paciente utilizando um aparelho fixo

Aparelho fixo: veja como é composto e os principais tipos!

O aparelho fixo consiste no modelo de aparelho ortodôntico que possuem peças que ficam fixas nos dentes e não podem ser removidas pelo próprio paciente.

Para saber mais a respeito deles, continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é aparelho fixo?

O aparelho fixo diz respeito aos modelos de aparelho ortodôntico que possuem peças que ficam presas aos dentes do paciente e não podem ser removidas por ele mesmo.

Quando essas peças estão fixadas sobre os dentes, elas são responsáveis por executar uma força de tração responsável por modificar o posicionamento dos dentes.

Geralmente eles são compostos pelo fio ortodôntico e braquetes, podendo ou não utilizar as borrachinhas de aparelho, que são responsáveis pelas cores de aparelho.

paciente mostrando as peças do aparelho fixo

Quais são as peças do aparelho ortodôntico fixo?

Assim como dito anteriormente, o aparelho ortodôntico fixo é composto pelo fio ortodôntico, os braquetes e pode ou não utilizar as borrachinhas de aparelho. Sendo assim, confira mais a respeito de cada uma de suas peças:

Fio ortodôntico

O fio ortodôntico é uma peça do aparelho que consiste em um fio metálico que geralmente abrange uma arcada dentária completa, de um lado ao outro.

Por meio da pressão exercida sobre ele é possível realizar a correção do posicionamento dos dentes na arcada dentária.

Braquetes

Os braquetes de aparelho correspondem a pequenas estruturas que podem ser confeccionadas tanto de metal quanto de cerâmica odontológica e possuem a função de manter o fio ortodôntico sobre os dentes, permitindo que eles exerçam pressão sobre os dentes.

Eles também são divididos entre convencionais e autoligados, onde o convencional necessita da borrachinha para manter o fio ortodôntico preso e o autoligado consegue exercer essa função por si mesmo.

Geralmente ele utiliza braquetes metálicos, que são os convencionais, no entanto, na versão do aparelho fixo estético, os braquetes são de cerâmica devido ao fato de serem mais discretos. 

Borrachinhas de aparelho

As borrachinhas de aparelho são utilizadas apenas no modelo convencional e consistem em pequenos elásticos que ficam presos aos braquetes e podem ser encontrados em diversas cores, o que possibilita que o paciente .

Sua função é manter o fio ortodôntico preso aos braquetes para que eles possam exercer a correção do posicionamento dos dentes.

Elas são trocadas mensalmente durante as manutenções mensais devido ao fato de que sua elasticidade se perde com o tempo, resultando na perda de sua efetividade.

É possível encontrá-las em duas versões diferentes sendo a borrachinha singular e a ligada, onde a singular consiste no modelo onde cada braquete recebe uma borrachinha e a ligada é o modelo onde as borrachinhas ficam interligadas abrangendo vários braquetes ao mesmo tempo.

Quais são os tipos de aparelho fixo?

Atualmente é possível encontrar diferentes tipos de aparelho fixo onde cada um possui uma determinada característica que pode torná-lo mais atraente para determinado paciente. Sendo assim, confira quais são os principais tipos abaixo:

Aparelho convencional

O modelo convencional diz respeito ao aparelho metálico, que é o mais comum nos dias de hoje. Ele consiste no conjunto entre braquetes, fio ortodôntico e borrachinhas de aparelho.

Este modelo também costuma ser o que possui o valor mais acessível dentre os modelos de aparelho ortodôntico, mas entrega os mesmos resultados que os demais.

Aparelho autoligado

O aparelho ortodôntico autoligado consiste em um modelo bastante semelhante ao convencional, no entanto, eles não utilizam borrachinhas de aparelho.

Isto se deve ao fato de que eles possuem braquetes que contam com uma tecnologia mais avançada que permite que eles consigam manter o fio ortodôntico fixo sem a necessidade das borrachinhas.

Isto garante não só que seu tratamento seja um pouco mais rápido, mas também faz com que ele seja um pouco mais discreto que o modelo convencional.

Aparelho fixo estético

O aparelho fixo estético diz respeito aos modelos que substituem os braquetes metálicos convencionais por outros confeccionados com outros materiais, como a cerâmica odontológica e a resina.

Eles recebem esse nome pelo fato de que a mudança no material de confecção de seus braquetes faz com que ele se camufle sobre os dentes, proporcionando um visual mais discreto.

Os braquetes estéticos podem ser encontrados tanto na versão autoligada quanto na versão convencional, sendo que na convencional geralmente utiliza-se borrachinhas claras, como branco ou transparente, para manter a discrição.

Aparelho fixo lingual

O aparelho lingual é bastante semelhante ao modelo convencional, no entanto suas peças não ficam posicionadas na parte frontal dos dentes, mas sim na parte de trás.

Ele também utiliza o fio ortodôntico, os braquetes e a borrachinha de aparelho, no entanto seus braquetes tendem a possuir um tamanho menor para evitar feridas provocadas pelo contato entre eles e a língua.

Isto garante que suas peças fiquem completamente escondidas, tornando ele uma ótima opção para quem procura um tratamento ortodôntico discreto.

Além disso, o fato de ele ficar posicionado atrás dos dentes garante que o paciente possa praticar esportes e atividades físicas sem medo de ferir a boca por conta de suas peças.

paciente tendo cuidado para higienizar o aparelho fixo

Cuidados que devemos ter com o aparelho ortodôntico fixo

Ao utilizarmos um aparelho fixo é importante termos alguns cuidados com ele para evitar que suas peças se quebrem e também prevenir o surgimento de complicações de saúde bucal. Sendo assim, confira quais são os principais cuidados:

  • Evitar consumir alimentos muito rígidos ou pegajosos, visto que eles podem acabar danificando a estrutura do aparelho ou fazer que os braquetes se soltem;
  • Higienizar tanto os dentes quanto o aparelho após as refeições para prevenir que se acumulem partículas de alimentos sobre eles, o que pode dar origem ao surgimento do tártaro e de outras complicações derivadas do acúmulo de bactérias;
  • Utilize corretamente os acessórios de limpeza para aparelho, como a escova interdental que deve ser utilizada para higienizar o espaço entre os dentes e o fio ortodôntico;
  • Compareça às manutenções regulares, visto que elas são fundamentais para que o profissional possa avaliar o andamento do tratamento e efetuar as alterações necessárias para que o tratamento possa progredir;
  • Alertar o profissional quando alguma peça do aparelho ortodôntico  machucando sua boca para que ele possa fazer os devidos ajustes e corrigir o problema.

Por que é importante escolher uma boa clínica odontológico para colocar seu aparelho ortodôntico?

Na hora de colocar seu aparelho ortodôntico é importante escolher uma clínica de confiança, pois é nela que será realizado todo o acompanhamento do seu tratamento.

Sendo assim, ao escolher uma clínica de confiança o paciente consegue garantir que seu tratamento será realizado por profissionais de confiança e com equipamentos de alta qualidade.

Os profissionais e acessórios de alta qualidade garantem que o tratamento ocorrerá da melhor maneira e também irá prevenir o surgimento de complicações derivadas da baixa qualidade de alguns tratamento.

Portanto, confie na OralDents pois ela garante que você será atendido pelos melhores profissionais e com os melhores equipamentos.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *