio dental.

Menos idas ao consultório

As placas podem ser trocadas pelo próprio paciente em sua casa, contanto que seja feito com o acompanhamento do profissional.

Além disso, diferentemente do aparelho convencional que necessita retornar ao consultório algumas vezes a mais por conta de quebras de suas peças, as visitas de emergência do aparelho Invisalign são bem mais raras.

Maior previsibilidade

Assim como dito anteriormente, para confeccionar esse aparelho é necessário realizar um molde digital dos dentes.

Através desse molde é possível visualizar o andamento do tratamento, o que permite confeccionar as futuras placas e também prever como será o andamento do tratamento.

Como cuidar do seu aparelho ortodôntico Invisalign

Como cuidar do seu aparelho ortodôntico Invisalign?

Existem alguns cuidados que devem ser tomados com o Invisalign que podem maximizar a vida útil do aparelho e evitar o surgimento de complicações.

Sendo assim, confira algumas dicas de cuidados para se ter com o aparelho:

Guardá-lo em sua caixinha quando não estiver utilizando

Os alinhadores são um tipo de aparelho removível, portanto devem ser removidos para comer ou higienizar os dentes.

Sendo assim, quando for realizar qualquer atividade que precise removê-lo, é importante guardá-lo novamente em sua caixinha para evitar possíveis danos e a possibilidade de perdê-lo.

Também é importante lembrar de removê-lo na hora de ingerir qualquer bebida que não seja água para evitar manchá-lo.

Higienize bem os alinhadores

Assim como é importante higienizar bem a boca, a higienização dos alinhadores também é muito importante.

Isso se deve ao fato de que por mais que ele seja removido durante a alimentação, ele ainda adere saliva e bactérias que habitam na boca.

Para higienizar os alinhadores é importante lavá-lo com água na temperatura ambiente e sabão neutro, pois água quente pode danificar sua estrutura e a pasta de dente possui abrasantes que também pode corroer sua estrutura.

LEIA TAMBÉM: Invisalign preço: veja aqui quanto custa esse tratamento

Por que é importante escolher uma boa clínica odontológico para colocar seu aparelho estético?

Na hora de colocar seu aparelho estético é importante escolher uma clínica de confiança, pois é nela que será realizado todo o acompanhamento do seu tratamento.

Sendo assim, ao escolher uma clínica de confiança o paciente consegue garantir que seu tratamento será realizado por profissionais de confiança e com equipamentos de alta qualidade.

Portanto, confie na OralDents pois ela garante que você será atendido pelos melhores profissionais e com os melhores equipamentos.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *